Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
1

O valor dos provérbios

11Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel.

1.1
1Rs 4.32

2Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. 3Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. 4Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados. 5Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, 6fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.

7Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.

1.7
Jó 28.28
Sl 111.10
Pv 9.10

Conselhos para os moços

8Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. 9Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.

10Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. 11Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! 12Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. 13Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. 14Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!”

15Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. 16Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar. 17Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando. 18No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão. 19O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.

O aviso da Sabedoria

20Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. 21Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:

1.20-21
Pv 8.1-3

22— Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? 23Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. 24Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. 25Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. 26Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês. 27Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições. 28Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão. 29Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o Senhor. 30Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. 31Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. 32Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. 33Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.

2

As recompensas da sabedoria

21Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. 2Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. 3Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. 4Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. 6É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. 7Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. 8Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.

9Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. 10Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. 11O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão 12e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras — 13pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; 14pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; 15pessoas desonestas, em quem não se pode confiar.

16Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras — 17a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. 18Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. 19O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. 20Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. 21Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. 22Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão.

3

Conselhos para os moços

31Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem-gravadas no coração. 4Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.

3.4
Lc 2.52

5Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 6Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado.

3.7
Rm 12.16
8Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 10Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.

11Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende.

3.11
Jó 5.17
12Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.
3.11-12
Hb 12.5-6
3.12
Ap 3.19
13Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, 14pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. 15A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. 16A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. 17Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. 18Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.

19Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra;

e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.

20A sua sabedoria fez os rios nascerem

e fez as nuvens darem chuva à terra.

21Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. 22Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. 23Você caminhará seguro e não tropeçará. 24Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. 25Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. 26Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.

27Sempre que puder, ajude os necessitados. 28Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. 29Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. 30Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. 31Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, 32pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. 33O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. 34Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes.

3.34
Tg 4.6
1Pe 5.5
35Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.