Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
10

Jeú extermina a casa de Acabe

101Acabe tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu cartas e as enviou a Samaria, aos chefes da cidade, aos anciãos e aos tutores dos filhos de Acabe, dizendo:

2— Logo que esta carta chegar até vocês — pois estão com vocês os filhos de seu senhor, o rei, bem como os carros de guerra, os cavalos, a cidade fortificada e as armas —, 3escolham o melhor e mais capaz dos filhos de seu senhor, ponham-no sobre o trono de seu pai e lutem pela casa de seu senhor.

4Porém eles temeram muitíssimo e disseram:

— Dois reis não puderam resistir a ele; como poderemos nós fazê-lo?

5Então o responsável pelo palácio, o responsável pela cidade, os anciãos e os tutores mandaram dizer a Jeú:

— Somos os seus servos e faremos tudo o que o senhor nos ordenar. A ninguém constituiremos rei; faça o que achar melhor.

6Então Jeú lhes escreveu outra carta, dizendo: “Se vocês estão do meu lado e querem obedecer-me, então peguem as cabeças dos filhos do rei, seu senhor, e amanhã a estas horas venham a mim a Jezreel.”

Ora, os filhos do rei, que eram setenta, estavam com os homens importantes da cidade, que os criavam. 7Quando receberam a carta, tomaram os filhos do rei e os mataram, setenta homens, e puseram as cabeças deles em cestos, que enviaram a Jeú, em Jezreel. 8Um mensageiro foi até Jeú e lhe disse:

— Trouxeram as cabeças dos filhos do rei.

Jeú disse:

— Ponham as cabeças em dois montões à entrada do portão, até pela manhã.

9Pela manhã, Jeú saiu, parou e disse a todo o povo:

— Vocês não têm culpa. Eis que eu conspirei contra o meu senhor e o matei. Mas quem matou todos estes? 10Portanto, saibam agora que, da palavra do Senhor, pronunciada contra a casa de Acabe, nada cairá em terra, porque o Senhor fez o que falou por meio do seu servo Elias.

10.10
1Rs 21.19-29

11Então Jeú matou todos os que restavam da casa de Acabe em Jezreel,

10.11
Os 1.4
bem como todos os seus homens importantes, os seus conhecidos e os seus sacerdotes, até não sobrar nem sequer um deles.

12Depois ele se levantou e partiu rumo a Samaria. No caminho, quando estava em Bete-Equede dos Pastores, 13Jeú encontrou parentes de Acazias, rei de Judá, e perguntou:

— Quem são vocês?

Eles responderam:

— Somos parentes de Acazias. Estamos indo saudar os filhos do rei e os filhos da rainha-mãe.

14Então Jeú disse:

— Prendam-nos vivos.

Eles os prenderam e os mataram junto ao poço de Bete-Equede. Eram quarenta e dois homens, e nenhum deles escapou com vida.

Jeú encontra Jonadabe

15Jeú saiu dali e encontrou Jonadabe, filho de Recabe,

10.15
Jr 35.6-19
que vinha ao encontro dele. Jeú saudou-o e lhe perguntou:

— Você tem o coração sincero para comigo, assim como o meu coração é sincero para com você?

Jonadabe respondeu:

— Tenho.

Então Jeú disse:

— Se é assim, me dê a sua mão.

E Jonadabe deu-lhe a mão. Jeú o fez subir na sua carruagem 16e lhe disse:

— Venha comigo e você verá o meu zelo para com o Senhor.

E, assim, Jeú o levou na sua carruagem. 17Quando Jeú chegou a Samaria, matou todos os que restavam da casa de Acabe, até destruí-los, segundo a palavra que o Senhor tinha anunciado a Elias.

Jeú mata os adoradores de Baal

18Jeú reuniu todo o povo e disse:

— Acabe serviu pouco a Baal; Jeú, porém, o servirá muito. 19Por isso, tragam, agora, à minha presença todos os profetas de Baal,

10.19
1Rs 18.19
todos os seus adoradores e todos os seus sacerdotes. Que não falte nenhum, pois tenho um grande sacrifício a oferecer a Baal. Todo aquele que faltar será morto.

Porém Jeú fazia isto com astúcia, para destruir os adoradores de Baal. 20Depois Jeú disse:

— Proclamem uma reunião solene em honra a Baal.

E a proclamação foi feita. 21Jeú enviou mensageiros por todo o Israel. Vieram todos os adoradores de Baal, e não ficou um só que não viesse. Entraram no templo de Baal, que se encheu de uma extremidade à outra. 22Então Jeú disse ao encarregado das vestimentas:

— Traga vestimentas para todos os adoradores de Baal.

E ele trouxe vestimentas para eles. 23Depois disso, Jeú entrou com Jonadabe, filho de Recabe, no templo de Baal e disse aos adoradores de Baal:

— Olhem bem e assegurem-se de que não se encontra aqui entre vocês nenhum dos servos do Senhor, mas somente os adoradores de Baal.

24E, quando eles entraram para oferecer sacrifícios e holocaustos, Jeú colocou do lado de fora oitenta homens e disse-lhes:

— Se escapar algum dos homens que eu entregar nas mãos de vocês, aquele que o deixou escapar pagará por isso com a sua própria vida.

25Logo que acabou de oferecer o holocausto, Jeú ordenou aos guardas e aos capitães:

— Entrem e matem todos! Não deixem que nenhum escape!

E eles os mataram a fio de espada. Os guardas e os capitães os lançaram fora. Depois entraram no mais interior do templo de Baal, 26tiraram as colunas que estavam no templo de Baal e as queimaram. 27Também destruíram a coluna de Baal e derrubaram o templo de Baal, transformando-o numa latrina, que existe até o dia de hoje.

28Assim, Jeú acabou com o culto a Baal em Israel. 29Mas Jeú não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que este levou Israel a cometer, a saber, dos bezerros de ouro

10.29
1Rs 12.28-30
que estavam em Betel e em Dã. 30Por isso o Senhor disse a Jeú:

— Visto que você fez bem em realizar o que é reto aos meus olhos e fez com a casa de Acabe segundo tudo o que era do meu propósito, os seus filhos até a quarta geração se assentarão no trono de Israel.

31Mas Jeú não teve cuidado de andar de todo o seu coração na Lei do Senhor, Deus de Israel, nem se afastou dos pecados que Jeroboão levou Israel a cometer.

A morte de Jeú

32Naqueles dias, o Senhor começou a diminuir os limites de Israel. O rei Hazael conquistou todo o território 33desde o Jordão para o nascente do sol, toda a terra de Gileade,

10.33
Am 1.3
os gaditas, os rubenitas e os manassitas, desde Aroer, que está junto ao vale de Arnom, a saber, Gileade e Basã.

34Quanto aos demais atos de Jeú e a tudo o que fez, e a todo o seu poder, não está tudo escrito no Livro da História dos Reis de Israel? 35Jeú morreu e foi sepultado em Samaria. E Jeoacaz, seu filho, reinou em seu lugar. 36Jeú reinou sobre Israel em Samaria vinte e oito anos.