Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
38

O altar para os sacrifícios queimados

Êxodo 27.1-8

381Para os sacrifícios que eram completamente queimados, Bezalel fez um altar de madeira de acácia. O tampo do altar era quadrado, medindo dois metros e vinte de comprimento por dois metros e vinte de largura; e o altar media um metro e trinta de altura. 2Bezalel fez quatro pontas para os quatro cantos do altar. Essas quatro pontas formavam uma só peça com o altar. E ele o revestiu todo de bronze. 3Fez também todas as peças para serem usadas no altar, isto é, as vasilhas, as pás, as bacias, os garfos e os braseiros. Todas essas peças foram feitas de bronze. 4Ele fez uma grelha de bronze em forma de rede e a colocou debaixo da beirada do altar, de modo que a grelha chegava até a metade da altura do altar. 5Fez quatro argolas para os quatro cantos da grelha, para enfiar nelas os cabos. 6Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de bronze. 7Depois Bezalel enfiou os cabos nas argolas nos dois lados do altar. O altar foi feito de madeira e era oco.

A pia de bronze

Êxodo 30.17-21

8Com os espelhos de bronze das mulheres que faziam serviços na entrada da Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez a pia e a sua base.

O pátio da Tenda da Presença de Deus

Êxodo 27.9-19

9Para a Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez um pátio cercado de cortinas de linho fino. No lado sul as cortinas tinham quarenta e quatro metros de comprimento. 10Elas eram sustentadas por vinte postes de bronze com bases também de bronze. Os ganchos dos postes e os suportes das cortinas eram de prata. 11Bezalel fez a mesma coisa no lado norte do pátio. 12-13O pátio tinha vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas tinham vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, havia dez postes e dez bases; os ganchos e os suportes eram de prata. A entrada do pátio ficava no lado leste. 14-15De cada lado da entrada havia cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases para sustentarem as cortinas. 16Todas as cortinas que ficavam em volta do pátio eram de linho fino. 17As bases das colunas eram de bronze, e os ganchos, os suportes e a parte de cima dos postes eram de prata. E todos os postes em volta do pátio eram unidos por suportes de prata. 18A cortina da entrada do pátio era de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitada com bordados. O comprimento dessa cortina era de oito metros e oitenta, e a altura, de dois metros e vinte, como as cortinas do pátio. 19Ela era sustentada por quatro postes com bases de bronze. Os ganchos, a parte de cima dos postes e os suportes eram de prata. 20Todas as estacas da Tenda e do pátio eram de bronze.

Os metais usados na Tenda da Presença de Deus

21A seguir vem a lista da quantidade dos metais usados na Tenda da Presença de Deus, onde estavam guardadas as duas placas de pedra, com os dez mandamentos. Moisés mandou fazer a lista, e ela foi preparada pelos levitas dirigidos por Itamar, filho do sacerdote Arão.

22Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que o Senhor havia ordenado a Moisés. 23O seu ajudante foi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Aoliabe era gravador, desenhista e tecia linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha.

24Todo o ouro que havia sido oferecido ao Senhor para a Tenda Sagrada pesava mil quilos, de acordo com a tabela oficial. 25A prata da contagem do povo pesava três mil quatrocentos e trinta quilos, de acordo com a tabela oficial. 26Essa quantia foi igual ao total pago por todos os homens alistados na contagem do povo; e cada homem pagava a importância exigida38.26 Ver Êx 30.13, nota., pesada de acordo com a tabela oficial. Foram alistados na contagem seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta homens de vinte anos para cima.

38.25-26
Êx 30.11-16
38.26
Mt 17.24
27Foram usados três mil e quatrocentos quilos de prata para fazer as cem bases da Tenda Sagrada e da cortina, isto é, trinta e quatro quilos para cada base. 28Com os trinta quilos de prata que sobraram, Bezalel fez os cabos, os ganchos para os postes e a parte de cima dos postes. 29O bronze que foi oferecido a Deus dava um total de dois mil quatrocentos e vinte e cinco quilos. 30Com isso Bezalel fez as bases para a entrada da Tenda da Presença de Deus; o altar de bronze com a sua grelha, também de bronze; todos os objetos para o altar, 31para as bases que ficavam em volta do pátio e para a entrada do pátio; e todas as estacas para a Tenda e para o pátio que ficava em volta da Tenda.

39

As roupas dos sacerdotes

Êxodo 28.1-5

391Com fios de lã azul, púrpura e vermelha foram feitas as roupas sagradas que os sacerdotes deveriam usar quando servissem no Lugar Santo. As roupas de sacerdote para Arão foram feitas como o Senhor havia ordenado a Moisés.

O manto sacerdotal

Êxodo 28.6-14

2Fizeram o manto sacerdotal de fios de lã azul, púrpura e vermelha, de linho fino e de fios de ouro. 3Fizeram lâminas finas de ouro batido, que foram cortadas em fios para serem tecidos com o linho fino e com os fios de lã azul, púrpura e vermelha. 4Fizeram duas alças para o manto, as quais foram presas nos seus dois lados. 5O cinto, que passava pela cintura do manto, formava uma só peça com ele e era feito dos mesmos materiais, como o Senhor havia ordenado a Moisés. 6As pedras de ágata foram preparadas e montadas em engastes de ouro. E, com muita habilidade, gravaram nas pedras os nomes dos filhos de Jacó. 7Colocaram essas pedras nas alças do manto sacerdotal para representarem as doze tribos do povo de Israel, como o Senhor havia ordenado a Moisés.

O peitoral

Êxodo 28.15-30

8O peitoral foi feito como o manto sacerdotal. Eles o fizeram de fios de lã azul, púrpura e vermelha e de linho fino enfeitado com bordados. 9O peitoral era quadrado e dobrado em dois. Media um palmo de comprimento por um palmo de largura. 10Nele foram colocadas quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira puseram um rubi, um topázio e uma granada; 11na segunda carreira puseram uma esmeralda, uma safira e um diamante; 12na terceira puseram uma turquesa, uma ágata e uma ametista; 13e na quarta, um berilo, um ônix e um jaspe. Essas pedras foram montadas em engastes de ouro. 14Em cada uma dessas pedras estava gravado o nome de um dos filhos de Jacó, para representar as doze tribos de Israel. 15Com fios de ouro puro trançados fizeram cordões para o peitoral. 16Fizeram também duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas da parte de cima do peitoral. 17Passaram os dois cordões de ouro nas duas argolas 18e prenderam as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que foram presos nas duas alças do manto, na parte da frente. 19Fizeram outras duas argolas de ouro e as prenderam nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto. 20Fizeram mais duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas das duas alças do manto, embaixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto. 21Como o Senhor havia ordenado a Moisés, com um cordão azul eles prenderam as argolas do peitoral nas argolas do manto para que o peitoral ficasse preso acima do cinto e não se soltasse.

As outras roupas dos sacerdotes

Êxodo 28.31-43

22A sobrepeliz, roupa que vai por cima do manto sacerdotal, era tecida inteiramente de fios de lã azul. 23No meio dela havia uma abertura para a cabeça. Essa abertura era rematada com uma tira de malha para que não se rasgasse. 24Em volta de toda a barra da sobrepeliz colocaram aplicações em forma de romãs, feitas de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. 25Fizeram também sininhos de ouro puro e os puseram entre uma romã e outra. 26Desse modo a barra da sobrepeliz ficou enfeitada com uma carreira de sininhos intercalados com romãs, da seguinte maneira: um sininho, uma romã, outro sininho, outra romã, conforme o Senhor havia ordenado a Moisés.

27Fizeram túnicas de linho para Arão e os seus filhos, 28e a mitra, os chapéus, os calções de linho 29e o cinto tecido de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitado com bordados, conforme o Senhor havia ordenado a Moisés. 30Fizeram ainda de ouro puro uma placa para a coroa sagrada e nela gravaram a seguinte frase: “Separado para o Senhor.” 31E amarraram a placa com um cordão de lã azul, para prendê-la na parte de cima da mitra, como o Senhor havia ordenado a Moisés.

O final do trabalho

Êxodo 35.10-19

32Todo o trabalho da Tenda da Presença de Deus foi acabado. Os israelitas fizeram tudo como o Senhor havia ordenado a Moisés. 33Eles levaram a Moisés a Tenda e todo o seu equipamento, os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases. 34Levaram a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, a cortina que separava o Lugar Santíssimo do Lugar Santo, 35a arca da aliança com as placas de pedra, os cabos e a tampa da arca. 36Levaram a mesa e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus; 37o candelabro de ouro puro, as suas lamparinas, todo o seu equipamento e o azeite para as lamparinas. 38Levaram o altar de ouro, o azeite de ungir, o incenso cheiroso, a cortina da entrada da Tenda, 39o altar de bronze com a sua grelha, os seus cabos e todo o seu equipamento; e a pia com o seu suporte. 40Levaram as cortinas do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio e as suas cordas; as estacas da Tenda e todo o equipamento para ser usado nela. 41Levaram as roupas vistosas para os sacerdotes usarem no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas do sacerdote Arão e dos seus filhos.

42Os israelitas fizeram todo o trabalho como o Senhor havia ordenado a Moisés. 43Moisés examinou cada coisa e viu que eles tinham feito tudo de acordo com o que o Senhor havia ordenado. Então Moisés os abençoou.

40

A consagração da Tenda da Presença de Deus

401O Senhor Deus disse a Moisés:

2— No dia primeiro do primeiro mês, arme a Tenda da Presença de Deus. 3Coloque na Tenda a arca da aliança, onde estão guardadas as placas com os dez mandamentos; e ponha a cortina na frente da arca. 4Ponha dentro da Tenda a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela. Ponha dentro da Tenda o candelabro e monte as lamparinas. 5Ponha o altar de ouro para queimar incenso na frente da arca da aliança e pendure a cortina na entrada da Tenda. 6E na frente da Tenda coloque o altar de queimar os sacrifícios. 7Ponha a pia entre a Tenda e o altar e encha com água. 8Depois arme o pátio ao redor da Tenda e pendure a cortina na sua entrada.

9— Então pegue o azeite de ungir e unja a Tenda e tudo o que estiver nela; desse modo, você a separará para mim, e ela ficará sagrada. 10Depois você ungirá o altar das ofertas a ser completamente queimadas e todos os seus utensílios; assim o altar ficará separado para mim e será muito sagrado. 11Do mesmo jeito você ungirá a pia com o seu suporte e a separará para mim.

12— Leve Arão e os filhos dele para a entrada da Tenda e mande que se lavem. 13Vista Arão com as suas roupas de sacerdote, unja-o e o separe para mim a fim de que me sirva como sacerdote. 14Traga os filhos dele e vista neles as túnicas. 15Em seguida você os ungirá, como ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. Isso fará com que sejam sacerdotes para sempre.

16Moisés fez tudo como o Senhor havia ordenado. 17E assim, no dia primeiro do primeiro mês, quase um ano depois que os israelitas saíram do Egito, a Tenda da Presença de Deus foi armada. 18Moisés colocou as bases, as armações e as travessas e levantou os postes. 19Ele estendeu a cobertura sobre a Tenda e colocou a cobertura de fora por cima dela, como o Senhor havia ordenado. 20Depois pegou as duas placas de pedra e as colocou dentro da arca da aliança. Enfiou os cabos nas argolas da arca e colocou a tampa nela. 21Então pôs a arca na Tenda e, como o Senhor havia ordenado, pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a arca.

22Moisés pôs a mesa na Tenda, no lado norte, do lado de fora da cortina, 23e colocou sobre ela os pães oferecidos a Deus, o Senhor, como ele havia ordenado. 24Moisés pôs o candelabro na Tenda, no lado sul, em frente da mesa 25e ali, na presença do Senhor, ele acendeu as lamparinas, como o Senhor havia ordenado. 26Pôs o altar de ouro na Tenda, em frente da cortina, 27e queimou o incenso cheiroso, como o Senhor havia ordenado. 28Pendurou a cortina na entrada da Tenda 29e ali, em frente da cortina, colocou o altar para as ofertas que seriam completamente queimadas. Em cima do altar ele apresentou as ofertas a serem queimadas e as ofertas de cereais, como o Senhor havia ordenado. 30Pôs a pia entre a Tenda e o altar e a encheu com água. 31Nela Moisés, Arão e os filhos de Arão lavavam os pés 32todas as vezes que entravam na Tenda ou iam até o altar, como o Senhor havia ordenado. 33Moisés armou o pátio em volta da Tenda e do altar e pendurou a cortina na entrada do pátio. E assim ele terminou todo o trabalho.

A nuvem cobre a Tenda

Números 9.15-23

34Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o Senhor;

40.34
1Rs 8.10-11
Is 6.4
Ez 43.4-5
Ap 15.8
35por isso Moisés não pôde entrar nela.

36Os israelitas levavam o seu acampamento de um lugar para outro somente quando a nuvem se levantava de cima da Tenda. 37Mas, se a nuvem não se levantava, os israelitas não saíam dali até o dia em que ela se levantava. 38Em todas as suas viagens, eles podiam ver, durante o dia, a nuvem da presença do Senhor em cima da Tenda; e, durante a noite, viam o fogo queimando em cima dela.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitando todos as suas informações pessoais.[ocultar]