Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
12

A rebelião de Miriã e Arão

121Miriã e Arão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuxita que este havia tomado; pois ele tinha tomado uma mulher cuxita. 2E disseram:

— Será que o Senhor falou somente por meio de Moisés? Será que não falou também por meio de nós?

E o Senhor ouviu o que eles disseram. 3Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra.

12.3
Mt 11.29

4Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã:

— Vocês três, dirijam-se à tenda do encontro.

E os três foram até lá. 5Então o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda. Depois, chamou Arão e Miriã, e eles se apresentaram. 6Então o Senhor disse:

— Ouçam, agora, as minhas palavras: se entre vocês há um profeta, eu, o Senhor, em visão me faço conhecer a ele ou falo com ele em sonhos. 7Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

12.7
Hb 3.2
8Falo com ele face a face,
12.8
Dt 34.10
claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor. Como, pois, vocês não tiveram medo de falar contra o meu servo, contra Moisés?

9E a ira do Senhor se acendeu contra eles; e ele se retirou. 10Quando a nuvem se afastou de sobre a tenda, eis que Miriã estava leprosa, branca como a neve. Arão olhou para Miriã, e eis que ela estava coberta de lepra. 11E Arão disse a Moisés:

— Ah! Meu senhor, não ponha sobre nós este pecado, porque agimos de forma tola e pecamos. 12Não permita que Miriã seja como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida.

13Moisés clamou ao Senhor, dizendo:

— Ó Deus, peço-te que a cures.

14O Senhor respondeu a Moisés:

— Se o pai de Miriã tivesse cuspido no rosto dela, não seria envergonhada por sete dias? Que ela seja encerrada sete dias fora do arraial

12.14
Nm 5.2-3
e, depois, trazida de volta.

15Assim, Miriã foi detida fora do arraial durante sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi trazida de volta. 16Porém, depois, o povo partiu de Hazerote e acampou no deserto de Parã.