Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
4

41Digo mais isto: enquanto é menor de idade, o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como escravo, mesmo sendo, de fato, o dono de tudo. 2Enquanto é menor, há pessoas que tomam conta dele e cuidam dos seus negócios até o tempo marcado pelo pai. 3Assim também nós, antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo4.3 Os seres espirituais maus, que governam o mundo por meio daqueles que obedecem a eles (ver 1Co 2.6; Ef 2.2; 6.12; Cl 2.15); ou então a referência é a regras religiosas tolas e sem valor.. 4Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei 5para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.

6E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.” 7Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.

4.5-7
Rm 8.15-17

A preocupação de Paulo pelos gálatas

8No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses. 9Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais4.9 Ver Gl 4.3, nota. fracos e sem valor? Por que querem se tornar escravos deles outra vez? 10Por que dão tanta importância a certos dias, meses, estações e anos? 11Estou muito preocupado com vocês! Será que todo o trabalho que tive com vocês não valeu nada?

12Meus irmãos, peço que sejam como eu. Afinal eu sou como vocês, e vocês não me ofenderam em nada. 13Lembram por que foi que lhes anunciei pela primeira vez o evangelho? Foi porque eu estava doente. 14Mas vocês não me desprezaram, nem me rejeitaram, embora o meu estado de saúde fosse uma dura prova para vocês. Pelo contrário, vocês me receberam como se eu fosse um anjo de Deus ou mesmo como se eu fosse Cristo Jesus. 15E como vocês estavam felizes! Eu posso afirmar que, se pudessem, vocês teriam arrancado os seus próprios olhos para me dar! O que foi que aconteceu? 16Será que agora, por ter dito a verdade, eu me tornei inimigo de vocês?

17Esses homens4.17 Os adversários de Paulo, que ensinavam que os não judeus deviam ser circuncidados antes de se tornarem cristãos. mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa. O que eles querem é separar vocês de mim para que vocês sintam por eles o mesmo interesse que eles sentem por vocês. 18É bom vocês terem um interesse sincero sempre e não somente quando estou com vocês. 19Meus queridos filhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês. 20Como eu gostaria de estar aí agora para poder falar com vocês de modo diferente! Estou muito preocupado com vocês.

Agar e Sara

21Vocês que querem estar debaixo da lei, me digam uma coisa: vocês não estão ouvindo o que a Lei diz? 22Ela diz que Abraão teve dois filhos: um, de uma escrava, Agar; e outro, de uma mulher livre, Sara.

4.22 a
Gn 16.15
23O filho da escrava foi gerado como todas as crianças são geradas, mas o filho da mulher livre foi gerado por causa da promessa de Deus. 24Isto serve como um símbolo: as duas mulheres representam as duas alianças. Uma aliança é a do monte Sinai e está representada por Agar. Os que são dessa aliança nascem escravos. 25Pois Agar representa o monte Sinai, na Arábia, e Agar é o símbolo da Jerusalém atual, que é escrava4.25 Escrava da lei dos judeus. com todo o seu povo. 26Mas a Jerusalém celestial é livre e ela é a nossa mãe. 27Pois as Escrituras Sagradas dizem:

“Você, mulher que nunca teve filhos,

fique alegre!

Você que nunca sentiu dores de parto,

grite de alegria!

Pois a mulher abandonada terá mais filhos

do que a que mora com o marido.”

4.27
Is 54.1

28Meus irmãos, vocês são como Isaque; são filhos de Deus por causa da promessa divina. 29Naquela época o filho que havia sido gerado como todas as crianças são geradas perseguiu o que havia sido gerado por causa do Espírito de Deus; e a mesma coisa está acontecendo agora.

4.29
Gn 21.9
30Mas o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: “Mande embora a escrava e o filho dela, pois o filho da escrava não herdará a propriedade do pai, junto com o filho da mulher livre.”
4.30
Gn 21.10
31Portanto, meus irmãos, nós não somos filhos de uma escrava, mas de uma mulher livre.