Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
6

Deus julga o seu povo

61Escutem a acusação que o Senhor Deus vai fazer contra o seu povo!

Levanta-te, ó Deus, e faze a tua acusação;

e que as montanhas e os montes ouçam o que dizes.

2Ó montanhas, ó alicerces firmes da terra,

escutem a acusação que o Senhor faz contra Israel.

Pois ele tem uma questão para resolver com o seu povo;

ele vai acusar o povo de Israel.

3O Senhor diz:

— Meu povo, o que foi que eu fiz de errado? Será que exigi demais de vocês? Respondam! 4Eu os tirei do Egito, salvando-os da escravidão, e enviei Moisés, Arão e Míriam para os guiar pelo deserto.

6.4 a
Êx 12.50-51
5Meu povo, lembre dos planos que Balaque, rei de Moabe, fez contra vocês e da resposta que Balaão, filho de Beor, lhe deu. Lembrem de tudo o que aconteceu desde que saíram do acampamento do vale das Acácias até que chegaram à cidade de Gilgal. Não esqueçam nunca as vitórias que eu, o Senhor, consegui.
6.5 a
Nm 22.2—24.25

O que Deus exige

6O que é que eu levarei quando for adorar o Senhor? O que oferecerei ao Deus Altíssimo? Será que deverei apresentar a Deus bezerros de um ano6.6 Conforme mandava a Lei de Moisés (ver Lv 9.3). para serem completamente queimados? 7Será que o Senhor ficará contente se eu oferecer milhares de carneiros ou milhares e milhares de rios de azeite? Será que deverei oferecer o meu filho mais velho como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas maldades?

8O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.

9O Senhor está falando com a cidade de Jerusalém, e os que são sábios ouvem com respeito o que Deus está dizendo. Ele diz:

Tribo de Judá e moradores de Jerusalém, escutem! 10Nas casas dos maus há riquezas que eles ajuntaram desonestamente. Eles usam medidas falsas, que eu detesto. 11Como posso perdoar pessoas que usam balanças falsas e pesos falsos? 12Em Jerusalém, as pessoas ricas exploram os outros, e todos os seus moradores são mentirosos e trapaceiros. 13Por isso, já comecei a castigar vocês; e, por causa dos seus pecados, vou acabar com vocês. 14Vocês não terão comida suficiente e estarão sempre passando fome. Procurarão ajuntar riquezas, mas não poderão guardar nada; e, se guardarem alguma coisa, farei com que seja destruída na guerra. 15Plantarão, mas não comerão nada; esmagarão as azeitonas, mas não chegarão a usar o azeite; pisarão as uvas, mas não beberão o vinho. 16Tudo isso vai acontecer porque vocês imitaram os maus costumes e as maldades do rei Onri e do seu filho, o rei Acabe, e seguiram os conselhos deles. Por isso, vou destruir Jerusalém, e todo mundo vai zombar dos moradores da cidade. Vocês serão insultados por todos os povos.

6.16 a
1Rs 16.23-28