Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
8

Os israelitas pedem um rei

81Quando Samuel ficou velho, constituiu os seus filhos por juízes sobre Israel. 2O primogênito se chamava Joel, e o segundo se chamava Abias. Eles foram juízes em Berseba. 3Porém os filhos de Samuel não andaram pelos caminhos dele; ao contrário, inclinaram-se à avareza, aceitavam suborno e perverteram o direito.

8.3
Dt 16.19

4Então todos os anciãos de Israel se congregaram e foram falar com Samuel, em Ramá. 5Eles disseram:

— Veja! Você está ficando velho e os seus filhos não andam pelos seus caminhos. Por isso, queremos agora que você nos constitua um rei,

8.5
Dt 17.14
para que nos governe, como acontece em todas as nações.

6Mas Samuel não gostou desta palavra, quando disseram: “Dê-nos um rei, para que nos governe.” Então Samuel orou ao Senhor. 7E o Senhor disse a Samuel:

— Atenda à voz do povo em tudo o que lhe pedem. Porque não foi a você que rejeitaram, mas a mim, para que eu não reine sobre eles. 8Segundo todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até hoje, pois me deixaram e serviram outros deuses, assim também estão fazendo com você. 9Agora, pois, atenda à voz deles, porém advirta-os solenemente e explique-lhes qual será o direito do rei que vier a reinar sobre eles.

10Samuel relatou todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei, 11dizendo:

— Este será o direito do rei que vier a reinar sobre vocês: ele tomará os filhos de vocês e os empregará no serviço dos seus carros de guerra e como seus cavaleiros, para que corram na frente deles. 12Ele porá alguns por capitães de mil e capitães de cinquenta; outros para lavrar os campos dele e fazer as suas colheitas; e outros para fabricar armas de guerra e equipamentos para os seus carros. 13Tomará as filhas de vocês para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tomará de vocês o melhor das lavouras, das vinhas e dos olivais e o dará aos seus servidores. 15Ficará com uma décima parte dos cereais e das uvas que vocês colherem, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores. 16Também tomará os servos e as servas de vocês, os melhores jovens e os jumentos de vocês, e os empregará no seu trabalho. 17Ficará com uma décima parte dos rebanhos de vocês, e vocês serão seus servos. 18Então, naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que escolheram, mas o Senhor não os ouvirá naquele dia.

19Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse:

— Não! Queremos um rei sobre nós. 20Seremos como todas as outras nações. O nosso rei poderá nos governar, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras.

21Samuel ouviu todas as palavras do povo e as repetiu diante do Senhor. 22Então o Senhor disse a Samuel:

— Atenda à voz do povo e escolha um rei para eles.

Então Samuel disse aos filhos de Israel:

— Cada um de vocês volte para a sua cidade.