Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)

Os filhos do rei Davi

2Samuel 3.2-5

31-3São estes, por ordem de idade, os filhos de Davi que nasceram quando ele estava em Hebrom:

Amnom, filho de Ainoã, de Jezreel; Daniel, filho de Abigail, de Carmelo; Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur; Adonias, filho de Hagite; Sefatias, filho de Abital; Itreão, filho de Eglá. 4Esses seis nasceram em Hebrom durante os sete anos e meio em que Davi reinou ali.

Ele reinou trinta e três anos em Jerusalém,

3.4
2Sm 5.4-5
1Rs 2.11
1Cr 29.27
5e muitos filhos dele nasceram ali. A sua mulher Bate-Seba, filha de Amiel, lhe deu quatro filhos: Samua, Sobabe, Natã e Salomão.
3.5
2Sm 11.3

6Davi foi pai de outros nove filhos: Ibar, Elisua, Elpelete, 7Noga, Nefegue, Jafia, 8Elisama, Eliada e Elifelete. 9Além de todos esses, Davi também teve filhos com as suas concubinas. Ele também foi pai de uma filha chamada Tamar.

Os descendentes do rei Salomão

10Salomão foi pai de Roboão, Roboão foi pai de Abias, Abias foi pai de Asa, e Asa foi pai de Josafá; 11Josafá foi pai de Jeorão, Jeorão foi pai de Acazias, e Acazias foi pai de Joás; 12Joás foi pai de Amazias, Amazias foi pai de Uzias, e Uzias foi pai de Jotão; 13Jotão foi pai de Acaz, Acaz foi pai de Ezequias, e Ezequias foi pai de Manassés; 14Manassés foi pai de Amom, e Amom foi pai de Josias.

15Josias foi pai de quatro filhos: Joanã, Jeoaquim, Zedequias e Joacaz. 16Jeoaquim foi pai de dois filhos: Joaquim e Zedequias.

Os descendentes do rei Joaquim

17São estes os descendentes do rei Joaquim, que foi levado prisioneiro3.17 Ver 2Rs 24.10-15. pelos babilônios. Joaquim foi pai de sete filhos: Salatiel, 18Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias. 19Pedaías foi pai de dois filhos: Zorobabel e Simei. Zorobabel foi pai de dois filhos: Mesulã e Hananias. Também foi pai de uma filha chamada Selomite. 20Zorobabel foi pai de mais cinco filhos: Hasuba, Oel, Berequias, Hasadias e Jusabe-Hesede.

21Hananias foi pai de dois filhos: Pelatias e Jesaías. Jesaías foi pai de Refaías, Refaías foi pai de Arnã, Arnã foi pai de Obadias, e Obadias foi pai de Secanias. 22Secanias foi pai de um filho chamado Semaías e teve cinco netos: Hatus, Igal, Barias, Nearias e Safate. 23Nearias foi pai de três filhos: Elioenai, Ezequias e Azricã. 24Elioenai foi pai de sete filhos: Hodavias, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías e Anani.

4

Os descendentes de Judá

41São estes os descendentes de Judá: Peres, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal. 2Sobal foi pai de Reaías, Reaías foi pai de Jaate, Jaate foi pai de Aumai e Laade. Aumai e Laade foram os antepassados dos grupos de famílias que moravam em Zora.

3-4Hur foi o filho mais velho de Calebe e da sua mulher Efrata, e os seus descendentes fundaram a cidade de Belém. Hur foi pai de três filhos: Etã, Penuel e Ézer. Etã foi pai de três filhos: Jezreel, Isma e Idbas e de uma filha chamada Hazelelponi. Penuel fundou a cidade de Gedor, e Ézer fundou Husa.

5Asur, que fundou a cidade de Tecoa, teve duas esposas: Helá e Naara. 6Ele e Naara tiveram quatro filhos: Auzã, Héfer, Temeni e Haastari. 7Asur e Helá tiveram três filhos: Zerete, Isar e Etnã.

8Coz foi pai de Anube e Zobeba e foi o antepassado dos grupos de famílias que descendem de Acarel, filho de Harum.

9Houve um homem chamado Jabes, que foi a pessoa mais respeitada da sua família. A sua mãe pôs nele o nome de Jabes4.9 Jabes em hebraico soa parecido com a palavra que quer dizer “dor”. porque ela havia sofrido muito durante o parto. 10Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: “Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.” E Deus atendeu a sua oração.

Outras listas de famílias

11Quelube, irmão de Suá, foi pai de um filho chamado Meir. Meir foi pai de Estom, 12e Estom foi pai de três filhos: Bete-Rafa, Paseia e Teína. Teína foi o fundador da cidade de Naás. Os descendentes deles moravam em Reca.

13Quenaz foi pai de dois filhos: Otoniel e Seraías. Otoniel também foi pai de dois filhos: Hatate e Meonotai. 14Meonotai foi pai de Ofrá.

Seraías foi pai de Joabe, o fundador do vale dos Artesãos, onde todos os homens faziam trabalhos de artesanato.

15Calebe, filho de Jefoné, foi pai de três filhos: Iru, Elá e Naã. E Elá foi pai de Quenaz.

16Jealelel foi pai de quatro filhos: Zife, Zifa, Tiria e Asareel.

17Esdras foi pai de quatro filhos: Jéter, Merede, Éfer e Jalom. Merede casou com Bitia, que era filha do rei do Egito, e eles tiveram uma filha chamada Míriam e dois filhos: Samai e Isba. Isba fundou a cidade de Estemoa. 18Merede também casou com uma mulher da tribo de Judá, e eles tiveram três filhos: Jerede, que fundou a cidade de Gedor; Héber, que fundou Socó; e Jecutiel, que fundou Zanoa.

19Hodias casou com a irmã de Naã. Os seus descendentes fundaram o grupo de famílias de Garmi, que morava na cidade de Queila, e o grupo de famílias de Maacá, que morava em Estemoa.

20Simão foi pai de quatro filhos: Amnom, Rina, Ben-Hanã e Tilom.

Isi foi pai de dois filhos: Zoete e Ben-Zoete.

Os descendentes de Selá

21Selá foi um dos filhos de Judá. Um dos descendentes de Selá foi Er, que fundou a cidade de Leca; outro foi Lada, que fundou Maressa. Selá foi também o antepassado dos grupos de famílias que teciam linho e que moravam na cidade de Bete-Asbeia. 22Foi também o antepassado de Joquim e do povo que morava na cidade de Cozeba. E também de Joás e Sarafe, que casaram com mulheres moabitas e ficaram morando em Belém. (Estes registros são antigos.) 23Eles eram oleiros que trabalhavam para o rei e moravam nas cidades de Netaim e Gedera.

Os descendentes de Simeão

24Simeão foi pai de cinco filhos: Nemuel, Jamim, Jaribe, Zera e Saul. 25Saul foi pai de Salum, Salum foi pai de Mibsão, e Mibsão foi pai de Misma. 26Misma foi pai de Hamuel, Hamuel foi pai de Zacur, e Zacur foi pai de Simei. 27Simei foi pai de dezesseis filhos e seis filhas, mas os seus parentes tiveram menos filhos do que ele, e a tribo de Simeão não cresceu tanto como a tribo de Judá.

28Até o tempo do rei Davi, os descendentes de Simeão moravam nas seguintes cidades: Berseba, Molada, Hazar-Sual, 29Bila, Ezém, Tolade, 30Betuel, Horma, Ziclague, 31Bete-Marcabote, Hazar-Susim, Bete-Biri e Saaraim. 32Eles também moravam em mais cinco cidades: Etã, Aim, Rimom, Toquém e Asã, 33e nos povoados que ficavam ao seu redor, até a cidade de Baal. São essas as suas famílias e os lugares onde moravam.

4.28-33
Js 19.2-8

34-38São estes os chefes dos seus grupos de famílias: Mesobabe, Janleque, Josa, filho de Amazias; Joel, Jeú, filho de Josibias, neto de Seraías e bisneto de Asiel; Elioenai, Jaacobá, Jesoaías, Asaías, Adiel, Jesimiel, Benaías, Ziza, filho de Sifi, neto de Alom, bisneto de Jedaías, trineto de Sinri e tetraneto de Samaías.

As suas famílias continuaram a aumentar, e por isso 39eles se espalharam para o oeste quase até Gerar e levaram as suas ovelhas para pastar no lado leste do vale onde fica aquela cidade. 40Ali eles acharam muitas pastagens num pedaço de terra espaçosa, tranquila e cheia de paz. Os descendentes de Cam haviam morado ali antes.

41No tempo do rei Ezequias, de Judá, os homens cujos nomes estão escritos acima foram até Gerar e destruíram as barracas e cabanas do povo que morava ali. Eles expulsaram o povo e ficaram morando em Gerar porque ali havia bastante pasto para as suas ovelhas. 42Quinhentos homens da tribo de Simeão foram para Edom, na direção leste. Os seus chefes eram os filhos de Isi: Pelatias, Nearias, Refaías e Uziel. 43Eles mataram os amalequitas que haviam escapado com vida e estão morando ali até hoje.

Os descendentes de Rúben

51São estes os descendentes de Rúben, o filho mais velho de Jacó. (Por ter tido relações com uma concubina do seu pai, Rúben havia perdido os direitos que eram dele como filho mais velho. Esses direitos foram dados a José.

5.1
Gn 35.22
49.3-4
2Foi a tribo de Judá que, de fato, se tornou a mais forte, e dela saiu um governador para todas as tribos.)
5.2
Gn 49.8-10
3Rúben, o filho mais velho de Jacó, foi pai de quatro filhos: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.

4Joel foi pai de Semaías, Semaías foi pai de Gogue, Gogue foi pai de Simei, 5Simei foi pai de Mica, Mica foi pai de Reaías, Reaías foi pai de Baal, 6Baal foi pai de Beera. Beera, o chefe da tribo, foi levado como prisioneiro por Tiglate-Pileser, rei da Assíria.

5.6
2Rs 15.29

7Foram escritos numa lista os nomes dos seguintes chefes de grupos de famílias da tribo de Rúben: Jeiel, Zacarias, 8Belá, filho de Azaz e neto de Sema, do grupo de famílias de Joel. Esse grupo de famílias morava em Aroer e na região que ia para o Norte até Nebo e Baal-Meom. 9Eles tinham grandes rebanhos na região de Gileade e por isso ocuparam a terra na direção leste até o deserto que termina no rio Eufrates.

10No tempo do rei Saul, a tribo de Rúben atacou e matou os hagaritas e ocupou a terra deles na parte leste de Gileade.

Os descendentes de Gade

11A tribo de Gade morou ao norte das terras da tribo de Rúben, na região de Basã, até Salca, no leste. 12Joel foi o fundador do principal grupo de famílias, e Safã foi o fundador do segundo mais importante grupo de famílias. Janai e Safate foram fundadores de outros grupos de famílias em Basã. 13Os outros membros da tribo pertenciam aos seguintes sete grupos de famílias: Micael, Mesulã, Seba, Jorai, Jacã, Zia e Héber. 14Eles eram descendentes de Abiail, filho de Huri, filho de Jaroa, filho de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai, filho de Jado, filho de Buz. 15Aí, filho de Abdiel e neto de Guni, era o chefe desses grupos de famílias. 16Eles moravam nas regiões de Basã e de Gileade, nas cidades dali e por todas as terras de pastagens de Sarom. 17(Estes registros foram feitos no tempo do rei Jotão, de Judá, e do rei Jeroboão, de Israel.)

Os exércitos das tribos do Leste

18Nas tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste havia quarenta e quatro mil setecentos e sessenta soldados bem-treinados no uso de escudos, espadas e arco e flechas. 19Eles fizeram guerra contra as tribos hagaritas de Jetur, Nafis e Nodabe. 20Pediram a ajuda de Deus e confiaram nele, e por isso ele respondeu às suas orações e lhes deu a vitória sobre os hagaritas e os seus aliados. 21Eles tomaram dos inimigos cinquenta mil camelos, duzentas e cinquenta mil ovelhas e dois mil jumentos e levaram cem mil prisioneiros de guerra. 22Mataram muitos inimigos porque a guerra era da vontade de Deus. E ficaram morando naquela região até a época em que o povo foi levado como prisioneiro para fora da sua terra5.22 Mais ou menos em 733 a.C. os assírios conquistaram a região norte de Israel e o território israelita a leste do rio Jordão e levaram o povo como prisioneiro (ver 2Rs 15.29)..

O povo de Manassés do Leste

23O povo de Manassés do Leste ficou morando na região de Basã até as cidades de Baal-Hermom e Senir e o monte Hermom, no norte. Eles aumentaram muito em número. 24Estes foram os chefes dos seus grupos de famílias: Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel. Todos eram soldados valentes e chefes famosos dos seus grupos de famílias.

As tribos do Leste são levadas como prisioneiras

25Mas o povo não foi fiel ao Deus dos seus antepassados e o abandonou para adorar os deuses das nações que Deus havia expulsado da terra. 26Por isso, Deus fez com que Pul, rei da Assíria, que também era conhecido como Tiglate-Pileser, invadisse a terra deles. Ele levou embora as tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste e as fez morar nas cidades de Hala, Habor e Hara e na beira do rio Gozã, onde estão até hoje.

5.26 a
2Rs 15.19