Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)

Deus manda trazer ofertas para o tabernáculo

Êx 35.4-9

251O Senhor disse a Moisés:

2— Diga aos filhos de Israel que me tragam uma oferta. De todo homem cujo coração o mover para isso, dele vocês receberão a minha oferta. 3Esta é a oferta que dele vocês receberão: ouro, prata e bronze; 4pano azul, púrpura e carmesim; linho fino; pelos de cabra; 5peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia; 6azeite para a iluminação; especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático; 7pedras de ônix e pedras de engaste, para a estola sacerdotal e para o peitoral. 8E farão para mim um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. 9Segundo tudo o que eu mostrar a você como modelo do tabernáculo e como modelo de todos os seus móveis, assim mesmo vocês o farão.

A arca da aliança

Êx 37.1-5

10— Também farão uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento, sessenta e seis centímetros de largura, e sessenta e seis centímetros de altura. 11Revista a arca de ouro puro. Coloque esse revestimento por dentro e por fora, e ponha um remate de ouro ao redor da arca. 12Mande fundir quatro argolas de ouro e fixe-as nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado. 13Faça também cabos grossos de madeira de acácia e revista-os de ouro. 14Passe os cabos pelas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada por meio deles. 15Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela. 16E você porá na arca o testemunho, que eu lhe darei.

O propiciatório

Êx 37.6-9

17— Faça também um propiciatório de ouro puro, de um metro e dez de comprimento e sessenta e seis centímetros de largura. 18Faça dois querubins de ouro batido, nas duas extremidades do propiciatório. 19Um querubim deve ficar numa extremidade, e o outro, na outra extremidade. Faça os querubins nas duas extremidades de modo que formem uma só peça com o propiciatório. 20Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório. Eles estarão de frente um para o outro, olhando para o propiciatório. 21Ponha o propiciatório em cima da arca; e dentro dela coloque o testemunho, que eu lhe darei. 22Ali eu me encontrarei com você e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei com você a respeito de tudo o que eu lhe ordenar para os filhos de Israel.

A mesa dos pães da proposição

Êx 37.10-16

23— Faça também uma mesa de madeira de acácia. Terá o comprimento de oitenta e oito centímetros, a largura de quarenta e quatro e a altura de sessenta e seis. 24Faça um revestimento de ouro puro e ponha um remate de ouro ao redor. 25Faça também uma borda ao redor, da largura de quatro dedos, e ponha um remate de ouro ao redor da borda. 26Faça também quatro argolas de ouro e fixe-as nos quatro cantos que estão nos quatro pés da mesa. 27As argolas devem estar perto da borda, como lugares para os cabos, para que se possa carregar a mesa. 28Faça estes cabos de madeira de acácia e revista-os de ouro, para que a mesa possa ser carregada por meio deles. 29Faça também os seus pratos, os seus recipientes para incenso, as suas jarras e as suas taças em que serão oferecidas as libações; faça tudo isso de ouro puro. 30Ponha

25.30
Lv 24.5-8
sobre a mesa os pães da proposição diante de mim perpetuamente.

O candelabro

Êx 37.17-24

31— Faça também um candelabro de ouro puro; de ouro batido deverá ser feito este candelabro. O seu pedestal, a sua haste, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. 32Seis hastes sairão dos lados do candelabro: três de um lado e três do outro. 33Numa haste haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; na outra haste haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e assim serão as seis hastes que saem do candelabro.

34— Mas no candelabro mesmo haverá quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. 35Haverá uma maçaneta sob duas hastes que saem dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hastes que saem dele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. 36As maçanetas e as hastes do candelabro formarão uma só peça com o mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.

37— Faça também as sete lâmpadas do candelabro, as quais se acenderão para iluminar o espaço diante dele. 38As suas tesouras de cortar pavios e os seus apagadores serão de ouro puro. 39Com trinta e quatro quilos de ouro puro se fará o candelabro com todos estes utensílios. 40Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo

25.40
At 7.44
Hb 8.5
que foi mostrado a você no monte.