Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
6

Hamã é forçado a honrar Mordecai

61Naquela noite, o rei não pôde dormir. Então mandou buscar o Livro dos Feitos Memoráveis, que foi lido diante do rei. 2Achou-se escrito que Mordecai é quem havia denunciado Bigtã e Teres,

6.2
Et 2.21-22
os dois eunucos do rei, guardas da porta, que tinham planejado matar o rei Assuero. 3Então o rei perguntou:

— Que honras e distinções foram conferidas a Mordecai por ter feito isso?

Os servos do rei que o serviam responderam:

— Ele não recebeu nenhuma recompensa!

4O rei perguntou:

— Quem está no pátio?

Ora, Hamã tinha entrado no pátio exterior do palácio real, para pedir ao rei que Mordecai fosse pendurado na forca que ele, Hamã, lhe havia preparado. 5Os servos do rei lhe disseram:

— Hamã está no pátio.

Então o rei mandou que ele entrasse. 6Hamã entrou. E o rei lhe perguntou:

— O que você acha que deveria ser feito ao homem a quem o rei deseja honrar?

Então Hamã pensou assim: “A quem mais o rei poderia querer honrar a não ser a mim?” 7Por isso ele respondeu ao rei:

— Quanto ao homem a quem o rei gostaria de honrar, 8que sejam trazidos os trajes reais, que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei costuma andar montado e sobre cuja cabeça tenha sido colocada uma coroa real. 9Que os trajes e o cavalo sejam entregues a um dos mais nobres oficiais do rei, para que se encarregue de vestir aquele a quem o rei deseja honrar. Depois, que o leve a cavalo pela praça da cidade, proclamando em voz alta: “É isto que se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.”

10Então o rei disse a Hamã:

— Vá depressa, pegue os trajes e o cavalo, e faça com o judeu Mordecai tudo o que você falou. Ele está sentado junto à porta do rei. E não omita coisa nenhuma de tudo o que você falou.

11Hamã pegou os trajes e o cavalo, vestiu Mordecai, e o levou a cavalo pela praça da cidade, proclamando em voz alta: “É isto que se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.”

12Depois disto, Mordecai voltou para a porta do rei, enquanto Hamã foi correndo para casa, angustiado e de cabeça coberta. 13Hamã contou a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos tudo o que tinha acontecido com ele. Então os seus amigos, que eram sábios, e Zeres, sua mulher, disseram:

— Se Mordecai, diante do qual você já começou a cair, é da descendência dos judeus, você não conseguirá fazer nada contra ele. Você certamente será derrotado.

14Enquanto estes ainda falavam com ele, os eunucos do rei chegaram e, sem demora, levaram Hamã ao banquete que Ester havia preparado.