Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
35

O sábado

351Moisés reuniu todo o povo de Israel e lhe disse:

— É isto o que o Senhor mandou vocês fazerem: 2vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia deve ser sagrado, um dia solene dedicado ao Senhor. Qualquer pessoa que fizer algum trabalho nesse dia deverá ser morta.

35.2
Êx 20.8-11
23.12
31.15
34.21
Lv 23.3
Dt 5.12-14
3No sábado, nem mesmo acendam fogo nas suas casas.

Ofertas para a Tenda Sagrada

Êxodo 25.1-9

4Moisés disse a todo o povo de Israel:

— É isto o que o Senhor ordenou: 5façam uma oferta ao Senhor. Quem quiser fazer isso deverá trazer uma oferta de ouro, prata ou bronze; 6fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pelos de cabra; 7peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia; 8azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável; 9pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote.

Objetos para a Tenda Sagrada

Êxodo 39.32-43

10— Todos os homens habilidosos deverão vir e fazer tudo o que o Senhor mandou, 11isto é, a Tenda, as suas coberturas (a de dentro e a de fora), os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases; 12a arca da aliança, os seus cabos de madeira, a sua tampa e a cortina para separar o Lugar Santíssimo do Lugar Santo; 13a mesa, os seus cabos e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus; 14o candelabro e o seu equipamento; as lamparinas com o seu azeite; 15o altar de queimar incenso e os seus cabos; o azeite de ungir; o incenso cheiroso; a cortina para a entrada da Tenda; 16o altar de queimar as ofertas e a sua grelha de bronze; os cabos e o resto do equipamento do altar; a pia com o seu suporte; 17a cortina do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio; 18as estacas e as cordas da Tenda, e as estacas e as cordas do pátio; 19e as roupas que os sacerdotes usarão quando servirem no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas de Arão e dos seus filhos.

O povo traz ofertas

20Então o povo de Israel foi para casa, 21e todos os que, de fato, queriam voltaram trazendo uma oferta para o Senhor, a fim de que a Tenda da Presença de Deus, o Senhor, fosse construída. Eles trouxeram tudo o que era necessário para a adoração e para fazer as roupas dos sacerdotes. 22Vieram homens e mulheres, todos com muita boa vontade, e trouxeram fivelas, brincos, anéis, pulseiras e todo tipo de objetos de ouro. E essas ofertas foram dedicadas ao Senhor. 23E também trouxeram como oferta linho fino, fios de lã azul, púrpura e vermelha, tecido feito de pelos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas. 24Todos os que podiam dar trouxeram prata e bronze como oferta ao Senhor, e também os que tinham madeira de acácia que podia ser usada para qualquer trabalho. 25Todas as mulheres habilidosas trouxeram o que haviam feito: fios de linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha. 26Elas também fizeram tecidos de pelos de cabra. 27Os líderes trouxeram pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote. 28E trouxeram também especiarias e o azeite para as lamparinas, para ungir e para o incenso cheiroso. 29Todos os israelitas trouxeram de muita boa vontade as suas ofertas a Deus, o Senhor, para o trabalho que ele, por meio de Moisés, havia ordenado que fosse feito.

Artesanato para a Tenda da Presença de Deus

Êxodo 31.1-11

30Moisés disse ao povo de Israel:

— O Senhor Deus escolheu Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá. 31Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; 32para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; 33para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato. 34O Senhor deu a Bezalel e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, o dom de ensinar os outros. 35Ele lhes deu habilidade para fazerem todos os trabalhos de gravador e de desenhista, para tecerem linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha e para fazerem outros tecidos. Eles têm habilidade para todo tipo de trabalho e para fazer desenhos.