Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
3

31Ainda me disse:

— Filho do homem, coma o que está aí diante de você. Coma esse rolo;

3.1
Ap 10.9-10
depois, vá falar à casa de Israel.

2Então abri a boca, e ele me deu o rolo para comer. 3E me disse:

— Filho do homem, coma e encha o seu estômago com este rolo que eu lhe dou.

Eu o comi, e na minha boca era doce como o mel.

A missão do profeta

4Disse-me ainda:

— Filho do homem, vá à casa de Israel e diga-lhe as minhas palavras. 5Porque você não está sendo enviado a um povo de fala obscura nem de língua difícil,

3.5
Is 33.19
mas à casa de Israel. 6Você não está sendo enviado a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, cujas palavras você não poderia entender. Se eu o enviasse a esses povos, eles certamente dariam ouvidos a você. 7Mas a casa de Israel não vai querer dar ouvidos a você, porque não quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel tem o coração fechado e a mente endurecida.
3.7
Ez 2.4
8Eis que endureci o seu rosto contra o rosto deles e endureci a sua fronte contra a fronte deles. 9Tornei a sua fronte mais dura do que a rocha — como o diamante. Portanto, não tenha medo deles, nem se assuste com o rosto deles, porque são casa rebelde.
3.9
Ez 2.6

10Ainda me disse mais:

— Filho do homem, guarde em seu coração todas as minhas palavras que eu lhe falar e ouça-as com muita atenção. 11Vá falar com os exilados, os filhos do seu povo, e, quer ouçam quer deixem de ouvir, fale com eles e diga-lhes: “Assim diz o Senhor Deus.”

12Então o Espírito me levantou, e ouvi atrás de mim a voz de um grande estrondo, que, levantando-se do seu lugar, dizia:

— Bendita seja a glória do Senhor.

13Ouvi o ruído das asas dos seres viventes, que tocavam umas nas outras, e o barulho das rodas

3.13
Ez 1.15
juntamente com eles e o som de um grande estrondo. 14Então o Espírito me levantou e me levou. Eu fui, amargurado no furor do meu espírito, e a mão do Senhor se fez forte sobre mim. 15Então fui a Tel-Abibe, aos exilados que habitavam junto ao rio Quebar, e, durante sete dias, assentei-me ali, perplexo, no meio deles.

O atalaia de Israel

16Depois dos sete dias, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

17— Filho do homem, eu o coloquei como atalaia sobre a casa de Israel. Você ouvirá a palavra da minha boca e lhes dará aviso da minha parte. 18Quando eu disser ao ímpio: “Você certamente morrerá”, e você não o avisar e nada disser para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse ímpio morrerá na sua maldade, mas você será responsável pela morte dele. 19Mas, se você avisar o ímpio, e ele não se converter da sua maldade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua maldade, mas você terá salvo a sua vida.

20— Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá. Visto que você não o avisou, ele morrerá no seu pecado, e os atos de justiça que ele havia praticado não serão lembrados, e você será responsável pela morte dele. 21No entanto, se você avisar o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e você terá salvo a sua vida.

3.16-21
Ez 33.1-9

22A mão do Senhor veio sobre mim, e ele me disse:

— Levante-se e vá para o vale, onde falarei com você.

23Levantei-me e fui para o vale, e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que eu tinha visto junto ao rio Quebar;

3.23
Ez 1.1,28
e caí com o rosto em terra. 24Então o Espírito entrou em mim,
3.24
Ez 2.2
e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse:

— Vá para a sua casa e tranque-se dentro dela. 25Quanto a você, filho do homem, eis que porão cordas sobre você e irão amarrá-lo com elas; e você não poderá sair para o meio do povo. 26Farei com que a sua língua se apegue ao céu da boca, e você ficará mudo e incapaz de os repreender; porque são casa rebelde. 27Mas, quando eu falar com você, eu lhe devolverei a fala e você lhes dirá: “Assim diz o Senhor Deus.” Quem ouvir, que ouça; e quem deixar de ouvir, que fique sem ouvir; porque são casa rebelde.