Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
5

51Povo de Jerusalém, prepare-se para se defender, pois as tropas inimigas estão cercando a cidade e querem matar o rei de Israel!

Deus promete um rei para o seu povo

2O Senhor Deus diz:

— Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante.

5.2
Mt 2.6
Jo 7.42

3Deus vai entregar os israelitas nas mãos do inimigo, que os dominará até que nasça o filho da mulher que está para dar à luz. Então os israelitas que estão no cativeiro voltarão a se reunir com os seus patrícios na Terra Prometida. 4O rei virá e será o pastor do seu povo, governando-o com a força que o Senhor lhe dará e em nome do Senhor, o seu glorioso Deus. O seu povo viverá em segurança, pois o seu poder alcançará os lugares mais distantes do mundo. 5E ele trará a paz.

Quando os assírios invadirem o nosso país e conquistarem as nossas fortalezas, nós mandaremos para lutar contra eles os nossos líderes mais importantes. 6Estes invadirão a terra de Ninrode, isto é, a Assíria, e a conquistarão. E assim, quando os assírios atacarem o nosso país, o rei nos salvará.

5.6
Gn 10.8-11

7Os israelitas que continuarem vivos serão para os outros povos como o sereno que o Senhor manda sobre a terra, como a chuva que cai nas plantas. Eles contarão com a ajuda de Deus e não com a dos seres humanos. 8Os israelitas que continuarem vivos serão no meio dos outros povos como um leão entre os animais selvagens, como um leão novo que ataca um rebanho de ovelhas e as agarra e despedaça, sem que ninguém as possa salvar. 9Assim o povo de Israel conquistará e matará todos os seus inimigos.

10O Senhor diz ao povo de Israel:

— Naquele dia, matarei os seus cavalos e destruirei os seus carros de guerra. 11Deixarei em ruínas as cidades e derrubarei as fortalezas. 12Acabarei com as suas feitiçarias e os deixarei sem adivinhos. 13Destruirei os seus ídolos e as colunas do deus Baal, e vocês nunca mais adorarão objetos feitos por vocês mesmos.

14Derrubarei todos os postes da deusa Aserá e destruirei as cidades. 15Na minha ira, no meu furor, eu me vingarei de todas as nações que me desobedeceram.