Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)

Os bispos

31Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente. 2O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar. 3Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro. 4Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito. 5Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? 6O bispo não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi. 7É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.

3.2-7
Tt 1.6-9

Os diáconos

8Do mesmo modo, os diáconos devem ser homens de palavra e sérios. Não devem beber muito vinho, nem ser gananciosos. 9Eles devem se apegar à verdade revelada da fé e ter sempre a consciência limpa. 10Primeiro devem ser provados e depois, se forem aprovados, que sirvam a Igreja. 11A esposa do diácono também deve ser respeitável e não deve ser faladeira. Ela precisa ser moderada e fiel em tudo. 12O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família. 13Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.

Jesus Cristo, a verdade revelada de Deus

14Escrevo essas coisas a você, esperando ir vê-lo logo. 15Mas, se eu demorar, esta carta vai lhe dizer como devemos agir na família de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a qual é a coluna e o alicerce da verdade. 16Sem nenhuma dúvida, é grandiosa a verdade revelada da nossa religião. Essa verdade é a seguinte:

“Ele se tornou um ser humano,

foi aprovado pelo Espírito de Deus,

foi visto pelos anjos,

foi anunciado entre as nações,

foi aceito com fé por muitos

no mundo inteiro

e foi levado para a glória.”