Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
2

O justo juízo de Deus

21Por isso, você é indesculpável quando julga os outros,

2.1
Mt 7.1
Lc 6.37
não importando quem você é. Pois, naquilo que julga o outro, você está condenando a si mesmo, porque pratica as mesmas coisas que condena. 2Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3E você, que condena os que praticam tais coisas, mas faz o mesmo que eles fazem, pensa que conseguirá se livrar do juízo de Deus? 4Ou será que você despreza a riqueza da bondade, da tolerância e da paciência de Deus, ignorando que a bondade de Deus é que leva você ao arrependimento? 5Mas, por ser teimoso e ter um coração impenitente, você acumula contra si mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6que retribuirá a cada um segundo as suas obras:
2.6
Sl 62.12
Jr 17.10
Mt 16.27
7a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8mas ira e indignação para os egoístas, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
2.8
Rm 1.18
9Tribulação e angústia virão sobre todo aquele que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10mas haverá glória, honra e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. 11Porque Deus não trata as pessoas com parcialidade.
2.11
Dt 10.17
At 10.34
Gl 2.6
Ef 6.9
Cl 3.25
1Pe 1.17

12Assim, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que pecaram sob a lei serão julgados pela lei. 13Porque justos diante de Deus não são aqueles que somente ouvem a lei, mas os que praticam a lei é que serão justificados. 14Quando, pois, os gentios, que não têm a lei, fazem, por natureza, o que a lei ordena, eles se tornam lei para si mesmos, embora não tenham a lei. 15Estes mostram a obra da lei gravada no seu coração, o que é confirmado pela consciência deles e pelos seus pensamentos conflitantes, que às vezes os acusam e às vezes os defendem, 16no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos das pessoas,

2.16
At 10.42
de acordo com o meu evangelho.
2.16
Rm 16.25
2Tm 2.8

Os judeus e a lei

17Mas, se você diz que é judeu, confia na lei e se gloria em Deus; 18se você conhece a vontade de Deus e aprova as coisas excelentes, sendo instruído na lei; 19se você está convencido de que é guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, 20instrutor de insensatos, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade — 21você, pois, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega que não se deve roubar, rouba? 22Você, que diz que não se deve cometer adultério, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba os templos? 23Você, que se gloria na lei, desonra a Deus pela transgressão da lei? 24Pois, como está escrito: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês.”

2.24
Is 52.5

25A circuncisão tem valor se você pratica a lei; mas, se você é transgressor da lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão. 26Portanto, se a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será essa incircuncisão considerada como circuncisão? 27E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente ele julgará você, que, embora tenha a letra da lei e a circuncisão, é transgressor da lei. 28Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. 29Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, pelo Espírito, não segundo a letra,

2.29
2Co 3.6
e cujo louvor não procede de seres humanos, mas de Deus.

3

Paulo responde a objeções

31Qual é, então, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2Muita, sob todos os aspectos.

3.2
At 7.38
Rm 9.4
Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. 3E então? Se alguns não creram, será que a incredulidade deles anulará a fidelidade de Deus? 4De modo nenhum!
3.4
2Tm 2.13
Seja Deus verdadeiro, e todo ser humano, mentiroso, como está escrito:

“Para que sejas justificado

nas tuas palavras

e venhas a vencer

quando fores julgado.”

3.4
Sl 51.4

5Mas, se a nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Seria Deus injusto por aplicar a sua ira?

3.5
Rm 1.18
Falo em termos humanos. 6É claro que não. Do contrário, como Deus julgará o mundo?
3.6
Rm 2.16
7E, se a minha mentira faz com que aumente a verdade de Deus para a sua glória, por que ainda sou condenado como pecador? 8E por que não dizemos, como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos: “Pratiquemos o que é mau, para que nos venha o que é bom”?
3.8
Rm 6.1,15
A condenação destes é justa.

Todos somos pecadores

9Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado. 10Como está escrito:

“Não há justo, nem um sequer,

11não há quem entenda,

não há quem busque a Deus.

12Todos se desviaram

e juntamente se tornaram inúteis;

não há quem faça o bem,

não há nem um sequer.

3.10-12
Sl 14.1-3
53.1-3

13A garganta deles

é sepulcro aberto;

3.13
Sl 5.9

com a língua enganam,

veneno de víbora

está nos seus lábios.

3.13
Sl 140.3

14A boca, eles a têm cheia

de maldição e amargura;

3.14
Sl 10.7

15os seus pés são velozes

para derramar sangue.

16Nos seus caminhos,

há destruição e miséria;

17eles não conhecem

o caminho da paz.

3.15-17
Is 59.7-8

18Não há temor de Deus

diante de seus olhos.”

3.18
Sl 36.1

19Ora, sabemos que tudo o que a lei diz é dito aos que vivem sob a lei,

3.19
Rm 2.12
para que toda boca se cale, e todo o mundo seja culpável diante de Deus. 20Porque ninguém será justificado
3.20
Sl 143.2
Gl 2.16
diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
3.20
Rm 7.7

A justificação pela fé em Jesus Cristo

21Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas. 22É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo,

3.22
Gl 2.16
para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, 23pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
3.23
Rm 3.9
5.12
24sendo justificados gratuitamente, por sua graça,
3.24
Ef 2.8
mediante a redenção
3.24
Ef 1.7
Cl 1.14
que há em Cristo Jesus, 25a quem Deus apresentou como propiciação,
3.25
Lv 16.13-15
1Jo 2.2
no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, 26tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

27Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído.

3.27
1Co 1.29,31
Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé. 28Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. 29Ou seria Deus apenas Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos gentios? Sim, também dos gentios, 30visto que Deus é um só,
3.30
1Co 8.6
o qual justificará o circunciso a partir da fé e o incircunciso por meio da fé.
3.30
Rm 4.11-12
31Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.
3.31
Mt 5.17
Rm 8.4

4

Abraão foi justificado pela fé

41Que diremos, então, a respeito de Abraão, nosso pai segundo a carne? O que foi que ele conseguiu? 2Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem do que se orgulhar, porém não diante de Deus. 3Pois o que diz a Escritura? Ela diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça.”

4.3
Gn 15.6
Gl 3.6
Tg 2.23
4Ora, para quem trabalha, o salário não é considerado como favor, mas como dívida. 5Mas, para quem não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. 6E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado aquele a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras. 7Davi disse:

“Bem-aventurados aqueles cujas

transgressões são perdoadas,

e cujos pecados são cobertos;

8bem-aventurado aquele

a quem o Senhor

jamais atribuir pecado.”

4.7-8
Sl 32.1-2

9Esta bem-aventurança vem apenas sobre os circuncisos ou será que ela vem também sobre os incircuncisos? Porque dizemos: “A fé foi atribuída a Abraão para justiça.”

4.9
Rm 4.3
10Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou sendo ainda incircunciso? Não foi no regime da circuncisão, mas quando ele ainda não havia sido circuncidado. 11E Abraão recebeu o sinal da circuncisão
4.11
Gn 17.10-11
como selo da justiça da fé que teve quando ainda não havia sido circuncidado. E isto para que ele viesse a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que a justiça fosse atribuída também a eles. 12Ele é também pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai,
4.12
Gl 3.7
antes de ser circuncidado.

Promessa e fé

13A promessa de que seria herdeiro do mundo não veio a Abraão ou à sua descendência por meio da lei, e sim por meio da justiça da fé. 14Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa.

4.14
Gl 3.18
15Porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
4.15
Rm 5.13,20
7.7

16Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça,

4.16
Rm 3.24
a fim de que a promessa seja garantida para toda a descendência, não somente à descendência que está no regime da lei, mas também à descendência que tem a fé que Abraão teve — porque Abraão é pai de todos nós, 17como está escrito: “Eu o constituí por pai de muitas nações”
4.17
Gn 17.5
— diante daquele em quem Abraão creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
4.17
Is 48.13

18Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe havia sido dito: “Assim será a sua descendência.”

4.18
Gn 15.5
19E, sem enfraquecer na fé, levou em conta o seu próprio corpo já amortecido, tendo ele quase cem anos,
4.19
Gn 17.17
e a esterilidade do ventre de Sara. 20Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, 21estando plenamente convicto de que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido.
4.21
Gn 18.14
22Assim, também isso lhe foi atribuído para justiça.
4.22
Rm 4.3
23E as palavras “lhe foi atribuído” foram escritas não somente por causa dele, 24mas também por nossa causa, visto que a nós igualmente nos será atribuído, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,
4.24
At 2.24
Rm 8.11
1Pe 1.21
25o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação.
4.25
1Co 15.17

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