Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
6

O castigo de Israel

61Ai dos que têm uma vida boa em Jerusalém! Ai de vocês que vivem sossegados em Samaria, vocês que são as autoridades desse grande país de Israel, vocês a quem o povo vai pedir ajuda! 2Vocês dizem ao povo: “Vão olhar a cidade de Calné, e depois vão até a grande cidade de Hamate, e dali cheguem até a cidade de Gate, na terra dos filisteus. Por acaso, aqueles povos são mais ricos do que nós ou os seus países maiores do que o nosso?” 3Vocês não querem acreditar que o dia do castigo esteja perto, mas o que vocês estão fazendo vai apressar a chegada de um tempo de violência. 4Ai de vocês que gostam de banquetes, em que se deitam em sofás luxuosos e comem carne de ovelhas e de bezerros gordos! 5Vocês fazem músicas como fez o rei Davi e gostam de cantá-las com acompanhamento de harpas. 6Bebem vinho em taças enormes, usam os perfumes mais caros, mas não se importam com a desgraça do país. 7Portanto, vocês serão os primeiros a serem levados como prisioneiros para fora do país, e não haverá mais banquetes alegres.

8O Senhor, o Todo-Poderoso, jurou assim:

— Eu vou entregar a cidade de Samaria nas mãos do inimigo, que levará embora tudo o que encontrar. Pois eu odeio o orgulho do povo de Israel, detesto os seus palácios.

9E vai acontecer que, se houver dez pessoas numa casa, todas morrerão. 10E, quando alguém chegar para tirar da casa o corpo do seu parente e queimá-lo, perguntará a quem ainda estiver vivo lá dentro: “Tem mais gente aí?” O outro responderá: “Não tem, não.” Então o primeiro dirá: “Cale a boca! Não devemos nem dizer o nome do Senhor!” 11Pois o Senhor vai dar uma ordem, e todas as casas, as grandes e as pequenas, serão destruídas.

12Por acaso, podem os cavalos galopar sobre as rochas? Ou será que os bois podem puxar o arado no mar? Claro que não! Mas vocês fazem a honestidade virar veneno e a justiça virar injustiça. 13Vocês se orgulham de terem derrotado a cidade de Lo-Debar6.13 Lo-Debar em hebraico soa parecido com a palavra que quer dizer “nada”. e se gabam, dizendo: “Pela nossa própria força conquistamos Carnaim6.13 O nome desta pequena cidade quer dizer “chifres”, símbolos de força..”

14O Senhor, o Deus Todo-Poderoso, diz:

— Povo de Israel, vou mandar uma nação invadir o seu país, e todos vocês serão perseguidos desde a subida de Hamate, no Norte, até o riacho Arabá, no Sul.