Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
10

101Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor.

2Para quem é sábio, é muito natural fazer o que é certo, mas para o tolo o natural é fazer o que é errado. 3Todos percebem que ele é tolo; até os que não o conhecem notam a sua falta de juízo.

4Se uma autoridade se zangar com você, não peça demissão; erros sérios podem ser perdoados se você não perder a calma.

5Eu tenho visto neste mundo uma injustiça que é cometida pelos que governam: 6eles colocam pessoas tolas em altos cargos e deixam de lado pessoas de valor. 7Tenho visto escravos andando a cavalo e príncipes andando a pé como se fossem escravos.

8Quem abre um buraco cairá nele; quem derruba um muro será mordido por uma cobra.

10.8
Sl 7.15
Pv 26.27
9Quem arranca pedras será ferido por elas; quem racha lenha acabará se machucando. 10Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir. 11Não adianta nada você saber encantar cobras se deixar que uma delas o morda. 12Quem é sábio recebe elogios pelas coisas que diz, mas o tolo é destruído pelas suas próprias palavras. 13Ele começa dizendo tolices e acaba falando coisas absurdas e más. 14O tolo não para de falar.

Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã, nem pode dizer o que acontecerá depois da sua morte.

15Somente um homem muito tolo, tão tolo, que nem consegue encontrar o caminho de casa, se esgota de tanto trabalhar.

16Um país vai mal quando aquele que o governa se deixa levar pela opinião dos outros, e quando as autoridades começam a se divertir logo de manhã. 17Mas um país vai bem quando quem o governa toma as suas próprias decisões, e as autoridades sabem se controlar, comem na hora certa e não bebem demais.

18Se por preguiça você deixar de consertar o telhado da sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá.

19As festas ajudam a gente a se divertir, e o vinho ajuda a gente a se alegrar; mas sem dinheiro não se pode ter nem uma coisa nem outra.

20Não critique o governo nem mesmo em pensamento e não critique o homem rico nem mesmo dentro do seu próprio quarto, pois um passarinho poderia ir contar a eles o que você disse.

11

Conselhos práticos

111Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. 2Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo.

3Quando as nuvens ficam cheias, a chuva cai. Uma árvore pode cair em qualquer direção, mas, no lugar em que cair, aí ficará. 4Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. 5Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz. 6Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.

7Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! 8Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.

Conselhos para os jovens

9Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. 10Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.

12

121Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.” 2Lembre dele antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva nunca vão embora. 3Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente. 4Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Você quase não conseguirá ouvir o moinho moendo ou a música tocando. E levantará cedo, quando os passarinhos começam a cantar. 5Então você terá medo de lugares altos, e até caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisas.

Nós estaremos caminhando para o nosso último descanso; e, quando isso acontecer, haverá gente chorando por nossa causa nas ruas. 6A vida vai se acabar como uma lamparina de ouro cai e quebra, quando a sua corrente de prata se arrebenta, ou como um pote de barro se despedaça quando a corda do poço se parte. 7Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu.

8É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão.

Conclusão

9O Sábio, usando o seu conhecimento, continuou a ensinar ao povo o que sabia. Ele estudou, examinou e pôs em ordem muitos provérbios. 10Procurou usar palavras agradáveis, e tudo o que escreveu é verdade. 11As palavras dos sábios são como pregos bem-pregados; são como as varas pontudas que os pastores usam para guiar as ovelhas. Essas palavras foram dadas por Deus, o único Pastor de todos nós.

12Filho, há mais uma coisa que eu quero dizer: os livros sempre continuarão a ser escritos; estudar demais cansa a mente.

13De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. 14Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.