Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
1

11Neste livro estão escritas as coisas que Jesus Cristo revelou. Deus lhe deu esta revelação para mostrar aos seus servos o que precisa acontecer logo. Cristo enviou o seu anjo para que, por meio dele, o seu servo João soubesse dessas coisas. 2João contou tudo o que viu, e aqui está o que ele contou a respeito da mensagem de Deus e da verdade revelada por Jesus Cristo. 3Feliz quem lê1.3 Aquele que leria em voz alta o livro no culto de adoração da igreja. este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão.

Saudação às sete igrejas

4Eu, João, escrevo às sete igrejas que estão na província da Ásia.

Que a graça e a paz lhes sejam dadas da parte de Deus, aquele que é, que era e que há de vir; da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono

1.4 a
Êx 3.14
5e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel! Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado e que governa os reis do mundo inteiro.

Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados

1.5 a
Is 55.4
, 6e fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém!
1.6
Êx 19.6
Ap 5.10

7Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o verão, até mesmo os que o atravessaram com a lança. Todos os povos do mundo chorarão por causa dele. Certamente será assim. Amém!

1.7 a
Dn 7.13
Mt 24.30
Mc 13.26
Lc 21.27
1Ts 4.17

8Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.

1.8 a
Ap 22.13

Uma visão de Cristo

9Eu sou João, irmão de vocês; e, unido com Jesus, tomo parte com vocês no Reino e também em aguentar o sofrimento com paciência. Eu estava na ilha de Patmos, para onde havia sido levado por ter anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou. 10No dia do Senhor1.10 Domingo. fui dominado pelo Espírito de Deus e ouvi atrás de mim uma voz forte como o som de uma trombeta, 11que me disse:

— Escreva num livro o que você vai ver e mande esse livro às igrejas que estão nestas sete cidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

12Eu virei para ver quem falava comigo e vi sete candelabros de ouro. 13No meio deles estava um ser parecido com um homem, vestindo uma roupa que chegava até os pés e com uma faixa de ouro em volta do peito.

1.13 a
Dn 7.13
14Os seus cabelos eram brancos como a lã ou como a neve, e os seus olhos eram brilhantes como o fogo.
1.14
Dn 7.9
15Os seus pés brilhavam como o bronze refinado na fornalha e depois polido, e a sua voz parecia o barulho de uma grande cachoeira.
1.14-15
Dn 10.6
1.15
Ez 1.24
43.2
16Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada dos dois lados. O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia.

17Quando eu o vi, caí aos seus pés, como morto. Porém ele pôs a mão direita sobre mim e disse:

— Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.

1.17
Is 44.6
48.12
Ap 2.8
22.13
18Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos. 19Portanto, escreva as coisas que você vai ver, tanto as que estão acontecendo agora como as que vão acontecer depois. 20O sentido secreto das sete estrelas que você viu na minha mão direita e dos sete candelabros de ouro é este: as sete estrelas são os anjos1.20 Isto é, os anjos guardiães das igrejas ou os pastores delas. das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.

2

Mensagem à igreja de Éfeso

21— Ao anjo da igreja de Éfeso escreva o seguinte:

“Esta é a mensagem daquele que está segurando as sete estrelas na mão direita e que anda no meio dos sete candelabros de ouro. 2Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalharam muito e aguentaram o sofrimento com paciência. Sei que vocês não podem suportar pessoas más e sei que puseram à prova os que dizem que são apóstolos, mas não são, e assim vocês descobriram que eles são mentirosos. 3Vocês aguentaram a situação com paciência e sofreram por minha causa, sem desanimarem. 4Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípio. 5Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar. 6Mas vocês têm a seu favor isto: odeiam o que os nicolaítas2.6 Um grupo de pessoas que eram provavelmente dadas à idolatria e à imoralidade (ver Ap 2.14-15,20). fazem, como eu também odeio.

7“Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.

“Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus.”

2.7 a
Gn 2.9
Ap 22.2

Mensagem à igreja de Esmirna

8— Ao anjo da igreja de Esmirna escreva o seguinte:

“Esta é a mensagem daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

2.8
Is 44.6
48.12
Ap 1.17
22.13
9Eu sei o que vocês estão sofrendo. Sei que são pobres, mas, de fato, são ricos. Sei como aqueles que afirmam que são judeus, mas não são2.9 Isto é, aqueles que não faziam parte do povo de Deus, como diziam., falam mal de vocês. Eles são um grupo que pertence a Satanás. 10Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias2.10 Isto é, um curto espaço de tempo.. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida.

11“Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.

“Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte2.11 A morte eterna (ver Ap 20.14; 21.8)..”

2.11
Ap 20.14
21.8

Mensagem à igreja de Pérgamo

12— Ao anjo da igreja de Pérgamo escreva o seguinte:

“Esta é a mensagem daquele que tem a espada afiada dos dois lados. 13Eu sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás2.13 Pérgamo, cidade dominada pelo pecado, era um famoso centro do culto ao Imperador.. Vocês são fiéis e não abandonaram a fé que têm em mim, até mesmo quando Antipas, minha testemunha fiel, foi morto aí em Pérgamo, onde Satanás mora. 14Mas tenho algumas coisas contra vocês: há entre vocês alguns que seguem o ensinamento de Balaão, que mostrou a Balaque como fazer com que o povo de Israel pecasse, dizendo que os israelitas deviam comer alimentos oferecidos aos ídolos e cometer imoralidades.

2.14 a
Nm 22.5,7
31.16
Dt 23.4
15Assim também estão entre vocês alguns que seguem os ensinamentos dos nicolaítas2.15 Ver Ap 2.6, nota.. 16Arrependam-se! Se não, eu logo irei até aí e, com a espada que sai da minha boca, lutarei contra essa gente.

17“Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.

“Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido. E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe.”

2.17 a
Êx 16.14-15
16.33-34
Jo 6.48-50

Mensagem à igreja de Tiatira

18— Ao anjo da igreja de Tiatira escreva o seguinte:

“Esta é a mensagem do Filho de Deus, que tem olhos que brilham como o fogo e pés brilhantes como o bronze polido. 19Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm amor, são fiéis, trabalham e aguentam o sofrimento com paciência. Eu sei que vocês estão fazendo mais agora do que no princípio. 20Porém tenho contra vocês uma coisa: é que toleram Jezabel2.20 Nome usado para indicar uma mulher que agia como agia a esposa idólatra de Acabe, rei de Israel (ver 1Rs 16.30-31; 2Rs 9.22)., aquela mulher que diz que é profetisa. Ela leva os meus servos para o mau caminho, ensinando-os a cometer imoralidade sexual e a comerem alimentos que foram oferecidos aos ídolos.

2.20
1Rs 16.31
2Rs 9.22,30
21Eu lhe dei tempo para abandonar os seus pecados, porém ela não quer deixar a imoralidade. 22Portanto, eu a jogarei numa cama, onde ela e os que com ela cometem adultério sofrerão horrivelmente. Farei isso agora, a não ser que eles se arrependam das coisas más que fizeram junto com ela. 23Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com o que tiver feito.
2.23 a
Sl 7.9
Jr 17.10

24“Porém aí em Tiatira o resto de vocês não seguiu esse mau ensinamento. Vocês não aprenderam o que alguns chamam de ‘os segredos profundos de Satanás’2.24 Ensinamentos secretos que eram transmitidos somente aos que pertenciam àquele grupo que havia abandonado a fé verdadeira.. Afirmo que não porei mais nenhuma carga sobre vocês. 25Mas, até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm.

26-28“Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barro. Eu lhes darei a estrela da manhã2.26-28 Figura do próprio Cristo (Ap 22.16)..

2.26-28
Sl 2.8-9

29“Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.”