Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
3

Jesus e Moisés

31Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus, que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos. 2Pois ele foi fiel a Deus, que o escolheu para esse serviço, assim como Moisés foi fiel no seu trabalho em toda a casa de Deus3.2 Isto é, com o povo de Israel..

3.2
Nm 12.7
3Assim como a pessoa que constrói uma casa é mais importante do que a casa, assim, também, Jesus é mais importante do que Moisés. 4Uma casa tem de ser construída por alguém, mas Deus é o construtor de tudo o que existe. 5E Moisés foi um servo fiel no seu trabalho na casa de Deus e falou das coisas que Deus ia dizer no futuro. 6Mas Cristo é fiel como Filho, que dirige a casa de Deus. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos.

O descanso do povo de Deus

7Por isso, como diz o Espírito Santo:

“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,

8não sejam teimosos

como foram os seus antepassados

quando se revoltaram contra ele,

no dia em que eles o puseram à prova

no deserto.

9Ali os antepassados de vocês

me desafiaram e me puseram à prova,

embora eles tivessem visto o que eu fiz

durante quarenta anos.

10Por isso fiquei irritado com aquela gente

e disse:

‘Eles são gente de coração perverso

e não querem obedecer

aos meus mandamentos.’

11Eu fiquei irado e fiz este juramento:

‘Eles nunca entrarão na Terra Prometida,

onde eu lhes teria dado descanso!’ ”

3.7-11
Sl 95.7-11

12Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. 13Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. 14Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio.

15É isso o que as Escrituras Sagradas dizem:

“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,

não sejam teimosos

como foram os seus antepassados

quando se revoltaram contra ele.”

3.15
Sl 95.7-8

16Quem foi que ouviu a voz de Deus e se revoltou contra ele? Foram todos os que Moisés tirou do Egito. 17Com quem foi que Deus se irritou durante quarenta anos? Foi com os que pecaram e caíram mortos no deserto. 18E de quem é que Deus estava falando quando fez este juramento: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso”? Ele estava falando das pessoas que se revoltaram.

3.16-18
Nm 14.1-35
19Portanto, vemos que elas não puderam entrar na Terra Prometida porque não tiveram fé.

4

41Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou. Portanto, tenhamos muito cuidado para que Deus não julgue que algum de vocês tenha falhado, deixando assim de receber esse descanso. 2Pois, assim como aquelas pessoas ouviram, também nós ouvimos a boa notícia. Elas ouviram a mensagem, porém ela não lhes fez nenhum bem porque, quando a ouviram, não a receberam com fé. 3Portanto, nós, os que cremos, recebemos o descanso prometido por Deus, como ele mesmo disse:

“Eu fiquei irado e fiz este juramento:

‘Eles nunca entrarão na Terra Prometida,

onde eu lhes teria dado descanso!’ ”

Ele disse isso, embora o seu trabalho já estivesse terminado desde o tempo em que havia criado o mundo.

4.3
Sl 95.11
4Pois a respeito do sétimo dia está escrito o seguinte em alguma parte das Escrituras Sagradas: “No sétimo dia Deus descansou de todo o trabalho que ele havia feito.”
4.4
Gn 2.2
5E o mesmo assunto é repetido: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso.”
4.5
Sl 95.11
6Aqueles que foram os primeiros a ouvir a boa notícia não tiveram fé e por isso não receberam esse descanso. Portanto, há outros que vão recebê-lo. 7A prova disso é que Deus marca outro dia, chamado “hoje”. Ele falou disso, muitos anos depois, por meio de Davi, no trecho das Escrituras já citado:

“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,

não sejam teimosos.”

4.7
Sl 95.7-8

8Se Josué tivesse dado ao povo esse descanso, Deus não teria falado mais tarde a respeito de outro dia.

4.8
Dt 31.7
Js 22.4
9Assim ainda fica para o povo de Deus um descanso, como o descanso de Deus no sétimo dia. 10Porque quem receber o descanso que Deus prometeu vai descansar de todos os seus trabalhos, assim como Deus descansou dos trabalhos dele.
4.10
Gn 2.2
11Portanto, façamos tudo para receber esse descanso, e assim nenhum de nós deixará de recebê-lo, como aconteceu com aquelas pessoas, por terem se revoltado. 12Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. 13Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas.

Cristo, o Grande Sacerdote eterno

14Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. 15O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. 16Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.

5

51Cada Grande Sacerdote é escolhido entre os homens e nomeado para servir a Deus em favor do povo, apresentando a Deus ofertas e sacrifícios pelos pecados. 2Como ele próprio tem as suas fraquezas, pode ter paciência com os ignorantes e com os que cometem erros. 3E, porque ele mesmo é fraco, precisa oferecer sacrifícios não somente pelos pecados do povo, mas também pelos seus próprios pecados.

5.3
Lv 9.7
4Ninguém escolhe para si mesmo a honra de ser Grande Sacerdote. É somente pela vontade de Deus que um homem é chamado para ser Grande Sacerdote, como aconteceu com Arão.
5.4
Êx 28.1

5Assim também Cristo não tomou para si mesmo a honra de ser Grande Sacerdote; foi Deus quem lhe deu essa honra, pois lhe disse:

“Você é o meu Filho;

hoje eu me tornei o seu Pai.”

5.5
Sl 2.7

6Em outro lugar das Escrituras Sagradas, ele também disse:

“Você será sacerdote para sempre,

na ordem do sacerdócio de Melquisedeque.”

5.6
Sl 110.4

7Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus.

5.7
Mt 26.36-46
Mc 14.32-42
Lc 22.39-46
8Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. 9E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10E Deus o nomeou Grande Sacerdote, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque.

O perigo de abandonar a fé

11Temos muito o que dizer a respeito desse assunto; mas, porque vocês custam a entender as coisas, é difícil explicá-las. 12Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite5.12 Figura de ensinamentos adiantados em contraste com primeiras lições.. 13E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.

5.12-13
1Co 3.2
14Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau.