Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
7

71Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos. 2Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos. 3Guarde sempre os meus ensinamentos bem-gravados no coração. 4Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo. 5Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.

A mulher imoral

6Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa 7e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo. 8Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, 9ao anoitecer, quando já estava escuro. 10E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia. 11Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas. 12Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça. 13Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:

14— Paguei hoje os meus votos, e a carne da oferta de paz7.14 A mulher havia oferecido oferta de paz, cabendo-lhe parte da carne, que devia ser comida no mesmo dia, em banquete familiar (ver Lv 7.11-15). está comigo. 15Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui! 16Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito. 17Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela. 18Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro. 19O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem. 20Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias.

21Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa. 22E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha, 23onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.

24Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer. 25Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela. 26Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. 27Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.