Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
11

Outras vitórias de Josué

111Quando Jabim, rei de Hazor, ouviu isto, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, ao rei Sinrom, ao rei Acsafe 2e aos reis que estavam na região montanhosa ao norte, na Arabá ao sul de Quinerete, na Sefelá e em Nafate-Dor, do lado do mar, 3aos cananeus do leste e do oeste: aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos jebuseus nas montanhas e aos heveus ao pé do Hermom, na terra de Mispa. 4Saíram, pois, estes e todas as suas tropas com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar, e também muitos cavalos e carros de guerra. 5Todos estes reis se ajuntaram, vieram e acamparam junto às águas de Merom, para lutar contra Israel.

6O Senhor disse a Josué:

— Não tenha medo deles, porque amanhã, a esta mesma hora, eu os entregarei, todos mortos, aos filhos de Israel. Você mutilará os cavalos deles e queimará os seus carros de guerra.

7Josué e todos os homens de guerra com ele avançaram de surpresa contra eles junto às águas de Merom, e os atacaram. 8O Senhor os entregou nas mãos de Israel, que os atacou e perseguiu até a grande Sidom, e até Misrefote-Maim, e até o vale de Mispa, ao leste. Os israelitas os mataram sem deixar nem sequer um. 9Josué fez com eles como o Senhor lhe havia ordenado: mutilou os cavalos deles e queimou os seus carros de guerra.

10Nesse mesmo tempo, Josué voltou, tomou Hazor e feriu à espada o seu rei, porque naquela época Hazor era a capital de todos esses reinos. 11Mataram à espada todos os que nela estavam e os destruíram totalmente;

11.11
Dt 20.16
ninguém sobreviveu. E a cidade de Hazor foi queimada. 12Josué tomou todas essas cidades e também os seus reis. Matou todos, destruindo-os totalmente, como Moisés, servo do Senhor, havia ordenado. 13Mas os israelitas não queimaram as cidades que estavam sobre as colinas, exceto Hazor, que Josué queimou. 14Os israelitas saquearam para si todos os despojos dessas cidades e também o gado; porém mataram à espada todas as pessoas, até que as destruíram; e ninguém sobreviveu. 15Como o Senhor havia ordenado a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez. Nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o Senhor havia ordenado a Moisés.

16Assim Josué tomou toda aquela terra, a saber, a região montanhosa, todo o Neguebe, toda a terra de Gósen, a Sefelá, a Arabá e a região montanhosa de Israel com as suas planícies; 17desde o monte Halaque, que sobe a Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, ao pé do monte Hermom; também venceu todos os seus reis e os matou. 18Por muito tempo, Josué fez guerra contra todos esses reis. 19Não houve cidade que fizesse paz com os filhos de Israel, a não ser os heveus, moradores de Gibeão;

11.19
Js 9.3,7
todas as demais foram tomadas por meio de guerra. 20Porque do Senhor vinha o endurecimento do seu coração para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem totalmente destruídos e não se tivesse piedade alguma; pelo contrário, fossem totalmente destruídos, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
11.20
Dt 7.16

21Naquele tempo, Josué foi e eliminou os anaquins da região montanhosa, de Hebrom, de Debir, de Anabe, e de todas as montanhas de Judá, e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades. 22Nem um dos anaquins sobreviveu na terra dos filhos de Israel; somente em Gaza, Gate e Asdode permaneceram alguns. 23Assim Josué tomou toda esta terra, segundo tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés.

11.23
Dt 1.38
E Josué deu a terra em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões e tribos. E a terra repousou da guerra.

12

Os reis vencidos por Moisés

121Estes são os reis

12.1
Nm 21.21-35
Dt 2.26—3.11
da terra que os filhos de Israel derrotaram e de cujas terras se apossaram do outro lado do Jordão, na direção do leste, desde o ribeiro de Arnom até o monte Hermom e toda a planície do leste: 2Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom e dominava desde Aroer, que está à beira do vale de Arnom, e desde o meio do vale e a metade de Gileade até o ribeiro de Jaboque, limite dos filhos de Amom; 3desde a campina até o mar de Quinerete, para o leste, e até o mar da Campina, o mar Salgado, para o leste, pelo caminho de Bete-Jesimote; e desde o sul abaixo das encostas do monte Pisga.

4Também derrotaram Ogue, rei de Basã, um dos remanescentes dos refains que morava em Astarote e em Edrei. 5Ele dominava no monte Hermom, em Salca e em toda a Basã, até a fronteira dos gesuritas e dos maacatitas, e metade de Gileade, até a fronteira de Seom, rei de Hesbom. 6Moisés, servo do Senhor, e os filhos de Israel os derrotaram. E Moisés, servo do Senhor, deu esta terra

12.6
Nm 32.33
Dt 3.12
como propriedade aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés.

Os reis vencidos por Josué

7Estes são os reis da terra que Josué e os filhos de Israel derrotaram deste lado do Jordão, na direção do oeste, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, que sobe a Seir, e cuja terra Josué deu como propriedade às tribos de Israel, segundo as suas divisões, 8a saber, o que havia na região montanhosa, na Sefelá, na Arabá, nas descidas das águas, no deserto e no Neguebe, onde estava o heteu, o amorreu, o cananeu, o ferezeu, o heveu e o jebuseu: 9o rei de Jericó; o rei de Ai, que está ao lado de Betel; 10o rei de Jerusalém; o rei de Hebrom; 11o rei de Jarmute; o rei de Laquis; 12o rei de Eglom; o rei de Gezer; 13o rei de Debir; o rei de Geder; 14o rei de Horma; o rei de Arade; 15o rei de Libna; o rei de Adulão; 16o rei de Maquedá; o rei de Betel; 17o rei de Tapua; o rei de Héfer; 18o rei de Afeca; o rei de Lasarom; 19o rei de Madom; o rei de Hazor; 20o rei de Sinrom-Merom; o rei de Acsafe; 21o rei de Taanaque; o rei de Megido; 22o rei de Quedes; o rei de Jocneão do Carmelo; 23o rei de Dor, em Nafate-Dor; o rei de Goim, em Gilgal; 24e o rei de Tirza. Ao todo, trinta e um reis.

13

As terras ainda não conquistadas

131Josué já era bem idoso e o Senhor lhe disse:

— Você já é bem idoso, e ainda ficou muita terra para ser conquistada. 2Esta é a terra ainda não conquistada: todas as regiões dos filisteus e toda a Gesur; 3desde Sior, que está diante do Egito, até o limite de Ecrom, para o norte, que se considera como dos cananeus; cinco governantes dos filisteus: o de Gaza, o de Asdode, o de Asquelom, o de Gate e o de Ecrom; e os aveus, 4ao sul, além de toda a terra dos cananeus e Meara, que é dos sidônios, até Afeca, na fronteira dos amorreus; 5e ainda a terra dos gibleus e todo o Líbano, para o leste, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até a entrada de Hamate; 6todos os que habitam nas montanhas desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios. Eu os expulsarei de diante dos filhos de Israel; reparta, pois, a terra

13.6
Nm 33.54
por herança a Israel, como ordenei a você. 7Distribua, agora, a terra por herança às nove tribos e à meia tribo de Manassés.

As terras das tribos a leste do Jordão

8Com a outra meia tribo, os rubenitas e os gaditas já receberam a sua herança do outro lado do Jordão, para o leste, como já lhes tinha dado Moisés,

13.8
Nm 32.33
Dt 3.12
servo do Senhor. 9Começando com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale, todo o planalto de Medeba até Dibom; 10e todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, até a fronteira dos filhos de Amom. 11E Gileade, o território dos gesuritas, o dos maacatitas, todo o monte Hermom e toda a Basã até Salca; 12todo o reino de Ogue, em Basã, que reinou em Astarote e em Edrei, que ficou do resto dos refains, o qual Moisés derrotou e expulsou. 13Porém os filhos de Israel não expulsaram os gesuritas, nem os maacatitas; pelo contrário, Gesur e Maacate permaneceram no meio de Israel até o dia de hoje.

As heranças distribuídas por Moisés

14Foi somente à tribo de Levi que Moisés não deu herança;

13.14
Dt 18.1
as ofertas queimadas do Senhor, Deus de Israel, são a sua herança, como já lhe tinha dito.

15Moisés deu herança à tribo dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias, 16começando o seu território com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale e todo o planalto até Medeba; 17Hesbom e todas as suas cidades, que estão no planalto: Dibom, Bamote-Baal e Bete-Baal-Meom, 18Jaza, Quedemote, Mefaate; 19Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, no monte do vale; 20Bete-Peor, as encostas do monte Pisga e Bete-Jesimote; 21e todas as cidades do planalto e todo o reino de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, a quem Moisés derrotou, bem como os príncipes de Midiã, Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, príncipes de Seom, moradores da terra. 22Além de outros que foram mortos, os filhos de Israel também mataram à espada Balaão, filho de Beor, o adivinho.

13.22
Nm 31.8
23A fronteira dos filhos de Rúben é o Jordão e suas imediações; esta é a herança dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias: as cidades com suas aldeias.

24Moisés deu herança à tribo de Gade, a saber, a seus filhos, segundo as suas famílias. 25O seu território incluía Jazer, todas as cidades de Gileade e metade da terra dos filhos de Amom, até Aroer, que está diante de Rabá; 26desde Hesbom até Ramate-Mispa e Betonim; e desde Maanaim até o limite de Debir; 27e, no vale: Bete-Arã, Bete-Ninra, Sucote e Zafom, o resto do reino de Seom, rei de Hesbom, mais o Jordão e suas imediações, até a extremidade do mar de Quinerete, do outro lado do Jordão, na direção do leste. 28Esta é a herança dos filhos de Gade, segundo as suas famílias: as cidades com as suas aldeias.

29Moisés também deu herança à meia tribo de Manassés, segundo as suas famílias. 30O seu território começava com Maanaim e incluía todo o Basã, todo o reino de Ogue, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair, que estão em Basã, sessenta cidades; 31e metade de Gileade, Astarote e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã. Estas foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias.

32São estas as heranças que Moisés repartiu nas campinas de Moabe, do outro lado do Jordão, na altura de Jericó, para o leste. 33Porém à tribo de Levi Moisés não deu herança; o Senhor, Deus de Israel,

13.33
Nm 18.20
Dt 18.2
é a sua herança, como já lhe tinha dito.