Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
21

Leis para os sacerdotes

211O Senhor disse a Moisés:

— Fale aos sacerdotes, os filhos de Arão, e diga-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo, 2a não ser que se trate de um parente mais chegado: a mãe, o pai, um filho, uma filha, um irmão. 3Também no caso da morte de uma irmã virgem, chegada a ele, que ainda não teve marido, pode contaminar-se. 4Ele, sendo homem principal entre o seu povo, não se contaminará, pois ele se profanaria. 5Os sacerdotes não farão

21.5
Lv 19.27-28
Dt 14.1
calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem farão cortes no próprio corpo. 6Serão santos para o seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do Senhor, o pão de seu Deus; portanto, serão santos. 7Não poderão casar com mulher prostituta ou desonrada, nem com mulher divorciada de seu marido, pois o sacerdote é santo para o seu Deus. 8Portanto, você deve considerá-lo santo, porque oferece o pão do seu Deus. Ele será santo para vocês, porque eu, o Senhor que os santifico, sou santo. 9Se a filha de um sacerdote se desonrar, entregando-se à prostituição, profana o pai dela; será queimada.

10— O sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que for consagrado para usar as vestes sagradas, não deixará os cabelos sem pentear, nem rasgará as suas roupas.21.10 Sinais de luto 11Não se aproximará de cadáver algum, nem se contaminará por causa do seu pai ou da sua mãe. 12Não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus, pois a consagração do óleo da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor. 13Ele tomará por mulher uma virgem. 14Não casará com viúva, divorciada, desonrada ou prostituta, mas tomará por mulher uma virgem do seu povo. 15E não profanará a sua descendência entre o seu povo, porque eu sou o Senhor, que o santifico.

16O Senhor disse a Moisés:

17— Fale a Arão, dizendo: Nenhum dos seus descendentes, nas suas gerações, em quem houver algum defeito se aproximará para oferecer o pão do seu Deus. 18Pois nenhum homem em quem houver defeito se aproximará: seja um homem cego, coxo, de rosto mutilado ou desproporcionado, 19homem que tiver o pé quebrado ou mão quebrada, 20que for corcunda, anão, que tiver defeito nos olhos, sarna, feridas na pele, ou que tiver testículo esmagado. 21Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver algum defeito se aproximará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; ele tem defeito; não se aproximará para oferecer o pão do seu Deus. 22Poderá comer o pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo. 23Porém não poderá entrar até o véu, nem se aproximará do altar, porque tem defeito, para que não profane os meus santuários, porque eu sou o Senhor, que os santifico.

24Foi isso que Moisés disse a Arão, aos filhos deste e a todos os filhos de Israel.