Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000) (NTLH)
23

231Quando já estava bem velho, Davi pôs o seu filho Salomão como rei de Israel.

23.1
1Rs 1.1-40

O trabalho dos levitas

2O rei Davi reuniu todos os líderes israelitas e todos os sacerdotes e levitas. 3Foram contados os levitas de trinta anos para cima, e o total foi de trinta e oito mil homens. 4O rei nomeou vinte e quatro mil deles para administrarem o trabalho de construção do Templo. Nomeou também seis mil para fazerem a escrita e resolverem os problemas que surgissem. 5E ainda nomeou quatro mil para serem guardas dos portões e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos que o próprio rei tinha mandado fazer para isso.

6Davi dividiu os levitas de acordo com os seus três grupos de famílias, que descendiam de Gérson, Coate e Merari.

7Gérson foi pai de dois filhos: Ladã e Simei. 8Ladã foi pai de três filhos: Jeiel, Zetã e Joel, 9que foram os chefes dos grupos de famílias descendentes de Ladã. (Simei foi pai de três filhos: Selomite, Haziel e Harã.)

10-11Simei foi pai de quatro filhos: Jaate, Ziza, Jeús e Berias, pela ordem de idade. Jeús e Berias não tiveram muitos descendentes e por isso foram contados como um só grupo de famílias.

12Coate foi pai de quatro filhos: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 13Anrão, o filho mais velho, foi o pai de Arão e Moisés. (Arão e os seus descendentes foram separados para sempre a fim de tomar conta dos objetos sagrados, para queimarem incenso na adoração a Deus, o Senhor, para o servirem e para abençoarem o povo em seu nome.

23.13
Êx 28.1
14Mas os filhos de Moisés, homem de Deus, foram contados entre os levitas.) 15Moisés foi pai de dois filhos: Gérson e Eliézer. 16O líder dos filhos de Gérson foi Sebuel. 17Eliézer foi pai de somente um filho, chamado Reabias, mas Reabias teve muitos descendentes.

18Isar, o segundo filho de Coate, foi pai de um filho chamado Selomite, que foi o chefe do seu grupo de famílias. 19Hebrom, o terceiro filho de Coate, foi pai de quatro filhos: Jerias, Amariá, Jaaziel e Jecameão. 20Uziel, o quarto filho de Coate, foi pai de dois filhos: Mica e Issias.

21Merari foi pai de dois filhos: Mali e Musi. Mali também foi pai de dois filhos: Eleazar e Quis, 22mas Eleazar morreu sem deixar nenhum filho homem; só deixou filhas. Estas casaram com os primos, os filhos de Quis. 23Musi, o segundo filho de Merari, foi pai de três filhos: Mali, Éder e Jerimote.

24Foram estes os descendentes de Levi, por famílias e por grupos de famílias, registrados nome por nome. Todos os seus descendentes da idade de vinte anos para cima eram responsáveis pelos serviços do Templo de Deus, o Senhor.

25Davi disse:

— O Senhor, o Deus de Israel, tem dado paz ao seu povo e morará em Jerusalém para sempre. 26Por isso, os levitas não precisam mais carregar a Tenda da Presença de Deus nem os objetos usados na adoração.

23.26
Dt 10.8

27Assim, de acordo com as últimas ordens de Davi, quando completavam vinte anos de idade, os levitas eram registrados para o serviço. 28Então eram escalados para ajudar os sacerdotes descendentes de Arão na adoração no Templo, para cuidar dos seus pátios e salas e para conservar puro tudo o que era sagrado; 29para serem responsáveis pelos pães oferecidos a Deus, pela farinha de trigo usada nas ofertas, pelos pães achatados feitos sem fermento, pelas ofertas assadas em frigideiras e pela farinha de trigo misturada com azeite. Eram também encarregados de pesar e medir as ofertas para o Templo; 30de louvar e glorificar o Senhor todas as manhãs e todas as tardes 31e sempre que as ofertas a Deus eram queimadas no sábado, na Festa da Lua Nova e em outras festas. Foram feitas regras a respeito do número de levitas escalados de cada vez para fazerem esse trabalho. Eles ficaram encarregados para sempre da adoração ao Senhor. 32Eles receberam a responsabilidade de cuidar da Tenda da Presença de Deus e do Templo e de ajudar os seus parentes, os sacerdotes descendentes de Arão, na adoração no Templo.

23.28-32
Nm 3.5-9