Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)

A conquista de Jericó

61Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem-fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade.

2O Senhor Deus disse a Josué:

— Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. 3Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias. 4Na frente da arca da aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas. 5Quando eles derem um toque longo, todo o povo gritará bem alto, e então a muralha da cidade cairá. Aí cada um avançará diretamente para a cidade.

6Josué chamou os sacerdotes e disse:

— Carreguem a arca da aliança, e na frente fiquem sete sacerdotes levando cornetas.

7E disse ao povo:

— Comecem a marchar em volta da cidade! E que os soldados marchem na frente da arca da aliança de Deus, o Senhor!

8Então, seguindo as ordens de Josué, os sete sacerdotes ficaram na frente da arca e começaram a tocar as cornetas. 9Os soldados iam na frente dos sacerdotes que tocavam cornetas, e um grupo de guardas seguia a arca. Durante esse tempo as cornetas tocavam. 10Mas Josué tinha dado ordem ao povo para não gritar, nem fazer barulho até que ele mandasse. 11Aí Josué ordenou que os sacerdotes dessem uma volta ao redor da cidade, carregando a arca da aliança. Depois voltaram ao acampamento e passaram a noite lá.

12No dia seguinte Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes carregaram a arca. 13Os sete sacerdotes que levavam as sete cornetas iam na frente, tocando sem parar. Os soldados iam na frente deles, e um grupo de guardas seguia a arca. As cornetas não paravam de tocar. 14No segundo dia marcharam de novo uma vez em volta da cidade e voltaram ao acampamento. E fizeram isso durante seis dias.

15No sétimo dia levantaram-se de madrugada e marcharam em volta da cidade sete vezes no mesmo dia. Foi só nesse dia que deram sete voltas em redor da cidade. 16Na sétima volta, quando os sacerdotes acabaram de tocar as cornetas, Josué disse ao povo:

— Gritem agora! O Senhor Deus está entregando Jericó a vocês! 17A cidade deve ser destruída, junto com tudo o que há nela, como oferta para Deus. Somente ficará viva a prostituta Raabe e a sua família porque ela escondeu os nossos espiões. 18Mas não peguem em nada daquilo que vai ser destruído. Se ficarem com qualquer coisa que eu mandei destruir, vocês vão trazer desgraça e destruição ao acampamento israelita. 19Mas os objetos de prata, ouro, bronze e ferro serão separados para o Senhor e colocados no seu tesouro.

20Então os sacerdotes tocaram as cornetas. Logo que o povo ouviu este som, gritou com toda a força, e a muralha caiu. Aí todos subiram, entraram na cidade e a tomaram.

6.20
Hb 11.30
21E mataram, com as suas espadas, todos os que estavam na cidade: homens e mulheres, crianças e velhos. Também mataram os bois, as ovelhas e os jumentos.

22Depois Josué disse aos dois homens que haviam servido como espiões:

— Entrem na casa de Raabe, a prostituta, e tragam a família dela para fora, conforme vocês prometeram.

23Eles foram e fizeram sair Raabe, o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e o resto da família. Tiraram todas as pessoas da casa e as puseram do lado de fora do acampamento israelita. 24Então incendiaram a cidade e queimaram tudo o que havia nela, menos os objetos de ouro, prata, bronze e ferro. Essas coisas foram colocadas no tesouro da casa de Deus, o Senhor. 25Josué deixou que Raabe, a prostituta, e todos os seus parentes ficassem vivos porque ela havia escondido os espiões que ele havia mandado a Jericó. E os descendentes dela vivem no meio do povo de Israel até hoje.

6.25
Hb 11.31

26Nessa ocasião Josué amaldiçoou a cidade em nome de Deus, dizendo:

— Quem tentar construir de novo esta cidade de Jericó

será amaldiçoado pelo Senhor!

Quem puser os alicerces

perderá o filho mais velho!

Quem colocar os portões

perderá o filho mais moço!

6.26
1Rs 16.34

27Assim o Senhor Deus esteve com Josué, e a fama de Josué se espalhou por todo o país.