Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
21

Leis para os sacerdotes

211O Senhor Deus mandou Moisés dizer o seguinte aos sacerdotes, que são descendentes de Arão:

— Que nenhum sacerdote fique impuro por tocar no corpo de um parente morto, 2a não ser no caso de parentes chegados, isto é, a mãe, o pai, o filho, a filha, o irmão 3ou a irmã solteira que more com ele. 4Que ele não fique impuro por causa da morte de uma irmã casada.

5— Os sacerdotes não podem rapar a cabeça, aparar a barba ou cortar-se em sinal de luto.

21.5
Lv 19.27-28
Dt 14.1
6Eles serão completamente fiéis ao seu Deus e não deverão profanar o nome de Deus. Eles apresentam os sacrifícios que são ofertas de alimento para Deus, o Senhor; portanto, devem ser fiéis a Deus. 7Eles são separados para o serviço de Deus e por isso não podem casar com uma prostituta ou com uma mulher que não seja virgem ou com uma mulher divorciada. 8O sacerdote apresenta a Deus as ofertas de alimento, e por isso o povo deve considerá-lo santo. Eu, o Senhor, sou santo e escolhi o povo de Israel para que seja santo21.8 Ver Lv 11.45, nota..

9— Se a filha de um sacerdote se desonrar, virando prostituta, ela estará envergonhando o pai e deverá ser queimada viva.

10— O Grande Sacerdote foi ordenado como sacerdote quando o azeite sagrado foi derramado na sua cabeça e quando vestiu as roupas sacerdotais; por isso ele não deve deixar de pentear os cabelos e não deve rasgar as roupas em sinal de luto. 11Ele não pode tocar num morto, mesmo que seja o seu pai ou a sua mãe. Isso o tornaria impuro, 12e, quando entrasse de novo na Tenda Sagrada, ele a tornaria impura. Eu sou o Senhor. 13O Grande Sacerdote só poderá casar com uma virgem; 14ele não pode casar com uma viúva, ou uma mulher divorciada, ou uma prostituta, ou qualquer outra mulher que não seja virgem. Ele pode casar somente com uma virgem israelita 15a fim de que os seus descendentes sejam puros. Eu sou o Senhor, e eu o ordenei como sacerdote.

16O Senhor Deus disse a Moisés o seguinte:

17— Diga a Arão que nenhum descendente dele que tiver algum defeito físico poderá me apresentar as ofertas de alimento. Essa lei valerá para sempre. 18Nenhum homem com defeito físico poderá apresentar as ofertas: seja cego, aleijado, com defeito no rosto ou com o corpo deformado; 19ninguém com uma perna ou braço quebrado; 20ninguém que seja corcunda ou anão; ninguém que tenha doença nos olhos ou que tenha sarna ou outra doença da pele; e ninguém que seja castrado. 21Nenhum descendente do sacerdote Arão que tiver algum defeito poderá me apresentar as ofertas de alimento; se ele for defeituoso, estará proibido de oferecer o meu alimento. 22Esse homem poderá comer dessas ofertas, tanto as que são sagradas como as que são muito sagradas; 23mas ele não poderá chegar perto da cortina do Lugar Santíssimo, nem chegar perto do altar, pois tem um defeito e tornaria impuras essas duas coisas. Eu sou o Senhor, e eu as dediquei a mim.

24Foi isso o que Moisés disse a Arão, aos filhos de Arão e a todo o povo de Israel.