Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
6

Isaías é chamado para ser profeta

61No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro,

6.1
2Rs 15.7
2Cr 26.23
2e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam. 3Eles diziam em voz alta uns para os outros:

“Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso;

a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!”

6.3
Ap 4.8

4O barulho das vozes dos serafins fez tremer os alicerces do Templo, que foi ficando cheio de fumaça.

6.4
Ap 15.8
5Então eu disse:

— Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!

6.5
Êx 33.20

6Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. 7Ele tocou a minha boca com a brasa e disse:

— Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados.

8Em seguida, ouvi o Senhor dizer:

— Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?

Então respondi:

— Aqui estou eu. Envia-me a mim!

9O Senhor Deus me disse:

— Vá e diga ao povo o seguinte: “Vocês podem escutar o quanto quiserem, mas não vão entender nada; podem olhar bem, mas não enxergarão nada.” 10Isaías, faça com que esse povo fique com a mente fechada, com os ouvidos surdos e com os olhos cegos, a fim de que não possam ver, nem ouvir, nem entender. Pois, se pudessem, eles voltariam para mim e seriam curados.

6.9-10
Ez 12.2
Mt 13.14-15
Mc 4.12
Lc 8.10
Jo 12.40
At 28.26-27

11— Até quando isso vai durar? — eu perguntei.

Ele respondeu:

— Até que as cidades sejam destruídas e fiquem sem moradores, as casas fiquem completamente vazias, e os campos sejam arrasados. 12Eu, o Senhor, mandarei o povo para longe deste país, e as cidades ficarão vazias. 13E, mesmo que fique no país uma pessoa em dez, ela também será morta. Os que restarem serão como o toco de um carvalho que foi cortado.

O toco representa um novo começo para o povo de Deus.