Tradução Brasileira (2010) (TB)
16

Diversas observações a respeito da vida e conduta

161Ao homem pertencem

16.1
Pv 16.9
19.21
os planos do coração,

mas de Jeová vem a resposta da língua.

2

16.2
Pv 21.2
Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos,

mas Jeová

16.2
Pv 24.12
pesa os espíritos.

3

16.3
Pv 3.6
Sl 37.5
55.22
1Pe 5.7
Entrega a Jeová as tuas obras,

e serão estabelecidos os teus desígnios.

4Jeová

16.4
Gn 1.31
Ec 3.11
fez tudo para um fim;

até os

16.4
Jó 31.30
Rm 9.22
perversos, para o dia mau.

5Todo aquele que é

16.5
Pv 6.17
8.13
soberbo de coração é abominação a Jeová;

16.5
Pv 11.21
certamente, não ficará impune.

6Pela

16.6
Dn 4.27
Lc 11.41
misericórdia e pela verdade, expia-se a iniquidade,

e, pelo

16.6
Pv 8.13
14.16
temor de Jeová, os homens desviam-se do mal.

7Quando os caminhos do homem agradam a Jeová,

16.7
Gn 33.4
2Cr 17.10
faz que tenham paz com ele até os seus inimigos.

8

16.8
Pv 15.16
Melhor é o pouco com justiça

do que grandes rendas com injustiça.

9

16.9
Pv 16.1
19.21
O coração do homem propõe o seu caminho,

mas

16.9
Pv 20.24
Sl 37.23
Jr 10.23
Jeová lhe dirige os passos.

10Nos lábios do rei, acham-se

16.10
1Rs 3.28
oráculos;

no juízo, não transgredirá a sua boca.

11Peso e

16.11
Pv 11.1
balança justos são de Jeová;

obra sua são todos os pesos da bolsa.

12O cometer a maldade é abominação aos reis,

porque o

16.12
Pv 25.5
trono se estabelece pela justiça.

13

16.13
Pv 14.35
22.11
Os lábios justos são o prazer dos reis,

e é amado aquele que fala coisas retas.

14

16.14
Pv 19.12
20.2
O furor do rei é como correios da morte,

mas o homem sábio o

16.14
Pv 25.15
aplacará.

15Na luz do rosto do rei, está a vida,

e o seu furor é como a

16.15
Jó 29.23
chuva serôdia.

16Quanto

16.16
Pv 8.10,19
melhor é adquirir sabedoria do que o ouro!

Adquirir o entendimento é mais para se escolher do que a prata.

17

16.17
Pv 15.19
A estrada dos retos é
16.17
Pv 16.6
desviar-se do mal;

quem

16.17
Pv 19.16
guarda o seu caminho conserva a sua alma.

18

16.18
Pv 11.2
18.12
Jr 49.16
Ob 3-4
A soberba precede a destruição,

e o espírito altivo, a queda.

19Melhor é ser

16.19
Pv 3.34
29.23
Is 57.15
humilde de espírito com os pobres

do que

16.19
Pv 1.13-14
Êx 15.9
Jz 5.30
repartir os despojos com os soberbos.

20Quem atende à palavra

16.20
Pv 19.8
achará prosperidade,

16.20
Sl 2.12
34.8
Jr 17.7
e aquele que confia em Jeová, esse é feliz.

21

16.21
Os 14.9
O sábio de coração será chamado prudente,

e a doçura dos lábios

16.21
Pv 16.23
aumenta o saber.

22O entendimento é

16.22
Pv 10.11
13.14
18.4
fonte da vida para aquele que o possui,

mas a estultícia é a

16.22
Pv 7.22
punição dos insensatos.

23

16.23
Pv 15.28
Sl 37.30
Mt 12.34
O coração do sábio instrui a sua boca

e põe o saber nos seus lábios.

24

16.24
Pv 15.26
24.13-14
Sl 19.10
Palavras agradáveis são como favos de mel,

doces para a alma e

16.24
Pv 4.22
17.22
saúde para os ossos.

25

16.25
Pv 14.12
Há um caminho que ao homem parece direito,

mas, no fim, guia para a morte.

26O apetite do trabalhador trabalha por ele,

porque a sua boca o incita a isso.

27

16.27
Pv 6.12,14,18
O homem vil cava o mal,

e, nos seus lábios, há como que

16.27
Tg 3.6
fogo ardente.

28

16.28
Pv 15.18
O homem perverso espalha contendas,

e o

16.28
Pv 18.8
26.20,22
murmurador
16.28
Pv 17.9
separa amigos íntimos.

29O homem violento

16.29
Pv 1.10
12.26
alicia ao seu vizinho

e o conduz por um caminho que não é bom.

30Quem fecha os olhos fá-lo para maquinar coisas perversas;

quem morde os beiços efetua o mal.

31

16.31
Pv 20.29
Coroa de glória são as cãs,

a qual

16.31
Pv 3.1-2
se achará no caminho da justiça.

32Quem é

16.32
Pv 14.29
17.27
19.11
tardio em se irar vale mais do que o valente;

e quem domina a sua alma do que quem toma uma cidade.

33

16.33
Pv 18.18
As sortes deitam-se no regaço,

mas de Jeová procede

16.33
Pv 29.26
toda a sua disposição.

17

171

17.1
Pv 15.17
Melhor é um bocado de pão seco com tranquilidade

do que uma casa cheia de festins com rixas.

2O servo que procede sabiamente dominará sobre

17.2
Pv 10.5
19.26
o filho que causa vergonha;

e entre os irmãos repartirá a herança.

3

17.3
Pv 27.21
O crisol é para a prata, e o forno, para o ouro;

mas

17.3
Pv 15.11
1Cr 29.17
Sl 26.2
Jr 17.10
Ml 3.3
Jeová prova os corações.

4

17.4
Pv 14.15
O malfeitor atende aos lábios perversos,

e o mentiroso dá ouvidos à língua maligna.

5Quem zomba do

17.5
Pv 14.31
pobre ultraja ao seu Criador;

e o que

17.5
Pv 24.17
Jó 31.29
Ob 12
se alegra com a calamidade não ficará impune.

6

17.6
Pv 13.22
Gn 48.11
Os filhos dos filhos são a coroa dos velhos,

e a

17.6
Êx 20.12
Ml 1.6
glória dos filhos são seus pais.

7Não convém ao tolo o

17.7
Pv 24.7
lábio excelente,

muito menos, ao príncipe,

17.7
Pv 12.22
Sl 31.18
o lábio mentiroso.

8Como pedra preciosa é o

17.8
Pv 21.14
Is 1.23
Am 5.12
presente aos olhos de quem o recebe;

para onde quer que se volver, prosperará.

9Quem

17.9
Pv 10.12
Tg 5.20
1Pe 4.8
encobre a transgressão busca o amor;

mas quem a faz lembrar,

17.9
Pv 16.28
separa amigos íntimos.

10

17.10
Pv 9.9
Uma repreensão entra mais profundamente no inteligente

do que cem açoites no insensato.

11O homem mau só procura a rebelião.

Portanto, um mensageiro cruel será enviado contra ele.

12É melhor encontrar-se uma

17.12
2Sm 17.8
Os 13.8
ursa roubada dos filhos

do que o

17.12
Pv 29.9
insensato enquanto está louco.

13Quanto àquele que

17.13
Sl 35.12
109.5
Jr 18.20
torna mal por bem,

17.13
Pv 13.21
2Sm 12.10
1Rs 21.22
não se apartará da sua casa o mal.

14O princípio de contendas é como quando se dá saída às águas represadas.

Portanto,

17.14
Pv 20.3
25.8
deixa a disputa, antes que haja rixas.

15Quem

17.15
Pv 18.5
24.24
Êx 23.7
Is 5.23
justifica ao perverso condena ao justo;

são ambos, tanto um como outro, abominação a Jeová.

16De que serve na mão do tolo o preço para

17.16
Pv 23.23
comprar a sabedoria,

visto que ele não tem entendimento?

17

17.17
Pv 18.24
Rt 1.16
O amigo ama em todo o tempo,

e para a angústia nasce o irmão.

18O homem falto de entendimento

17.18
Pv 6.1
11.15
22.26
compromete-se

e torna-se fiador na presença do seu vizinho.

19

17.19
Pv 29.22
Quem ama a contenda ama a transgressão;

aquele que

17.19
Pv 11.2
16.18
29.23
faz alta a sua porta busca a destruição.

20O perverso de coração

17.20
Pv 24.20
não achará o bem;

e o que tem a

17.20
Tg 3.8
língua dobre cairá no mal.

21Aquele que

17.21
Pv 17.25
10.1
19.13
gera a um estulto, para sua tristeza, o faz;

e o pai dum tolo não se alegra.

22

17.22
Pv 15.13
O coração alegre é bom remédio,

mas o espírito abatido

17.22
Sl 22.15
seca os ossos.

23O perverso recebe do regaço

17.23
Pv 17.8
o presente,

17.23
Êx 23.8
Mq 3.11
7.3
para perverter as veredas da justiça.

24

17.24
Pv 14.6
A sabedoria é o alvo do inteligente,

mas os

17.24
Ec 2.14
olhos do insensato estão nas extremidades da terra.

25

17.25
Pv 19.13
O filho insensato é a tristeza do pai

e a

17.25
Pv 10.1
amargura da que o deu à luz.

26Ao justo

17.26
Pv 17.15
18.5
não é bom punir,

nem ferir aos nobres por causa da sua retidão.

27Quem é

17.27
Pv 10.19
Tg 1.19
moderado nas suas palavras tem conhecimento;

e o que tem

17.27
Pv 14.29
espírito sereno é homem de inteligência.

28Até o insensato,

17.28
Jó 13.5
estando calado, é tido por sábio;

quando cerrar os seus lábios, é considerado prudente.

18

181Quem vive isolado busca o que deseja

e incomoda-se com toda a

18.1
Pv 2.7
3.21
8.14
verdadeira sabedoria.

2O tolo não tem prazer no entendimento,

mas tão somente

18.2
Pv 12.23
13.16
Ec 10.3
em se revelar tal como é.

3Quando vier o perverso, vem também o

18.3
Pv 12.8
desprezo;

e, com a ignomínia, vem o opróbrio.

4As palavras da boca do homem são como

18.4
Pv 20.5
águas profundas,

e a

18.4
Pv 10.11
16.22
fonte da sabedoria é como ribeiro que corre.

5Não é bom

18.5
Pv 17.15
24.23
28.21
Lv 19.15
Dt 1.17
16.19
Sl 82.2
guardar respeito à pessoa do perverso,

nem

18.5
Pv 17.26
31.5
Êx 23.2,6
Mq 3.9
oprimir o justo no juízo.

6Os lábios do tolo metem-se em contendas,

e a sua boca provoca

18.6
Pv 19.29
açoites.

7

18.7
Pv 10.14
12.13
13.3
Sl 64.8
140.9
Ec 10.12
A boca do tolo é a sua destruição,

e os seus lábios são o laço da sua alma.

8

18.8
Pv 26.22
As palavras do caluniador são como doces bocados,

que penetram até

18.8
Pv 20.27,30
o fundo das entranhas.

9Aquele que

18.9
Pv 10.4
é remisso na sua obra

18.9
Pv 28.24
é irmão do que é destruidor.

10

18.10
Êx 3.15
O nome de Jeová é uma
18.10
2Sm 22.2-3,33
Sl 18.2
61.3
91.2
144.2
torre forte,

à qual o justo se acolhe e

18.10
Pv 29.25
está seguro.

11

18.11
Pv 10.15
Os bens do rico são a sua cidade forte

e como um muro alto na sua imaginação.

12

18.12
Pv 11.2
16.18
29.23
Antes da ruína, eleva-se o coração do homem,

18.12
Pv 15.33
e adiante da honra vai a humildade.

13Quem

18.13
Pv 20.25
Jo 7.51
responde antes de ouvir

estultícia lhe é e vergonha.

14O

18.14
Pv 17.22
espírito do homem o sustentará na enfermidade,

mas quem poderá levantar a

18.14
Pv 15.13
um espírito quebrantado?

15

18.15
Pv 15.14
O coração do inteligente adquire conhecimento,

18.15
Pv 15.31
e o ouvido dos sábios busca ao conhecimento.

16

18.16
Gn 32.20
1Sm 25.27
Os presentes do homem alegram-lhe o caminho

e levam-no perante os grandes.

17O primeiro que pleiteia a sua causa parece justo,

mas vem a outra parte e o sonda.

18

18.18
Pv 16.33
A sorte faz cessar os pleitos

e decide entre os poderosos.

19O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte,

e tais contendas são como os ferrolhos dum castelo.

20

18.20
Pv 12.14
14.14
O ventre dum homem se fartará do fruto da sua boca,

e com os renovos dos seus lábios, estará satisfeito.

21

18.21
Pv 12.13
13.3
Mt 12.37
A morte e a vida estão no poder da língua,

cujos amadores comerão

18.21
Pv 13.2
Is 3.10
Os 10.13
dos frutos dela.

22Quem acha

18.22
Pv 12.4
19.14
31.10-31
Gn 2.18
uma esposa acha o bem

18.22
Pv 8.35
e alcança o favor de Jeová.

23

18.23
Pv 19.7
O pobre fala com súplicas,

mas o

18.23
Tg 2.3,6
rico
18.23
1Rs 12.13
2Cr 10.13
responde com asperezas.

24Quem faz para si muitos amigos fá-los para sua desgraça;

mas há um

18.24
Pv 17.17
amigo que é mais chegado do que um irmão.