Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
34

A morte de Moisés

341Então Moisés subiu das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao alto do monte Pisga, que está em frente de Jericó. E o Senhor lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã; 2e todo o Naftali, e a terra de Efraim e Manassés; e toda a terra de Judá até o mar ocidental; 3e o Neguebe e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até a região de Zoar. 4E o Senhor disse a Moisés:

— Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão,

34.4
Gn 12.7
a Isaque
34.4
Gn 26.3
e a Jacó,
34.4
Gn 28.13
dizendo que a daria à descendência deles. Estou permitindo que você a veja com os seus próprios olhos, mas você não entrará nela.
34.4
Dt 3.27

5Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor. 6Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe o lugar da sua sepultura. 7Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu, mas os seus olhos não se haviam enfraquecido, e ele não havia perdido o vigor. 8Os filhos de Israel prantearam Moisés durante trinta dias, nas campinas de Moabe; então se cumpriram os dias do pranto do luto por Moisés.

9Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés havia imposto as mãos sobre ele.

34.9
Nm 27.18,23
Assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor havia ordenado a Moisés.

10Nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés, com quem o Senhor tratava face a face.

34.10
Êx 33.11
Nm 12.8
11Nunca houve ninguém que fizesse todos os sinais e maravilhas que, por ordem do Senhor, ele fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra. 12Nunca houve quem tivesse tanto poder e fizesse os grandes e terríveis feitos que Moisés realizou à vista de todo o Israel.