Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
3

A vida dos casados

31Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada

3.1
Ef 5.22
Cl 3.18
2porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa. 3Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, joias ou vestidos caros.
3.3
1Tm 2.9
4Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. 5Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele. Elas eram obedientes ao seu marido. 6Sara foi assim; ela obedecia a Abraão e o chamava de “meu senhor”. Você será agora sua filha se praticar o bem e não tiver medo de nada.
3.6
Gn 18.12

7Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês.

3.7
Ef 5.25
Cl 3.19

O dever de fazer o bem

8Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros. 9Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês. 10Como dizem as Escrituras Sagradas:

“Quem quiser gozar a vida

e ter dias felizes

não fale coisas más

e não conte mentiras.

11Afaste-se do mal e faça o bem;

procure a paz e faça tudo

para alcançá-la.

12Pois o Senhor olha com atenção

as pessoas honestas

e ouve os seus pedidos,

porém é contra os que fazem o mal.”

3.10-12
Sl 34.12-16

Sofrendo como seguidores de Cristo

13Se, de fato, vocês quiserem fazer o bem, quem lhes fará o mal? 14Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados.

3.14
Mt 5.10
15Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm.
3.14-15
Is 8.12-13
16Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados. 17Porque é melhor sofrer por fazer o bem, se for esta a vontade de Deus, do que por fazer o mal. 18Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito, 19e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos3.19 No mundo dos mortos (ver Vocabulário).. 20Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água.
3.20
Gn 6.1—7.24
21Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, 22que foi para o céu e está do lado direito3.22 O lugar de honra e autoridade. de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu3.22 Seres espirituais, bons ou maus, cujo poder se manifesta no Universo (ver Rm 8.38; Ef 1.21; Cl 1.16; 2.10)..

4

Vidas transformadas

41Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado. 2Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas. 3No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos. 4E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles nessa vida louca e imoral e por isso os insultam. 5Porém eles vão ter de prestar contas a Deus, que está pronto para julgar os vivos e os mortos. 6Pois o evangelho foi anunciado também aos mortos, os quais morreram por causa do julgamento de Deus, como morrem todos os seres humanos. O evangelho foi anunciado a eles a fim de que pudessem viver a vida espiritual como Deus quer que eles vivam.

Bons administradores dos dons de Deus

7O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar. 8Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados.

4.8
Pv 10.12
9Hospedem uns aos outros, sem reclamar. 10Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! 11Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!

Tomando parte nos sofrimentos de Cristo

12Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês. 13Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada. 14Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês. 15Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. 16Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome.

17Pois o tempo de começar o julgamento já chegou, e os que pertencem ao povo de Deus serão os primeiros a serem julgados. Se esse julgamento vai começar conosco, qual será o fim daqueles que não creem no evangelho de Deus? 18Como dizem as Escrituras Sagradas: “Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?”

4.18
Pv 11.31

19Por isso os que sofrem porque esta é a vontade de Deus para eles devem, por meio das suas boas ações, entregar-se completamente aos cuidados do Criador, que sempre cumpre as suas promessas.

5

Conselhos para o povo de Deus

51Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada. 2Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir.

5.2
Jo 21.15-17
3Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. 4E, quando o Grande Pastor5.4 Jesus Cristo. aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho.

5E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!”

5.5
Pv 3.34
6Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.
5.6
Mt 23.12
Lc 14.11
18.14
7Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.

8Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. 10Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. 11A ele seja o poder para sempre! Amém!

Saudações

12Escrevo para vocês esta pequena carta com a ajuda de Silas, a quem eu considero um fiel irmão na fé. Quero animá-los e dar o meu testemunho de que as bênçãos que vocês têm recebido são uma prova verdadeira da graça de Deus. Continuem firmes, pois, nessa graça.

13A igreja que está em Babilônia5.13 Provavelmente a cidade de Roma, como em Ap 17.5; 18.1—19.4., escolhida também por Deus, manda saudações. O meu filho Marcos5.13 Talvez João Marcos, de Jerusalém (ver Cl 4.10). Nesse caso “filho” aqui quer dizer “auxiliar”. também manda saudações. 14Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão.

Bênção

Que a paz esteja com todos vocês que pertencem a Cristo!

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitando todos as suas informações pessoais.[ocultar]