Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
25

As ofertas para a Tenda Sagrada

Êxodo 35.4-9

251O Senhor Deus disse a Moisés:

2— Diga aos israelitas que me deem uma oferta. Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração. 3Essas ofertas podem ser ouro, prata ou bronze; 4fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pelos de cabra; 5peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia; 6azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável; 7pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote. 8Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.

9— E você, Moisés, faça a Tenda e todos os seus móveis de acordo com o modelo que eu vou lhe mostrar.

A arca da aliança

Êxodo 37.1-9

10— Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. 11Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro. 12Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado. 13Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro. 14Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada. 15Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela. 16Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.

17— Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.

25.17
Hb 9.5
18Faça dois querubins de ouro batido, 19um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa. 20Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa. 21Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca. 22Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.

A mesa dos pães da Presença de Deus

Êxodo 37.10-16

23— Você deverá fazer também uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura. 24Revista de ouro puro a mesa e coloque um remate de ouro em volta dela. 25Em volta da mesa faça um friso de quatro dedos de largura e um remate de ouro em volta do friso. 26Faça também quatro argolas de ouro e ponha nos quatro cantos, perto dos quatro pés. 27Perto do friso deverão ser colocadas as argolas por onde passam os cabos para se carregar a mesa. 28Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. A mesa será carregada por esses cabos. 29Faça os pratos, os copos, as taças e as jarras que serão usados para as ofertas de vinho. Tudo isso deverá ser feito de ouro puro. 30A mesa será colocada na frente da arca da aliança, e em cima da mesa estarão sempre os pães sagrados que são oferecidos a mim.

25.30
Lv 24.5-8

O candelabro

Êxodo 37.17-24

31— Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele. 32Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro. 33Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.

34— A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. 35Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira. 36Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido. 37Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele. 38As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro. 39Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham.

40— E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.

25.40
At 7.44
Hb 8.5

26

A Tenda da Presença de Deus

Êxodo 36.8-38

261O Senhor disse a Moisés:

— Faça a parte de dentro da Tenda Sagrada com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas serão bordadas figuras de querubins. 2Cada cortina deverá ter doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura. 3Costure cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça. Faça a mesma coisa com as outras cinco. 4Ponha laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas. 5Faça cinquenta laçadas para a beirada da primeira cortina da primeira peça e cinquenta para a beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas fiquem de frente umas para as outras. 6Faça também cinquenta prendedores de ouro e com eles junte os dois jogos de cortinas para que formem uma só peça.

7— Faça uma cobertura para a Tenda, com onze pedaços de pano feito de pelos de cabra. 8Os pedaços deverão ter o mesmo tamanho, medindo treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura. 9Costure cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça, ficando o sexto pedaço dobrado na parte da frente da Tenda. 10Ponha cinquenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinquenta laçadas na beirada da outra peça. 11Faça também cinquenta prendedores de bronze e passe esses prendedores nas laçadas, juntando assim as duas peças uma com a outra para que formem uma cobertura só. 12A metade da cortina que sobrar ficará pendurada na parte de trás da Tenda. 13Os quarenta e cinco centímetros que sobrarem de cada lado do comprimento das cortinas ficarão de um lado e do outro para cobrir a Tenda.

14— Faça mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta coloque outra cobertura, feita de peles finas.

15— Faça também armações de madeira de acácia para a Tenda. 16Cada uma das armações terá quatro metros e quarenta e cinco de comprimento por sessenta e sete centímetros de largura. 17Cada armação terá dois encaixes para juntar uma à outra. Você fará isso com todas as armações da Tenda. 18Faça vinte armações para o lado sul 19e ponha debaixo dessas vinte armações quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes. 20Faça também vinte armações para o lado norte 21e quarenta bases de prata, duas para cada armação. 22Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, você fará seis armações 23e mais duas armações para os cantos da Tenda. 24Essas armações dos cantos deverão ser juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que fica na parte de cima. As duas armações que formam os dois cantos deverão ser colocadas desse jeito. 25Portanto, haverá oito armações com as suas dezesseis bases de prata, duas debaixo de cada armação.

26— Faça quinze travessas de madeira de acácia, cinco para as armações de um lado da Tenda, 27cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás. 28A travessa do centro passará a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro. 29Revista de ouro essas armações e ponha nelas argolas de ouro, por onde passarão os cabos, que também deverão ser revestidos de ouro. 30Arme a Tenda de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.

31— Faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins. 32Pendure essa cortina em quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro, que terão prendedores de ouro e serão fixados em quatro bases de prata. 33Pendure a cortina debaixo dos prendedores e atrás da cortina ponha a arca da aliança, onde estão as duas placas de pedra. A cortina separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.

26.33
Hb 6.19
9.3-5
34Ponha a tampa na arca da aliança, no Lugar Santíssimo. 35Fora do Lugar Santíssimo ponha a mesa no lado norte da Tenda e coloque o candelabro no lado sul.

36— Para a entrada da Tenda faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados. 37Para segurarem essa cortina, faça cinco postes de madeira de acácia revestidos de ouro e com prendedores de ouro. E faça cinco bases de bronze para os postes.

27

O altar para os sacrifícios queimados

Êxodo 38.1-7

271O Senhor disse a Moisés:

— Faça um altar de madeira de acácia. Ele será quadrado, medindo dois metros e vinte de comprimento por dois metros e vinte de largura e um metro e trinta de altura. 2Nos quatro cantos ponha quatro pontas, que formarão uma só peça com o altar, que deverá ser revestido de bronze. 3Faça vasilhas para recolher a gordura e as cinzas e faça pás, bacias, garfos e braseiros; todas essas peças serão feitas de bronze. 4Faça também uma grelha de bronze em forma de rede e nos seus cantos ponha quatro argolas de bronze. 5Coloque essas argolas debaixo da beirada do altar, de maneira que a grelha chegue até a metade da altura do altar. 6Para carregar o altar, faça cabos de madeira de acácia e revista-os de bronze. 7Esses cabos deverão ser enfiados nas argolas, de um lado e do outro do altar, quando este tiver de ser carregado. 8Esse altar, feito de madeira, será oco, de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.

O pátio da Tenda da Presença de Deus

Êxodo 38.9-20

9— Faça para a Tenda Sagrada um pátio cercado de cortinas de linho fino. No lado sul as cortinas deverão ter quarenta e quatro metros de comprimento. 10Elas serão sustentadas por vinte postes e vinte bases feitos de bronze. Os ganchos dos postes e os suportes das cortinas serão de prata. 11Faça a mesma coisa no lado norte do pátio. 12-13O pátio terá vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas deverão ter vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, haverá dez postes e dez bases. 14-15Cada lado da entrada terá cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases. 16Na entrada do pátio haverá uma cortina de oito metros e oitenta de comprimento. Faça essa cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados. A cortina será sustentada por quatro postes e quatro bases. 17Todos os postes em volta do pátio deverão ser unidos por suportes de prata. Os seus ganchos serão de prata, e as suas bases serão de bronze. 18O pátio terá quarenta e quatro metros de comprimento por vinte e dois de largura; a altura das cortinas será de dois metros e vinte. As cortinas serão de linho fino, e as bases, de bronze. 19Todos os objetos usados no serviço da Tenda, as estacas da Tenda e as estacas do pátio serão de bronze.

O azeite para o candelabro

Levítico 24.1-4

20— Moisés, mande que os israelitas lhe tragam o melhor azeite para o candelabro, a fim de que ele possa ser aceso todas as tardes. 21Arão e os seus filhos colocarão o candelabro na Tenda da Minha Presença, do lado de fora da cortina que está na frente da arca da aliança. O azeite ficará ali queimando na minha presença, desde a tarde até de manhã. Essa ordem deverá ser obedecida para sempre pelos israelitas e pelos seus descendentes.