Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)

Davi é feito rei de Israel e de Judá

1Crônicas 11.1-9; 14.1-7

51Então todas as tribos de Israel foram se encontrar com Davi em Hebrom e disseram:

— Nós pertencemos ao mesmo povo que você, ó rei. 2No passado, quando Saul era o nosso rei, você comandou o povo de Israel na batalha. E o Senhor Deus lhe disse que você seria comandante e governador do povo dele.

3Assim todos os líderes de Israel foram se encontrar com Davi em Hebrom. Davi fez um acordo sagrado com eles, e eles o ungiram rei de Israel. 4Ele tinha trinta anos de idade quando se tornou rei e reinou quarenta anos. 5Governou Judá, em Hebrom, sete anos e meio; e governou Israel e Judá, em Jerusalém, trinta e três anos.

5.4-5
1Rs 2.11
1Cr 3.4
29.27

6O rei Davi e os seus soldados foram atacar Jerusalém. Os jebuseus, que eram os moradores da cidade, pensaram que ele não seria capaz de conquistá-la e por isso disseram:

— Você nunca entrará aqui. Para fazer você ficar do lado de fora, bastam os cegos e os aleijados.

5.6
Js 15.63
Jz 1.21

7Mas Davi tomou a fortaleza de Sião, e ela passou a ser chamada de “Cidade de Davi”. A coisa aconteceu assim.

8Naquele dia Davi disse aos seus soldados:

— Se alguém quiser matar os jebuseus, aqueles pobres cegos e aleijados, que eu tanto odeio, então que suba pelo túnel da água e os ataque.

É por isso que se diz: “Os cegos e os aleijados não podem entrar na casa de Deus.”

9Davi ficou morando na fortaleza e a chamou de Cidade de Davi. Em volta ele construiu defesas que iam desde o aterro que ficava no lado leste da cidade até o palácio. 10E Davi ia ficando cada vez mais forte porque o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, estava com ele.

11O rei Hirão, da cidade de Tiro, enviou embaixadores a Davi. Ele mandou toras de cedro e também carpinteiros e pedreiros, e eles construíram um palácio para Davi. 12E assim Davi entendeu que o Senhor o havia confirmado como rei de Israel e que, por amor ao seu povo, estava fazendo o seu reino progredir.

13Depois que saiu da cidade de Hebrom, Davi arranjou mais concubinas e esposas em Jerusalém e com elas teve mais filhos e filhas. 14Os filhos de Davi que nasceram em Jerusalém foram: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 15Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, 16Elisama, Eliada e Elifelete.

Davi derrota os filisteus

1Crônicas 14.8-17

17Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido ungido como rei de Israel, o seu exército saiu para prendê-lo. Quando soube disso, Davi desceu para a fortaleza5.17 Possivelmente a fortaleza que ficava perto da cidade de Adulã (ver 1Sm 22.1-4).. 18Os filisteus chegaram ao vale dos Gigantes e o ocuparam. 19Aí Davi perguntou a Deus, o Senhor:

— Devo lutar contra os filisteus? Tu me darás a vitória?

— Vá! — disse o Senhor. — Eu lhe darei a vitória.

20Então Davi foi até Baal-Perazim e ali venceu os filisteus. Ele disse:

— Como uma enchente que derruba tudo, assim o Senhor abriu uma brecha no meio dos meus inimigos.

Por isso, aquele lugar é chamado de Baal-Perazim5.20 Baal quer dizer “Senhor”, e Perazim vem do verbo “paraz”, que quer dizer “abrir uma brecha”.. 21Ali os filisteus abandonaram os seus ídolos, e Davi e os seus soldados os levaram embora. 22Então os filisteus voltaram para o vale dos Gigantes e o ocuparam.

23Mais uma vez Davi consultou o Senhor, e ele respondeu:

— Não os ataque daqui. Dê a volta, vá até as amoreiras e ataque por trás. 24Quando você ouvir o barulho de marcha por cima das amoreiras, fique pronto para atacar porque isso quer dizer que eu estou indo na sua frente para derrotar o exército dos filisteus.

25Davi fez o que o Senhor havia mandado e obrigou os filisteus a recuarem desde Geba até Gezer.