Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
7

Melquisedeque, tipo de Cristo

71Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, foi ao encontro de Abraão, quando este voltava da matança dos reis, e o abençoou. 2Foi para ele que Abraão separou o dízimo de tudo.

7.2
Gn 14.17-20
Primeiramente o nome dele significa “rei da justiça”; depois também é “rei de Salém”, ou seja, “rei da paz”. 3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, ele não teve princípio de dias nem fim de existência, mas, feito semelhante ao Filho de Deus,
7.3
Hb 4.14
6.6
permanece sacerdote para sempre.

O sacerdócio de Cristo é superior ao levítico

4Vejam como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. 5Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, de acordo com a lei, de recolher os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora estes sejam descendentes de Abraão.

7.5
Nm 18.21
6Entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre os filhos de Levi recebeu dízimos de Abraão e abençoou aquele que havia recebido as promessas. 7Evidentemente, não há dúvida de que o inferior é abençoado pelo superior. 8Aliás, aqui os que recebem dízimos são homens mortais, porém ali o dízimo foi recebido por aquele de quem se testifica que vive. 9E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. 10Porque Levi, por assim dizer, já estava no corpo de seu pai Abraão, quando Melquisedeque foi ao encontro deste.

O sacerdócio de Cristo é eterno

11Portanto, se a perfeição fosse possível por meio do sacerdócio levítico — pois foi com base nele que o povo recebeu a lei —, que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e não segundo a ordem de Arão?

7.11
Hb 8.6-7
12Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente muda também a lei. 13Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço diante do altar. 14Pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá,
7.14
Gn 49.10
Is 11.1
Ap 5.5
tribo à qual Moisés nunca falou nada a respeito de sacerdócio. 15E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, surge outro sacerdote, 16constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida que não tem fim. 17Porque dele se testifica:

“Você é sacerdote para sempre,

segundo a ordem

de Melquisedeque.”

7.17
Sl 110.4
Hb 5.6

18Portanto, por um lado, se revoga a ordenança anterior, por causa de sua fraqueza e inutilidade, 19pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma;

7.19
Rm 8.3
Hb 7.11
e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.

20E isto não se deu sem juramento. Porque os outros são feitos sacerdotes sem juramento, 21mas este foi feito sacerdote com juramento, por aquele que lhe disse:

“O Senhor jurou

e não se arrependerá:

‘Você é sacerdote para sempre.’”

7.21
Sl 110.4
Hb 5.6
7.17

22Por isso mesmo, Jesus se tornou fiador de superior aliança.

7.22
Hb 8.6
9.15
12.24
13.20

23Ora, os outros são feitos sacerdotes em maior número, porque a morte os impede de continuar; 24Jesus, no entanto, porque continua para sempre,

7.24
Hb 5.6
13.8
tem o seu sacerdócio imutável. 25Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
7.25
Rm 8.34
Hb 9.24

26Porque nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula,

7.26
2Co 5.21
Hb 4.14-15
1Pe 2.22
separado dos pecadores e exaltado acima dos céus, 27que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer sacrifícios todos os dias, primeiro, por seus próprios pecados,
7.27
Lv 9.7
depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo ofereceu.
7.27
Ef 5.2
Hb 9.12,28
10.10
28Porque a lei constitui homens sujeitos a fraquezas como sumos sacerdotes, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
7.28
Hb 2.10
5.9

8

Jesus, Mediador da nova aliança

81Ora, o essencial das coisas que estamos dizendo é que temos tal sumo sacerdote, que se assentou à direita do trono

8.1
Sl 110.1
Hb 1.3
4.14
da Majestade nos céus, 2como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.
8.2
Hb 9.11,24

3Pois todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios;

8.3
Hb 5.1
por isso, era necessário que também esse sumo sacerdote tivesse o que oferecer. 4Se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, visto existirem aqueles que oferecem os dons segundo a lei. 5Estes ministram em figura e sombra das coisas celestiais,
8.5
Cl 2.17
Hb 9.23
10.1
assim como Moisés foi divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo. Pois Deus disse: “Tenha cuidado para fazer tudo de acordo com o modelo que foi mostrado a você no monte.”
8.5
Êx 25.40
At 7.44
6Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança
8.6
Hb 7.22
9.15
12.24
13.20
instituída com base em superiores promessas.

7Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda aliança. 8E, de fato, repreendendo-os, diz:

“Eis aí vêm dias, diz o Senhor,

e firmarei nova aliança

com a casa de Israel

e com a casa de Judá,

9não segundo a aliança

que fiz com os seus pais,

no dia em que os tomei pela mão,

para os tirar da terra do Egito;

pois eles não continuaram

na minha aliança,

e eu não dei atenção a eles,

diz o Senhor.

10Porque esta é a aliança que farei

com a casa de Israel,

depois daqueles dias,

diz o Senhor:

Imprimirei as minhas leis

na mente deles

e as inscreverei

sobre o seu coração;

e eu serei o seu Deus,

e eles serão o meu povo.

11E não ensinará jamais

cada um ao seu próximo,

nem cada um ao seu irmão,

dizendo: ‘Conheça o Senhor’;

porque todos me conhecerão,

desde o menor

até o maior deles.

12Pois, para com

as suas iniquidades,

usarei de misericórdia

e dos seus pecados

jamais me lembrarei.”

8.8-12
Jr 31.31-34

13Quando ele diz “nova aliança”, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.

9

O santuário terrestre

91Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de culto divino e o seu santuário terrestre. 2Porque foi edificado um tabernáculo, cuja parte da frente, onde estavam o candelabro,

9.2
Êx 25.31
a mesa e os pães da proposição,
9.2
Êx 25.30
se chama o Santo Lugar. 3Por trás do segundo véu se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos,
9.3
Êx 26.33
4ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso
9.4
Êx 30.1
e a arca da aliança totalmente coberta de ouro,
9.4
Êx 25.10-11
na qual estava uma urna de ouro contendo o maná,
9.4
Êx 16.33
o bordão de Arão,
9.4
Nm 17.8-10
que floresceu, e as tábuas da aliança. 5Sobre a arca estavam os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório.
9.1-5
Êx 25.18,20
Mas dessas coisas não falaremos, agora, com mais detalhes.

6Ora, depois que foram feitos todos esses preparativos, os sacerdotes entram continuamente no primeiro tabernáculo

9.6
Nm 18.2-6
para realizar os serviços sagrados. 7Mas, no segundo, o sumo sacerdote entra sozinho uma vez por ano,
9.7
Êx 30.10
Lv 16.2,14-18,34
não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo. 8Com isto o Espírito Santo quer dar a entender que o caminho do Santuário ainda não se manifestou, enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido. 9Isso é uma parábola para a época presente, na qual se oferecem dons e sacrifícios, embora estes, no que diz respeito à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto,
9.9
Hb 7.19
10pois não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas,
9.10
Hb 13.9
bebidas e diversas cerimônias de purificação,
9.10
Nm 19.7
impostas até o tempo oportuno de reforma.

O sacrifício de Cristo é perfeito e eficaz

11Quando, porém, Cristo veio como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos humanas, quer dizer, não desta criação,

9.11
Hb 8.2
12e não pelo sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue,
9.12
Hb 13.12
ele entrou no Santuário, uma vez por todas, e obteve uma eterna redenção. 13Portanto, se o sangue de bodes e de touros
9.13
Lv 16.15-16
e a cinza de uma novilha,
9.13
Nm 19.9,17-19
aspergidos sobre os contaminados, os santificam quanto à purificação da carne, 14muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo ofereceu sem mácula a Deus,
9.14
1Pe 1.19
purificará
9.14
1Jo 1.7
a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
9.14
Tt 2.14

15Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança,

9.15
Hb 7.22
8.6
12.24
13.20
a fim de que os que foram chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que houve uma morte para remissão das transgressões que foram cometidas sob a primeira aliança. 16Porque, onde há um testamento, é necessário constatar a morte de quem o fez. 17Sim, porque um testamento só é confirmado depois da morte de quem o fez, pois de maneira nenhuma um testamento tem força de lei enquanto ainda vive quem o fez. 18Por isso, nem a primeira aliança foi estabelecida sem sangue. 19Porque, havendo Moisés proclamado a todo o povo todos os mandamentos conforme a lei, pegou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã tingida de escarlate e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também todo o povo, 20dizendo: “Este é o sangue da aliança que Deus ordenou para vocês.”
9.19-20
Êx 24.6-8
21Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo
9.21
Lv 8.15
e todos os utensílios do serviço sagrado. 22De fato, segundo a lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue; e sem derramamento de sangue
9.22
Lv 17.11
não há remissão.

23Era necessário, portanto, que as figuras

9.23
Hb 8.5
das coisas que estão nos céus fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais requerem sacrifícios superiores àqueles. 24Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos humanas, figura do verdadeiro Santuário, porém no próprio céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus. 25Ele não entrou para oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote entra todos os anos no Santo dos Santos com sangue alheio. 26Se fosse assim, ele precisaria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao chegar o fim dos tempos,
9.26
1Co 10.11
Hb 1.2
ele se manifestou uma vez por todas,
9.26
1Jo 3.5
para aniquilar o pecado por meio do sacrifício de si mesmo.
9.26
Hb 7.27
9.12,14
27E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez,
9.27
Gn 3.19
vindo, depois disso, o juízo, 28assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez por todas para tirar os pecados de muitos,
9.28
1Pe 3.18
aparecerá segunda vez,
9.28
At 1.11
não para tirar pecados, mas para salvar aqueles que esperam por ele.
9.28
Fp 3.20

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitando todos as suas informações pessoais.[ocultar]