Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)

O profeta Jeú repreende Josafá

191Josafá, rei de Judá, voltou em paz para a sua casa, em Jerusalém. 2O vidente Jeú, filho de Hanani, saiu ao encontro do rei Josafá e lhe disse:

— Será que você devia ajudar o perverso e amar aqueles que odeiam o Senhor Deus? Por isso, a ira do Senhor caiu sobre você. 3No entanto, boas coisas foram encontradas em você, porque tirou os postes da deusa Aserá da terra e pôs no coração o propósito de buscar a Deus.

Nomeação de juízes

4Josafá morou em Jerusalém. Ele tornou a passar pelo povo desde Berseba até a região montanhosa de Efraim e fez com que o povo voltasse ao Senhor, o Deus de seus pais. 5Nomeou juízes no país, em todas as cidades fortificadas de Judá, de cidade em cidade. 6Disse aos juízes:

— Vejam bem o que vão fazer, porque vocês não estão julgando em nome de homens, e sim em nome do Senhor.

19.6
Dt 1.17
E, ao julgarem, ele estará com vocês. 7E agora, que o temor do Senhor esteja com vocês. Tenham cuidado com o que vão fazer, porque o Senhor, nosso Deus, não admite injustiça nem parcialidade, e também não aceita suborno.
19.7
Dt 10.17

8Além disso, em Jerusalém Josafá nomeou alguns dos levitas, dos sacerdotes e dos chefes das famílias de Israel para julgarem em nome do Senhor e decidirem as questões de litígio.

19.8
Dt 17.8
Por isso, moravam em Jerusalém. 9Deu-lhes a seguinte ordem:

— Façam tudo isto no temor do Senhor, com fidelidade e coração íntegro. 10Sempre que os seus irmãos que moram nas cidades trouxerem uma questão relacionada com homicídio ou referente a lei e mandamento, estatutos e juízos, vocês devem admoestá-los, para que não se façam culpados diante do Senhor e para que não venha grande ira sobre vocês e sobre os seus irmãos. Façam assim e vocês não serão culpados. 11Eis que Amarias, o sumo sacerdote, presidirá nas coisas que dizem respeito ao Senhor, e Zebadias, filho de Ismael, chefe da casa de Judá, nas que dizem respeito ao rei. Também os levitas serão oficiais à disposição de vocês. Sejam fortes no cumprimento disso, e que o Senhor esteja com os bons.