Tradução Brasileira (2010) (TB)

A herança de Simeão

191Saiu a segunda sorte a Simeão, isto é, a tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias; e a sua herança foi no meio da dos filhos de Judá. 2Receberam por sua herança: Berseba, ou Seba, Moladá, 3Hazar-Sual, Balá, Ázem, 4Eltolade, Betul, Hormá, 5Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa, 6Bete-Lebaote e Saruém; treze cidades com suas aldeias; 7Aim, Rimom, Eter e Asã; quatro cidades com suas aldeias; 8e todas as aldeias que estavam ao redor destas cidades até Baalate-Beer, que é Ramá do Neguebe. Esta é a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias. 9Do quinhão dos filhos de Judá tirou-se a herança dos filhos de Simeão, porque a porção que tocou aos filhos de Judá era demais para eles. Portanto, os filhos de Simeão receberam herança no meio da herança deles.

A herança de Zebulom

10Surgiu a terceira sorte para os filhos de Zebulom, segundo as suas famílias. Foi o termo da sua herança até Saride; 11subiu para o ocidente, até Maralá, estendeu-se até Dabesete e chegou até a torrente que esta defronte de Jocneão; 12de Saride deu volta para o oriente, para o nascente do sol, até o termo de Quislote-Tabor; estendeu-se até Daberate, e subiu a Jafia; 13dali, passou para o oriente, a Gate-Hefer, a Ete-Cazim; chegou a Rimom, que se estende até Neá; 14em torno dela, dando volta da banda do norte, a Hanatom, os seus extremos chegaram ao vale de Iftá-El; 15Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém; doze cidades com suas aldeias. 16Esta é a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, estas cidades com suas aldeias.

A herança de Issacar

17Saiu a quarta sorte a Issacar, isto é, aos filhos de Issacar, segundo as suas famílias. 18Foi o seu termo até Jezreel, Quesulote, Suném; 19Hafaraim, Siom, Anaarate, 20Rabite, Quisião, Ebes, 21Remete, En-Ganim, En-Hadá, Bete-Pazes, 22e, estendendo-se até Tabor, Saazima e Bete-Semes, os seus extremos chegaram ao Jordão; dezesseis cidades com suas aldeias. 23Esta é a herança da tribo dos filhos de Issacar, segundo as suas famílias; as cidades com suas aldeias.

A herança de Aser

24Saiu a quinta sorte à tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias. 25Foi o seu termo Helcate, Hali, Béten, Acsafe; 26Alameleque, Amade e Misal; estendeu-se, para o ocidente, até o Carmelo e Sior-Libnate; 27deu volta, para o nascente do sol, a Bete-Dagom e chegou até Zebulom, e o vale de Iftá-El da banda do norte, em Bete-Emeque e Neiel; estendeu-se, pela esquerda, até Cabul, 28Ebrom, Reobe, Hamom e Caná, até a grande Sidom; 29deu volta a Ramá, e à cidade fortificada de Tiro; e, virando-se para Hosa, os seus extremos chegaram ao mar, na região de Aczibe, … 30também Umá, Afeca e Reobe; vinte e duas cidades com suas aldeias. 31Esta é a herança da tribo do filhos de Aser, segundo as suas famílias; estas cidades com suas aldeias.

A herança de Naftali

32Saiu a sexta sorte aos filhos de Naftali, isto é, aos filhos de Naftali, segundo as suas famílias. 33Foi o seu termo desde Helefe, do terebinto em Zaanim, e Adami-Neguebe e Jabneel, até Lacum; os seus extremos chegaram ao Jordão; 34deu volta, para o ocidente, até Aznote-Tabor e dali se estendeu até Hucoque; chegou a Zebulom, da banda do sul, a Aser, da banda do ocidente e a Judá, junto ao Jordão, para o nascente do sol. 35As cidades fortificadas foram Zidim, Zer, Hamate, Racate, e Quinerete, 36Adamá, Ramá, Hazor, 37Quedes, Edrei, En-Hazor, 38Irom, Migdal-El, Horém, Bete-Anate e Bete-Semes; dezenove cidades com suas aldeias. 39Esta é a herança da tribo dos filhos de Naftali, segundo as suas famílias; as cidades com suas aldeias.

A herança de Dã

40Saiu a sétima sorte à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias. 41Foi o termo da sua herança Zorá, Estaol, Ir-Semes, 42Saalabim, Aijalom, Itla, 43Elom, Timna, Ecrom, 44Elteque, Gibetom, Baalate, 45Jeúde, Bene-Beraque, Gate-Rimom, 46Me-Jarcom e Racom, com o termo defronte de Jope. 47O termo dos filhos de Dã foi ultrapassado, porque os filhos de Dã, subindo, pelejaram contra Lesém e a tomaram; ferindo-a ao fio da espada e apoderando-se dela, a habitaram e chamaram-lhe Dã, do nome de Dã, seu pai. 48Esta é a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias; estas cidades com suas aldeias.

A herança de Josué

49Acabaram, pois, de repartir a terra em herança pelos seus termos; e os filhos de Israel deram a Josué, filho de Num, herança no meio deles. 50Segundo a ordem de Jeová, deram-lhe a cidade que ele pediu, a saber,

19.50
Js 24.30
Nm 13.8
Timnate-Sera, na região montanhosa de Efraim; ele reedificou-a e ali habitou.

51

19.51
Js 18.10
Estas são as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças das casas paternas nas tribos dos filhos de Israel repartiram em herança por sorte em Siló, diante de Jeová, à entrada da tenda da revelação. Assim, acabaram de repartir a terra.

Estabelecem-se as cidades de refúgio

201Disse Jeová a Josué: 2Fala aos filhos de Israel: designai para vós as

20.2
Nm 35.6-34
Dt 4.41
19.2
cidades de refúgio, de que vos falei por meio de Moisés, 3para que ali se acolha o homicida que tiver matado alguma pessoa por engano e sem intenção. Elas vos servirão de refúgio contra o vingador de sangue. 4Fugindo para uma dessas cidades, apresentar-se-á à entrada da mesma e exporá a sua causa aos ouvidos dos anciãos da tal cidade, os quais o acolherão ali e lhe darão lugar, para que habite entre eles. 5Se o vingador de sangue o perseguir, não entregarão o homicida nas mãos dele, porque matou ao seu próximo sem intenção e sem odiá-lo antes. 6Habitará nessa cidade até que compareça em juízo perante a congregação, até que morra o sumo sacerdote que for naqueles dias; então, voltará o homicida e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade donde fugiu.

7Designaram a

20.7
Js 21.32
1Cr 6.76
Quedes, na Galileia, na região montanhosa de Naftali, e a Siquém, na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba (Esta é Hebrom.), na
20.7
Js 21.11
Lc 1.39
região montanhosa de Judá. 8Além do Jordão, na altura de Jericó, para o oriente, designaram a Bezer, no deserto, no planalto da tribo de Rúben, a Ramote, em Gileade, da tribo de Gade, e a Golã, em Basã, da tribo de Manassés. 9Estas foram as cidades constituídas para todos os filhos de Israel e para o peregrino que habitava entre eles, para que todo aquele que matasse alguma pessoa por engano ali se refugiasse e não morresse às mãos do vingador do sangue, até se apresentar perante a congregação.

As cidades da tribo de Levi

211Então, se chegaram os cabeças das casas paternas dos

21.1
Nm 35.1-8
levitas a Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças das casas paternas das tribos dos filhos de Israel 2e lhes falaram em Siló, na terra de Canaã, dizendo:
21.2
Nm 35.2
Por meio de Moisés ordenou Jeová que se nos dessem cidades em que habitássemos e os arrabaldes delas para o nosso gado. 3Da sua herança deram os filhos de Israel aos levitas, segundo a ordem de Jeová, estas cidades com seus arrabaldes.

4Saiu a sorte às famílias dos coatitas. Os filhos de Arão, o sacerdote, que eram dos levitas, receberam por sorte, da tribo de Judá, da tribo dos simeonitas e da tribo de Benjamim treze cidades.

5Os mais filhos de Coate receberam por sorte das famílias da tribo de Efraim, da tribo de Dã e da meia tribo de Manassés dez cidades.

6Os filhos de Gérson receberam por sorte, das famílias da tribo de Issacar, da tribo de Naftali e da meia tribo de Manassés em Basã treze cidades.

7Os filhos de Merari, segundo as suas famílias, receberam da tribo de Rúben, da tribo de Gade e da tribo de Zebulom doze cidades.

8Os filhos de Israel deram por sorte aos levitas estas cidades com seus arrabaldes, como Jeová ordenou por meio de Moisés. 9Deram da tribo dos filhos de Judá, e da tribo dos filhos de Simeão estas cidades cujos nomes vão aqui mencionados 10e que pertenceram aos filhos de Arão, das famílias dos coatitas, que eram dos filhos de Levi, pois a eles caiu a primeira sorte. 11Na região montanhosa de Judá, deram-lhes Quiriate-Arba, o qual Arba era pai de Anaque (esta é Hebrom), com seus arrabaldes ao redor. 12Mas deram o campo da cidade e suas aldeias a Calebe, filho de Jefoné, para sua possessão.

13Aos filhos de Arão, o sacerdote, deram Hebrom, cidade de refúgio para o homicida, com seus arrabaldes e Libna com seus arrabaldes; 14e Jatir, com seus arrabaldes; e Estemoa, com seus arrabaldes; 15e Holom com seus arrabaldes; e Debir, com seus arrabaldes; 16e Aim com seus arrabaldes; Jutá, com seus arrabaldes; e Bete-Semes, com seus arrabaldes: nove cidades dessas duas tribos. 17Da tribo de Benjamim, deram Gibeão, com seus arrabaldes; e Geba, com seus arrabaldes; 18e Anatote, com seus arrabaldes; e Almom, com seus arrabaldes: quatro cidades. 19Os sacerdotes, filhos de Arão, tiveram ao todo treze cidades com seus arrabaldes.

20As famílias dos filhos de Coate, os levitas, isto é, os mais filhos de Coate, receberam da tribo de Efraim as cidades da sua sorte. 21Na região montanhosa de Efraim, deram-lhes Siquém, cidade de refúgio para o homicida, com seus arrabaldes; e Gezer, com seus arrabaldes; 22e Quibzaim, com seus arrabaldes; e Bete-Horom, com seus arrabaldes: quatro cidades. 23Da tribo de Dã, deram Elteque, com seus arrabaldes; e Gibetom, com seus arrabaldes, 24e Aijalom, com seus arrabaldes; e Gate-Rimom, com seus arrabaldes: quatro cidades. 25Da meia tribo de Manassés, deram Taanaque, com seus arrabaldes; e Gate-Rimom, com seus arrabaldes: duas cidades. 26Os mais filhos de Coate tiveram, ao todo, dez cidades com seus arrabaldes.

27Aos filhos de Gérson, das famílias dos levitas, deram, em Basã, da meia tribo de Manassés, Golã, cidade de refúgio para o homicida, com seus arrabaldes; e Beesterá, com seus arrabaldes: duas cidades. 28E da tribo de Issacar, deram Quisião, com seus arrabaldes; e Daberate, com seus arrabaldes; 29e Jarmute, com seus arrabaldes; e En-Ganim, com seus arrabaldes: quatro cidades. 30Da tribo de Aser, deram Misal, com seus arrabaldes; e Abdom, com seus arrabaldes; 31e Helcate, com seus arrabaldes; e Reole, com seus arrabaldes: quatro cidades. 32Da tribo de Naftali, deram na Galileia, Quedes, cidade de refúgio para o homicida, com seus arrabaldes, Hamote-Dor, com seus arrabaldes; e Cartã, com seus arrabaldes: três cidades. 33Os gersonitas, segundo as suas famílias, tiveram, ao todo, treze cidades com seus arrabaldes. 34Às famílias dos filhos de Merari, aos mais levitas, deram da tribo de Zebulom, Jocneão, com seus arrabaldes; e Cartã, com seus arrabaldes; 35e Dimna, com seus arrabaldes; e Naalal, com seus arrabaldes: quatro cidades. 36Da tribo de Rúben, deram Bezer, com seus arrabaldes; e Jaza, com seus arrabaldes; 37Quedemote, com seus arrabaldes; e Mefaate, com seus arrabaldes: quatro cidades. 38Da tribo de Gade, deram, em Gileade, Ramote, cidade de refúgio para o homicida, com seus arrabaldes; e Maanaim, com seus arrabaldes; 39e Hesbom, com seus arrabaldes; e Jazer, com seus arrabaldes; ao todo, quatro cidades. 40Os filhos de Merari, as mais famílias dos levitas, tiveram por sorte, segundo as suas famílias, ao todo, essas doze cidades.

41

21.41
Nm 35.7
Os levitas tiveram, no meio da possessão dos filhos de Israel, ao todo, quarenta e oito cidades com seus arrabaldes. 42Cada uma dessas cidades tinha os seus arrabaldes ao redor; assim foi com todas elas.

43

21.43
Dt 34.4
Assim, deu Jeová a Israel toda a terra que prometeu, com juramento, que daria a seus pais;
21.43
Nm 33.53
Dt 11.31
17.14
eles a possuíram e nela habitaram. 44Jeová
21.44
Js 1.13
23.1
deu-lhes descanso, conforme tudo o que jurou a seus pais.
21.44
Dt 7.24
Nenhum de todos os seus inimigos ao redor lhes resistiu;
21.44
Êx 23.31
Jeová entregou-lhes nas mãos todos os seus inimigos. 45
21.45
Js 23.14
1Rs 8.56
Não falhou nenhuma de todas as boas coisas que Jeová tinha prometido à casa de Israel; tudo se cumpriu.