Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
5

Salomão faz aliança com Hirão

2Cr 2.1-16

51Também Hirão, rei de Tiro, enviou os seus servos a Salomão, porque ouviu que Salomão havia sido ungido rei em lugar de seu pai. Acontece que Hirão sempre tinha sido amigo de Davi. 2Então Salomão enviou mensageiros a Hirão, dizendo:

3— Você sabe que Davi, meu pai, não pôde edificar um templo ao nome do Senhor, seu Deus, por causa das guerras em que se viu envolvido, até que o Senhor pôs os seus inimigos debaixo dos pés dele. 4Porém a mim o Senhor, meu Deus, tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma. 5Por isso tenho a intenção de edificar um templo ao nome do Senhor, meu Deus, como o Senhor falou a Davi, meu pai, dizendo: “O seu filho,

5.5
2Sm 7.12-13
1Cr 17.11-12
que porei em seu lugar no seu trono, esse edificará uma casa ao meu nome.” 6Agora ordene que cortem cedros do Líbano para mim. Os meus servos estarão com os seus servos, e eu lhe pagarei o salário destes segundo o que você determinar. Porque você bem sabe que entre o meu povo não há quem saiba cortar a madeira como os sidônios.

7Quando Hirão ouviu as palavras de Salomão, ficou muito contente e disse:

— Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio para reinar sobre este grande povo.

8Hirão enviou mensageiros a Salomão, dizendo:

— Ouvi a mensagem que você me enviou. Farei tudo o que você deseja no que se refere às madeiras de cedro e de cipreste. 9Os meus servos as levarão desde o Líbano até o mar, e eu farei com que sejam conduzidas em jangadas pelo mar até o lugar que você disser. Ali elas serão desamarradas e você as receberá. E você também fará a minha vontade, dando provisões à minha casa.

10Assim, Hirão deu a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, segundo este queria. 11Salomão deu a Hirão duas mil toneladas de trigo, para sustento da sua casa, e quatrocentos mil litros de azeite de oliva puro; e o fazia de ano em ano. 12O Senhor deu sabedoria a Salomão, como lhe havia prometido.

5.12
1Rs 3.12
Havia paz entre Hirão e Salomão, e eles fizeram uma aliança entre si.

Preparativos para edificar o templo

2Cr 2.17-18

13O rei Salomão formou uma leva de trabalhadores forçados dentre todo o Israel,

5.13
1Rs 9.15
num total de trinta mil homens. 14Ele os enviava ao Líbano alternadamente, dez mil por mês; um mês estavam no Líbano, e dois meses, cada um em sua casa. E Adonirão dirigia a leva.
5.14
1Rs 4.6
15Salomão tinha também setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que talhavam pedra nas montanhas, 16além dos chefes-oficiais de Salomão, em número de três mil e trezentos, que dirigiam a obra e davam ordens ao povo que a executava. 17O rei mandou que trouxessem pedras grandes, pedras preciosas e pedras lavradas para os alicerces do templo. 18Os edificadores de Salomão, e os de Hirão, e os giblitas cortaram as pedras e prepararam a madeira e as pedras para edificar o templo.