Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)

As ofertas para a Tenda Sagrada

Êxodo 35.4-9

251O Senhor Deus disse a Moisés:

2— Diga aos israelitas que me deem uma oferta. Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração. 3Essas ofertas podem ser ouro, prata ou bronze; 4fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pelos de cabra; 5peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia; 6azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável; 7pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote. 8Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.

9— E você, Moisés, faça a Tenda e todos os seus móveis de acordo com o modelo que eu vou lhe mostrar.

A arca da aliança

Êxodo 37.1-9

10— Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. 11Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro. 12Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado. 13Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro. 14Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada. 15Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela. 16Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.

17— Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.

25.17
Hb 9.5
18Faça dois querubins de ouro batido, 19um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa. 20Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa. 21Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca. 22Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.

A mesa dos pães da Presença de Deus

Êxodo 37.10-16

23— Você deverá fazer também uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura. 24Revista de ouro puro a mesa e coloque um remate de ouro em volta dela. 25Em volta da mesa faça um friso de quatro dedos de largura e um remate de ouro em volta do friso. 26Faça também quatro argolas de ouro e ponha nos quatro cantos, perto dos quatro pés. 27Perto do friso deverão ser colocadas as argolas por onde passam os cabos para se carregar a mesa. 28Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. A mesa será carregada por esses cabos. 29Faça os pratos, os copos, as taças e as jarras que serão usados para as ofertas de vinho. Tudo isso deverá ser feito de ouro puro. 30A mesa será colocada na frente da arca da aliança, e em cima da mesa estarão sempre os pães sagrados que são oferecidos a mim.

25.30
Lv 24.5-8

O candelabro

Êxodo 37.17-24

31— Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele. 32Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro. 33Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.

34— A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. 35Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira. 36Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido. 37Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele. 38As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro. 39Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham.

40— E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.

25.40
At 7.44
Hb 8.5