Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)

Jeremias na prisão

371Zedequias, filho de Josias, a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia constituído rei

37.1
2Rs 24.17
2Cr 36.10
na terra de Judá, reinou em lugar de Conias, filho de Jeoaquim. 2Mas nem ele, nem os seus servos, nem o povo da terra deram ouvidos às palavras do Senhor, que ele falou por meio do profeta Jeremias.
37.2
2Cr 36.12

3Contudo, o rei Zedequias mandou que Jucal, filho de Selemias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaseias, fossem falar com o profeta Jeremias, para dizer:

— Por favor, ore ao Senhor, nosso Deus, por nós.

4Jeremias andava livremente entre o povo, porque ainda não tinha sido preso.

37.4
Jr 32.2
5O exército de Faraó tinha vindo do Egito. Quando os caldeus, que sitiavam Jerusalém, ouviram isso, retiraram-se dela.
37.5
Jr 34.21

6Então a palavra do Senhor veio ao profeta Jeremias, dizendo:

7— Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Digam ao rei de Judá, que pediu que vocês viessem a mim, para me consultar: “Eis que o exército de Faraó, que saiu do Egito para socorrer vocês, voltará para a sua terra, no Egito. 8Então os caldeus voltarão a esta cidade. Eles lutarão contra ela, tomarão a cidade e a queimarão.

37.8
Jr 34.22
9Assim diz o Senhor: Não se enganem, dizendo: ‘Sem dúvida, os caldeus irão embora.’ Porque eles não irão embora. 10Porque, ainda que vocês derrotassem todo o exército dos caldeus, que está lutando contra vocês, e ficassem deles apenas homens feridos, eles se levantariam, cada um na sua tenda, e queimariam esta cidade.”

11Quando o exército dos caldeus se havia retirado de Jerusalém, por causa do exército de Faraó, 12Jeremias saiu de Jerusalém, a fim de ir à terra de Benjamim, para receber a sua parte de uma herança que tinha no meio do povo. 13Ao chegar ao Portão de Benjamim, achava-se ali um capitão da guarda, cujo nome era Jerias, filho de Selemias, filho de Hananias. O capitão prendeu o profeta Jeremias, dizendo:

— Você está fugindo para o lado dos caldeus.

14Jeremias respondeu:

— É mentira! Não estou fugindo para o lado dos caldeus.

Mas Jerias não lhe deu ouvidos; prendeu Jeremias e o levou às autoridades. 15As autoridades, iradas contra Jeremias, açoitaram-no e o prenderam na casa de Jônatas, o escrivão. Essa casa tinha sido transformada em prisão.

16Assim, Jeremias foi levado às celas do calabouço, onde ficou por muitos dias. 17O rei Zedequias mandou trazê-lo para sua casa e, em secreto, lhe perguntou:

— Há alguma palavra do Senhor?

Jeremias respondeu:

— Há.

E continuou:

— O senhor, ó rei, será entregue nas mãos do rei da Babilônia.

37.17
Jr 21.7

18Então Jeremias perguntou ao rei Zedequias:

— Em que pequei contra o senhor, ó rei, ou contra os seus servos, ou contra este povo, para que me pusessem na prisão? 19Onde estão agora os profetas que lhes profetizavam, dizendo: “O rei da Babilônia não virá contra vocês, nem contra esta terra”? 20E agora, ó rei, meu senhor, escute, e que a minha humilde súplica seja bem-acolhida! Não me mande de volta à casa de Jônatas, o escrivão, para que eu não venha a morrer ali.

21Então o rei Zedequias ordenou que pusessem Jeremias no pátio da guarda. E, cada dia, davam-lhe um pão da Rua dos Padeiros, até acabar-se todo o pão da cidade. Assim Jeremias ficou no pátio da guarda.