Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
3

Os filhos de Arão

31Eram estes os descendentes de Arão e de Moisés no tempo em que o Senhor falou com Moisés no monte Sinai. 2Os nomes dos filhos de Arão são os seguintes: Nadabe, o mais velho; depois Abiú, Eleazar e Itamar.

3.2
Nm 26.60
3Eles foram ungidos e ordenados para servir como sacerdotes. 4Porém Nadabe e Abiú foram mortos quando, no deserto do Sinai, estavam oferecendo a Deus, o Senhor, fogo que não era sagrado. Eles não tinham filhos, e por isso Eleazar e Itamar serviram como sacerdotes durante a vida de Arão.
3.4
Lv 10.1-2
Nm 26.61

Os serviços dos levitas

5O Senhor Deus disse a Moisés:

6— Mande chamar a tribo de Levi e ponha os seus membros para ajudarem Arão, o sacerdote, no serviço religioso. 7Eles farão tudo o que for necessário na Tenda Sagrada e estarão a serviço dos sacerdotes e de todo o povo. 8Cuidarão de todos os móveis e objetos da Tenda e cumprirão as suas obrigações para com os israelitas no serviço religioso. 9A única responsabilidade dos levitas é servir Arão e os seus descendentes. 10Mas você ordenará a Arão e aos seus descendentes que cuidem somente dos seus serviços como sacerdotes. Qualquer outro homem que tentar fazer esse serviço será condenado à morte.

11O Senhor Deus disse mais a Moisés:

12-13— Os levitas agora são meus. Quando matei os primeiros filhos dos egípcios, eu separei para mim todos os primeiros filhos de cada família israelita e as primeiras crias dos animais. E agora, em vez de ter os primeiros filhos do povo de Israel, eu tenho os levitas. Eles são meus. Eu sou Deus, o Senhor.

3.13
Êx 13.2

A contagem dos levitas

14No deserto do Sinai o Senhor Deus mandou que Moisés 15registrasse os levitas por grupos de famílias e por famílias, todos os do sexo masculino da idade de um mês para cima. 16E Moisés os contou como o Senhor havia mandado. 17Levi tinha três filhos: Gérson, Coate e Merari, 18-20que foram os antepassados dos grupos de famílias que têm os nomes deles. Gérson tinha dois filhos: Libni e Simei. Coate tinha quatro filhos: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. E Merari tinha dois filhos: Mali e Musi. Eles são os antepassados das famílias levitas que têm os nomes deles.

21O grupo de famílias de Gérson era formado pelas famílias de Libni e de Simei. 22O número total das pessoas do sexo masculino, contadas uma por uma, da idade de um mês para cima, foi de sete mil e quinhentas. 23Esse grupo acampava atrás da Tenda, no lado oeste. 24Eliasafe, filho de Lael, era o chefe desse grupo de famílias. 25Os gersonitas cuidavam da Tenda, da sua cobertura de dentro, da cobertura de fora, das cortinas da entrada, 26das cortinas do pátio que fica ao redor da Tenda e do altar e das cortinas da porta do pátio e das suas cordas.

27O grupo de famílias de Coate era formado pelas famílias de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 28O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de oito mil e seiscentas; e essas pessoas tinham de cuidar da Tenda. 29Esse grupo de famílias, isto é, os coatitas, acampava no lado sul da Tenda. 30O chefe desse grupo era Elisafã, filho de Uziel. 31Eles cuidavam da arca da aliança, da mesa, do candelabro, dos altares, dos utensílios do Lugar Santo e da cortina da entrada do Lugar Santíssimo. Eles cuidavam de todos esses serviços.

32O líder dos chefes dos levitas era Eleazar, filho do sacerdote Arão. Ele era o chefe dos que faziam o serviço religioso no Lugar Santo.

33O grupo de famílias de Merari era formado pelas famílias de Mali e Musi. 34O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de seis mil e duzentas. 35O chefe do grupo de famílias de Merari era Zuriel, filho de Abiail. Os meraritas acampavam no lado norte da Tenda 36e cuidavam das tábuas da Tenda, das vigas, das colunas, das bases e de todos os seus utensílios. 37Cuidavam também das colunas que ficavam no pátio ao redor da Tenda e das suas bases, estacas e cordas.

38Moisés, Arão e os filhos de Arão acampavam em frente da Tenda, no lado leste. Eles cuidavam dos serviços religiosos no Lugar Santo para o povo de Israel. Porém, se qualquer outro homem tentasse fazer esse serviço, devia ser condenado à morte.

39Como o Senhor havia ordenado, Moisés e Arão fizeram uma lista de todos os levitas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, conforme os grupos de famílias; o total foi de vinte e dois mil.

Os levitas ficam no lugar dos primeiros filhos

40O Senhor Deus disse a Moisés:

— Registre todos os primeiros filhos israelitas do sexo masculino, de um mês para cima, pois todos eles são meus. 41Porém no lugar deles eu ponho todos os levitas para serem meus. Eu sou Deus, o Senhor. Ponha também os animais dos levitas no lugar de todas as primeiras crias dos animais dos outros israelitas.

42Como o Senhor havia ordenado, Moisés registrou todos os primeiros filhos dos israelitas. 43O total dos que foram contados, de um mês para cima, foi de vinte e dois mil duzentos e setenta e três.

44Depois o Senhor Deus disse a Moisés:

45— Ponha os levitas no lugar de todos os primeiros filhos dos outros israelitas e os animais dos levitas, no lugar dos animais dos outros israelitas. Os levitas serão meus. Eu sou Deus, o Senhor. 46Como os primeiros filhos dos israelitas são duzentos e setenta e três a mais do que os levitas, você deve pagar por eles. 47-48Você pagará cinco barras de prata3.47-48 Em hebraico, “siclos”. O siclo era a unidade de prata pura que pesava 11,4 gramas. por pessoa e entregará esse dinheiro a Arão e aos seus filhos (De acordo com a tabela oficial, a barra de prata, o siclo, vale vinte geras.).

49Então Moisés pegou o dinheiro, 50isto é, quinze quilos e meio de prata, 51e entregou a Arão e aos seus filhos, conforme o Senhor havia mandado.