Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
2

21Pois quero que saibam o quanto eu tenho trabalhado por vocês, e pelos que moram em Laodiceia2.1 Cidade que ficava a uns dezessete quilômetros a oeste de Colossos., e por muitos outros que não me conhecem pessoalmente. 2Eu trabalho para que o coração deles se encha de coragem e eles sejam unidos em amor e assim fiquem completamente enriquecidos com a segurança que é dada pela verdadeira compreensão do segredo de Deus. Esse segredo é Cristo, 3o qual é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus.

4Eu digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com explicações falsas, mesmo que pareçam muito boas. 5Porque, embora no corpo eu esteja longe, em espírito eu estou com vocês. E fico alegre em saber que vocês estão unidos e firmes na fé em Cristo.

A vida em união com Cristo

6Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. 7Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.

8Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo2.8 Seres espirituais maus, cujo poder se manifesta no mundo por meio daqueles que obedecem a eles (ver 1Co 2.6; Ef 2.2; 6.12). e não de Cristo. 9Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus, 10e, por estarem unidos com Cristo, vocês também têm essa natureza. Ele domina todos os poderes e autoridades espirituais2.10 Ver Cl 1.16, nota..

11Por estarem unidos com Cristo, vocês foram circuncidados não com a circuncisão que é feita no corpo, mas com a circuncisão feita por Cristo, pela qual somos libertados do poder da natureza pecadora. 12Pois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo.

2.12
Rm 6.4
13Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados
2.13
Ef 2.1-5
14e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.
2.14
Ef 2.15
15E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais2.15 Seres espirituais maus, cujo poder se manifesta no Universo (ver 1Co 15.24; Ef 6.12).. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória2.15 Muitas vezes, quando um general romano voltava vitorioso de uma guerra, desfilava pelas ruas de Roma com as suas tropas, vindo atrás os inimigos feitos prisioneiros..

16Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado.

2.16
Rm 14.1-6
17Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo. 18Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa. 19Elas não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça.
2.19
Ef 4.16

Morrer e viver com Cristo

20Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo2.20 Ver Cl 2.8, nota.. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: 21“Não toque nesta coisa”, “não prove aquela”, “não pegue naquela”. 22Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam. 23De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade.

3

31Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. 2Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. 3Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. 4Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.

A vida velha e a vida nova

5Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. 6Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. 7Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles.

8Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. 9Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes

3.9
Ef 4.22
10e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.
3.10 a
Ef 4.24
11Como resultado disso, já não existem mais judeus e não judeus, circuncidados e não circuncidados, não civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos.

12Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. 13Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.

3.12-13
Ef 4.2
3.13
Ef 4.32
14E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. 15E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. 16Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. 17E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.
3.16-17
Ef 5.19-20

Viver bem com os outros

18Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o que você deve fazer por ser cristã.

3.18
Ef 5.22
1Pe 3.1

19Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela.

3.19
Ef 5.25
1Pe 3.7

20Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso.

3.20
Ef 6.1

21Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.

3.21
Ef 6.4

22Escravos, em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm pelo Senhor. 23O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. 24Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo. 25E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz. Pois, quando Deus julga, ele não faz diferença entre pessoas.

3.22-25
Ef 6.5-8
3.25
Dt 10.17
Ef 6.9

4

41Donos de escravos, sejam justos e honestos na maneira de tratar os seus escravos. Lembrem que vocês também têm um Senhor no céu.

4.1
Ef 6.9

Conselhos

2Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus. 3Orem também por nós a fim de que Deus nos dê uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem, que trata do segredo de Cristo4.3 Ver Cl 1.26-27; 2.2.. Pois é por causa dessa mensagem que estou na cadeia. 4Portanto, orem para que eu faça com que o segredo de Cristo seja bem-conhecido, como é o meu dever.

5Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não creem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles.

4.5
Ef 5.16
6Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!

Últimas saudações

7Tíquico, nosso querido irmão, trabalhador fiel e companheiro no serviço do Senhor, levará a vocês todas as notícias minhas.

4.7
At 20.4
2Tm 4.12
8Eu o estou enviando para contar como todos nós vamos indo e assim animar vocês.
4.7-8
Ef 6.21-22
9Com ele vai Onésimo, o querido e fiel irmão, que é da igreja de vocês. Eles vão lhes contar tudo o que está acontecendo aqui.
4.9
Fm 10-12

10Aristarco, que está na cadeia comigo, lhes manda saudações; e também Marcos, o primo de Barnabé. Vocês já têm orientação a respeito de Marcos, para recebê-lo bem, se ele passar por aí.

4.10 a
At 19.29
27.2
Fm 24
11Josué, chamado “o Justo”, também manda saudações. Esses três são os únicos judeus convertidos que trabalham comigo para o Reino de Deus e eles têm me ajudado muito.

12Epafras, outro que é da igreja de vocês e é servo de Cristo Jesus, também manda saudações. Ele sempre ora com fervor por vocês. Ele pede a Deus que faça com que vocês sejam sempre firmes, espiritualmente maduros e prontos para cumprir tudo o que Deus quer.

4.12
Cl 1.7
Fm 23
13Eu posso afirmar que ele tem trabalhado muito em favor de vocês e pela gente de Laodiceia e de Hierápolis.

14Lucas, o nosso querido médico, e o irmão Demas mandam saudações.

4.14 a
2Tm 4.11
Fm 24

15Mandamos saudações aos irmãos que moram em Laodiceia. Saudações também para Ninfa e para a igreja que se reúne na casa dela. 16Peço que, depois de lerem esta carta, vocês a mandem para Laodiceia a fim de que os irmãos de lá também a leiam. E vocês leiam a carta que vai chegar de Laodiceia4.16 Uma carta que Paulo havia escrito ou tinha a intenção de escrever à igreja de Laodiceia.. 17E digam isto a Arquipo: procure cumprir bem a tarefa que você recebeu no serviço do Senhor.

4.17
Fm 2

18Com a minha própria mão escrevo isto: Saudações de Paulo. Não esqueçam que estou na cadeia.

Bênção

Que a graça de Deus esteja com vocês!