Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
5

Os descendentes de Rúben

51São estes os descendentes de Rúben, o filho mais velho de Jacó. (Por ter tido relações com uma concubina do seu pai, Rúben havia perdido os direitos que eram dele como filho mais velho. Esses direitos foram dados a José.

5.1
Gn 35.22
49.3-4
2Foi a tribo de Judá que, de fato, se tornou a mais forte, e dela saiu um governador para todas as tribos.)
5.2
Gn 49.8-10
3Rúben, o filho mais velho de Jacó, foi pai de quatro filhos: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.

4Joel foi pai de Semaías, Semaías foi pai de Gogue, Gogue foi pai de Simei, 5Simei foi pai de Mica, Mica foi pai de Reaías, Reaías foi pai de Baal, 6Baal foi pai de Beera. Beera, o chefe da tribo, foi levado como prisioneiro por Tiglate-Pileser, rei da Assíria.

5.6
2Rs 15.29

7Foram escritos numa lista os nomes dos seguintes chefes de grupos de famílias da tribo de Rúben: Jeiel, Zacarias, 8Belá, filho de Azaz e neto de Sema, do grupo de famílias de Joel. Esse grupo de famílias morava em Aroer e na região que ia para o Norte até Nebo e Baal-Meom. 9Eles tinham grandes rebanhos na região de Gileade e por isso ocuparam a terra na direção leste até o deserto que termina no rio Eufrates.

10No tempo do rei Saul, a tribo de Rúben atacou e matou os hagaritas e ocupou a terra deles na parte leste de Gileade.

Os descendentes de Gade

11A tribo de Gade morou ao norte das terras da tribo de Rúben, na região de Basã, até Salca, no leste. 12Joel foi o fundador do principal grupo de famílias, e Safã foi o fundador do segundo mais importante grupo de famílias. Janai e Safate foram fundadores de outros grupos de famílias em Basã. 13Os outros membros da tribo pertenciam aos seguintes sete grupos de famílias: Micael, Mesulã, Seba, Jorai, Jacã, Zia e Héber. 14Eles eram descendentes de Abiail, filho de Huri, filho de Jaroa, filho de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai, filho de Jado, filho de Buz. 15Aí, filho de Abdiel e neto de Guni, era o chefe desses grupos de famílias. 16Eles moravam nas regiões de Basã e de Gileade, nas cidades dali e por todas as terras de pastagens de Sarom. 17(Estes registros foram feitos no tempo do rei Jotão, de Judá, e do rei Jeroboão, de Israel.)

Os exércitos das tribos do Leste

18Nas tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste havia quarenta e quatro mil setecentos e sessenta soldados bem-treinados no uso de escudos, espadas e arco e flechas. 19Eles fizeram guerra contra as tribos hagaritas de Jetur, Nafis e Nodabe. 20Pediram a ajuda de Deus e confiaram nele, e por isso ele respondeu às suas orações e lhes deu a vitória sobre os hagaritas e os seus aliados. 21Eles tomaram dos inimigos cinquenta mil camelos, duzentas e cinquenta mil ovelhas e dois mil jumentos e levaram cem mil prisioneiros de guerra. 22Mataram muitos inimigos porque a guerra era da vontade de Deus. E ficaram morando naquela região até a época em que o povo foi levado como prisioneiro para fora da sua terra5.22 Mais ou menos em 733 a.C. os assírios conquistaram a região norte de Israel e o território israelita a leste do rio Jordão e levaram o povo como prisioneiro (ver 2Rs 15.29)..

O povo de Manassés do Leste

23O povo de Manassés do Leste ficou morando na região de Basã até as cidades de Baal-Hermom e Senir e o monte Hermom, no norte. Eles aumentaram muito em número. 24Estes foram os chefes dos seus grupos de famílias: Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel. Todos eram soldados valentes e chefes famosos dos seus grupos de famílias.

As tribos do Leste são levadas como prisioneiras

25Mas o povo não foi fiel ao Deus dos seus antepassados e o abandonou para adorar os deuses das nações que Deus havia expulsado da terra. 26Por isso, Deus fez com que Pul, rei da Assíria, que também era conhecido como Tiglate-Pileser, invadisse a terra deles. Ele levou embora as tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste e as fez morar nas cidades de Hala, Habor e Hara e na beira do rio Gozã, onde estão até hoje.

5.26 a
2Rs 15.19

6

Os descendentes de Levi

61Levi foi pai de três filhos: Gérson, Coate e Merari.

2Coate foi pai de quatro filhos: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.

3Anrão foi pai de dois filhos: Arão e Moisés, e de uma filha chamada Míriam.

Arão foi pai de quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

4Eleazar foi pai de Fineias, e Fineias foi pai de Abisua; 5Abisua foi pai de Buqui, e Buqui foi pai de Uzi; 6Uzi foi pai de Zeraías, e Zeraías foi pai de Meraiote; 7Meraiote foi pai de Amariá, e Amariá foi pai de Aitube; 8Aitube foi pai de Zadoque, e Zadoque foi pai de Aimaás; 9Aimaás foi pai de Azarias, e Azarias foi pai de Joanã; 10Joanã foi pai de Azarias, que serviu como sacerdote no Templo que Salomão construiu em Jerusalém. 11Azarias foi pai de Amariá, e Amariá foi pai de Aitube; 12Aitube foi pai de Zadoque, e Zadoque foi pai de Salum; 13Salum foi pai de Hilquias, e Hilquias foi pai de Azarias; 14Azarias foi pai de Seraías, e Seraías foi pai de Jeozadaque. 15Jeozadaque foi levado como prisioneiro junto com os moradores de Judá e de Jerusalém que o Senhor levou para o cativeiro por meio do rei Nabucodonosor.

Outros descendentes de Levi

16Levi foi pai de três filhos: Gérson, Coate e Merari. 17Gérson foi pai de Libni e Simei. 18Coate foi pai de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 19Merari foi pai de Mali e Musi.

6.16-19
Êx 6.16-19

20Gérson foi pai de Libni, Libni foi pai de Jaate, e Jaate foi pai de Zima; 21Zima foi pai de Joá, Joá foi pai de Ido, Ido foi pai de Zera, e Zera foi pai de Jeaterai.

22Coate foi pai de Aminadabe, Aminadabe foi pai de Corá, e Corá foi pai de Assir; 23Assir foi pai de Elcana, Elcana foi pai de Ebiasafe, e Ebiasafe foi pai de Assir; 24Assir foi pai de Taate, Taate foi pai de Uriel, Uriel foi pai de Uzias, e Uzias foi pai de Saul.

25Elcana foi pai de dois filhos: Amasai e Aimote. 26Aimote foi pai de Elcana, Elcana foi pai de Zofai, e Zofai foi pai de Naate; 27Naate foi pai de Eliabe, Eliabe foi pai de Jeroão, e Jeroão foi pai de Elcana.

28Samuel foi pai de dois filhos: Joel, o mais velho, e Abias.

29Merari foi pai de Mali, Mali foi pai de Libni, Libni foi pai de Simei, e Simei foi pai de Uzá; 30Uzá foi pai de Simeia, Simeia foi pai de Hagias, e Hagias foi pai de Asaías.

Os levitas cantores e músicos

31São estes os homens que o rei Davi encarregou da música no lugar de adoração em Jerusalém, depois que a arca da aliança foi colocada lá. 32Eles se revezavam nos seus deveres na Tenda da Presença de Deus, antes de o rei Salomão construir o Templo. 33São estes os que ocupavam esse cargo:

Do grupo de famílias de Coate: Hemã, o regente do primeiro coro, era filho de Joel, e Joel era filho de Samuel; 34Samuel era filho de Elcana, Elcana era filho de Jeroão, Jeroão era filho de Eliel, e Eliel era filho de Toá; 35Toá era filho de Zufe, Zufe era filho de Elcana, Elcana era filho de Maate, e Maate era filho de Amasai; 36Amasai era filho de Elcana, Elcana era filho de Joel, Joel era filho de Azarias, e Azarias era filho de Sofonias; 37Sofonias era filho de Taate, Taate era filho de Assir, Assir era filho de Ebiasafe, e Ebiasafe era filho de Corá; 38Corá era filho de Isar, Isar era filho de Coate, Coate era filho de Levi, e Levi era filho de Jacó.

39Asafe, o regente do segundo coro, era filho de Berequias, e Berequias era filho de Simeia; 40Simeia era filho de Micael, Micael era filho de Baaseias, e Baaseias era filho de Malquias; 41Malquias era filho de Etni, Etni era filho de Zera, e Zera era filho de Adaías; 42Adaías era filho de Etã, Etã era filho de Zima, e Zima era filho de Simei; 43Simei era filho de Jaate, Jaate era filho de Gérson, e Gérson era filho de Levi.

44Etã, do grupo de famílias de Merari, era o regente do terceiro coro. Etã era filho de Quisi, Quisi era filho de Abdi, e Abdi era filho de Maluque; 45Maluque era filho de Hasabias, Hasabias era filho de Amazias, e Amazias era filho de Hilquias; 46Hilquias era filho de Anzi, Anzi era filho de Bani, e Bani era filho de Semer; 47Semer era filho de Mali, Mali era filho de Musi, Musi era filho de Merari, e Merari era filho de Levi.

48Os seus colegas levitas estavam encarregados de todos os outros serviços do lugar de adoração em Jerusalém.

Os descendentes de Arão

49Arão e os seus filhos apresentavam as ofertas de incenso e ofereciam os sacrifícios que eram completamente queimados no altar. Eles eram responsáveis por toda a adoração no Lugar Santíssimo e pelos sacrifícios por meio dos quais Deus perdoava os pecados do povo de Israel. Eles faziam tudo isso de acordo com as instruções dadas por Moisés, servo de Deus.

50Arão foi pai de Eleazar, Eleazar foi pai de Fineias, e Fineias foi pai de Abisua; 51Abisua foi pai de Buqui, Buqui foi pai de Uzi, e Uzi foi pai de Zeraías; 52Zeraías foi pai de Meraiote, Meraiote foi pai de Amariá, e Amariá foi pai de Aitube; 53Aitube foi pai de Zadoque, e Zadoque foi pai de Aimaás.

As cidades dos levitas

54Este é o território que foi dado ao grupo de famílias de Coate, descendentes de Arão. Eles receberam a primeira parte da terra dada aos levitas, 55isto é, a cidade de Hebrom, no território da tribo de Judá, e as terras de pastagens que ficavam ao seu redor. 56Mas os campos e povoados que pertenciam à cidade foram dados a Calebe, filho de Jefoné. 57-59As seguintes cidades foram dadas aos descendentes de Arão: Hebrom, que era uma das cidades para fugitivos6.57-59 Se alguém, sem querer, matasse alguma pessoa, podia fugir para uma dessas cidades e ficar livre de vingança (ver Js 20.1-9)., e as cidades de Jatir, Libna, Estemoa, Hilém, Debir, Asã e Bete-Semes, com as terras de pastagens que ficavam ao redor delas. 60No território de Benjamim eles receberam as seguintes cidades com as suas terras de pastagens: Geba, Alemete e Anatote. Isso dava um total de treze cidades, para nelas morarem as famílias que descendiam de Arão. 61Dez cidades no território de Manassés do Oeste foram dadas por sorteio ao resto do grupo de famílias de Coate, família por família.

62Ao grupo de famílias de Gérson, família por família, foram dadas treze cidades nos territórios de Aser, Naftali e Manassés do Leste, na região de Basã. 63Do mesmo modo, doze cidades nos territórios de Rúben, Gade e Zebulom foram dadas ao grupo de famílias de Merari, família por família. 64Dessa maneira o povo de Israel deu aos levitas, para nelas morarem, cidades e as terras de pastagens que ficavam ao seu redor. 65(As cidades que ficavam nos territórios de Judá, Simeão e Benjamim, das quais se falou acima, também foram dadas por sorteio.)

66Do grupo de famílias de Coate, algumas receberam no território de Efraim as seguintes cidades e terras de pastagens: 67Siquém, uma cidade para fugitivos que ficava na região montanhosa; Gezer, 68Jocmeão, Bete-Horom, 69Aijalom e Gate-Rimom. 70No território de Manassés do Oeste, eles receberam as cidades de Aner e Bileão, com as terras de pastagens que ficavam ao seu redor.

71Do grupo de famílias de Gérson, estas receberam as seguintes cidades, com as terras de pastagens que ficavam ao seu redor:

No território de Manassés do Leste: Golã, na região de Basã, e Astarote.

72No território de Issacar: Quedes, Daberate, 73Ramote e Aném.

74No território de Aser: Masal, Abdom, 75Hucoque e Reobe.

76No território de Naftali: Quedes, na região da Galileia, Hamom e Quiriataim.

77Do grupo de famílias de Merari, estas receberam as seguintes cidades, com as terras de pastagens que ficavam ao seu redor:

No território de Zebulom: Rimono e Tabor.

78No território de Rúben, a leste do rio Jordão, em frente de Jericó6.78 Isto é, à altura de Jericó, que ficava a alguns quilômetros do rio Jordão, no seu lado oeste.: Bezer, no planalto, Jasa, 79Quedemote e Mefaate.

80No território de Gade: Ramote, na região de Gileade, Maanaim, 81Hesbom e Jazer.

7

Os descendentes de Issacar

71Issacar foi pai de quatro filhos: Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.

2Tolá foi pai de seis filhos: Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel. Eles foram chefes de famílias do grupo de famílias de Tolá e foram soldados famosos. No tempo do rei Davi, os descendentes deles chegavam a vinte e dois mil e seiscentos.

3Uzi foi pai de um filho chamado Izraías. Izraías e os seus quatro filhos, Micael, Obadias, Joel e Issias, foram todos chefes de famílias. 4Eles tiveram tantas mulheres e filhos, que os seus descendentes puderam fornecer trinta e seis mil homens para o serviço militar.

5Os nomes dos membros de todas as famílias da tribo de Issacar foram escritos numa lista, e havia oitenta e sete mil homens capazes para o serviço militar.

Os descendentes de Benjamim e de Dã

6Benjamim foi pai de três filhos: Belá, Bequer e Jediael.

7Belá foi pai de cinco filhos: Esbom, Uzi, Uziel, Jerimote e Iri. Eles foram chefes de famílias do seu grupo de famílias e foram soldados famosos. Entre os seus descendentes havia vinte e dois mil e trinta e quatro homens capazes para o serviço militar.

8Bequer foi pai de nove filhos: Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jerimote, Abias, Anatote e Alemete. 9Na lista dos seus descendentes, família por família, havia vinte mil e duzentos homens capazes para o serviço militar.

10Jediael foi pai de um filho chamado Bilã, que foi pai de sete filhos: Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaana, Zetã, Társis e Aisaar. 11Eles foram chefes de famílias do seu grupo de famílias e foram soldados famosos. Entre os seus descendentes havia dezessete mil e duzentos homens capazes para o serviço militar. 12Supim e Hupim também eram dessa tribo.

Dã foi pai de um filho chamado Husim7.12 Ver Gn 46.23; Nm 26.39,42..

Os descendentes de Naftali

13Naftali foi pai de quatro filhos: Jaziel, Guni, Jezer e Salum. (Eles eram descendentes de Bila7.13 Concubina de Jacó, que foi a mãe dos seus filhos Dã e Naftali..)

Os descendentes de Manassés

14Com a sua concubina síria, Manassés teve dois filhos: Asriel e Maquir. Maquir foi pai de Gileade. 15Maquir arranjou uma mulher para Hupim e outra para Supim. O nome da irmã de Supim era Maacá. O segundo filho de Maquir se chamava Zelofeade; ele só teve filhas.

16Maacá, a mulher de Maquir, teve dois filhos, em quem eles puseram os nomes de Peres e Seres. Peres foi pai de dois filhos: Ulão e Raquém. 17Ulão foi pai de um filho chamado Bedã. Estes foram descendentes de Gileade, filho de Maquir e neto de Manassés.

18Hamolequete, a irmã de Gileade, teve três filhos: Isode, Abiezer e Macla. 19(Semida foi pai de quatro filhos: Aiã, Siquém, Liqui e Anião.)

Os descendentes de Efraim

20Efraim foi pai de Sutela, Sutela foi pai de Berede, Berede foi pai de Taate, Taate foi pai de Eleada, e Eleada foi pai de Taate; 21Taate foi pai de Zabade, e Zabade foi pai de Sutela. Efraim foi pai de mais dois filhos além de Sutela; eles se chamavam Ézer e Eleade e foram mortos quando tentavam roubar o gado dos moradores de Gate. 22Efraim, o seu pai, chorou por eles muitos dias, e os irmãos dele foram consolá-lo. 23Depois ele teve relações com a sua mulher, ela ficou grávida e deu à luz um filho. Eles puseram nele o nome de Berias7.23 Berias em hebraico soa parecido com a palavra que quer dizer “desgraça”. porque a desgraça tinha caído sobre o seu lar.

24Efraim foi pai de uma filha chamada Seerá. Ela construiu as cidades de Bete-Horom-de-Baixo, Bete-Horom-de-Cima e Uzém-Seerá.

25Efraim também foi pai de um filho chamado Refa. Refa foi pai de Resefe, Resefe foi pai de Telá, e Telá foi pai de Taã; 26Taã foi pai de Ladã, Ladã foi pai de Amiúde, e Amiúde foi pai de Elisama; 27Elisama foi pai de Num, e Num foi pai de Josué.

28O território que eles receberam e onde ficaram morando incluía Betel e as cidades que ficavam ao seu redor, indo na direção leste até Naarã e na direção oeste até Gezer e as cidades que ficavam ao seu redor. Desse território também faziam parte Siquém e Aia e as cidades que ficavam ao seu redor.

29Os descendentes de Manassés controlavam as cidades de Bete-Sã, Taanaque, Megido e Dor e as cidades que ficavam ao seu redor.

São esses os lugares onde moravam os descendentes de José, filho de Jacó.

Os descendentes de Aser

30São estes os descendentes de Aser. Ele foi pai de quatro filhos: Imna, Isva, Isvi e Berias, e de uma filha chamada Sera.

31Berias foi pai de dois filhos: Héber e Malquiel. Malquiel fundou a cidade de Birzavite.

32Héber foi pai de três filhos: Jaflete, Somer e Hotão, e de uma filha chamada Suá.

33Jaflete também foi pai de três filhos: Pasaque, Bimal e Asvate.

34Somer, seu irmão, foi pai de três filhos: Roga, Jeuba e Arã.

35Hotão, seu irmão, foi pai de quatro filhos: Zofa, Imna, Seles e Amal.

36Os descendentes de Zofa foram: Sua, Harnefer, Sual, Beri, Inra, 37Bezer, Hode, Sama, Silsa, Itrã e Beera.

38Os descendentes de Jéter foram: Jefoné, Pispa e Ara.

39Os descendentes de Ula foram: Ará, Haniel e Rizia.

40Todos estes foram descendentes de Aser. Eles foram chefes de famílias, soldados famosos e líderes destacados. Entre os descendentes de Aser havia vinte e seis mil homens capazes para o serviço militar.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitando todos as suas informações pessoais.[ocultar]