Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
22

Davi faz preparativos para edificar o templo

221Davi disse:

— Aqui se levantará a Casa do Senhor Deus e o altar do holocausto para Israel.

2Davi deu ordem para que fossem reunidos os estrangeiros que estavam na terra de Israel, e encarregou pedreiros que preparassem pedras lavradas para a construção da Casa de Deus. 3Davi ajuntou ferro em abundância, para os pregos das folhas dos portões e para as junções, bem como bronze em abundância, que nem foi pesado, 4além de madeira de cedro sem conta, porque os homens de Tiro e de Sidom a traziam a Davi em grande quantidade. 5Pois Davi dizia:

— Meu filho Salomão ainda é moço e inexperiente, e o templo que será edificado para o Senhor deve ser sobremodo magnífico, para nome e glória em todas as terras. Portanto, vou providenciar o necessário para a construção.

Assim, antes de morrer, Davi providenciou materiais em abundância.

Ordens de Davi a Salomão

6Então Davi chamou Salomão, seu filho, e lhe ordenou que edificasse um templo ao Senhor, Deus de Israel. 7Davi disse a Salomão:

— Meu filho, tive a intenção de edificar um templo ao nome do Senhor, meu Deus. 8Porém a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Você derramou muito sangue e fez grandes guerras. Você não edificará um templo ao meu nome, porque derramou muito sangue na terra, na minha presença. 9Eis que lhe nascerá um filho, que será homem pacífico, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos ao redor. Portanto, o nome dele será Salomão,22.9 Salomão vem da palavra hebraica shalom, que significa “paz e segurança” e nos seus dias darei paz e tranquilidade a Israel. 10Este edificará um templo ao meu nome. Ele me será por filho, e eu lhe serei por pai; e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino sobre Israel.”

22.7-10
2Sm 7.1-16
1Cr 17.1-14

11— Agora, meu filho, que o Senhor esteja com você, a fim de que você prospere e possa edificar a Casa do Senhor, seu Deus, como ele disse a seu respeito. 12Que o Senhor lhe conceda prudência e entendimento, para que, quando for rei sobre Israel, você guarde a Lei do Senhor, seu Deus. 13Então você prosperará,

22.13
Js 1.6-9
se tiver o cuidado de cumprir os estatutos e os juízos que o Senhor ordenou a Moisés a respeito de Israel. Seja forte e corajoso, não tenha medo, nem fique assustado. 14Eis que, com muito esforço, preparei para a Casa do Senhor três mil e quatrocentas toneladas de ouro e mais de trinta e quatro mil toneladas de prata, e bronze e ferro em tal abundância, que nem foram pesados. Também preparei madeira e pedras, cuja quantidade você pode aumentar. 15Além disso, você tem um grande número de trabalhadores: cortadores de pedras, pedreiros, carpinteiros e peritos em todo tipo de trabalho 16em ouro, prata, bronze e ferro, que não se pode contar. Portanto, mãos à obra, e que o Senhor esteja com você!

17Davi ordenou a todos os chefes de Israel que ajudassem Salomão, seu filho, dizendo:

18— Não está com vocês o Senhor, seu Deus? E não é fato que lhes deu paz por todos os lados? Pois ele entregou nas minhas mãos os moradores desta terra, a qual está sujeita diante do Senhor e diante do seu povo. 19Agora disponham o coração e a alma para buscar o Senhor, seu Deus. Preparem-se e comecem a construir o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados de Deus sejam trazidos a este templo, que será edificado ao nome do Senhor.

23

231Quando já era bem velho, Davi constituiu o seu filho Salomão rei

23.1
1Rs 1.1-40
sobre Israel.

Turnos e funções dos levitas

2Davi reuniu todos os chefes de Israel, bem como os sacerdotes e levitas. 3Foram contados os levitas de trinta anos para cima, e seu número, contados um por um, foi de trinta e oito mil homens. 4Destes, havia vinte e quatro mil para supervisionarem a obra da Casa do Senhor, seis mil oficiais e juízes, 5quatro mil porteiros e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos que Davi fez para esse fim. 6Davi os repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.

7Os filhos de Gérson foram: Ladã e Simei. 8Os filhos de Ladã foram: Jeiel, o chefe, Zetã e Joel, três ao todo. 9Os filhos de Simei foram: Selomite, Haziel e Harã, três ao todo. Estes foram os chefes das famílias de Ladã.

10Os filhos de Simei foram: Jaate, Ziza, Jeús e Berias. Estes foram os filhos de Simei, quatro ao todo. 11Jaate era o chefe e Ziza era o segundo. Jeús e Berias não tiveram muitos filhos e por isso estes dois foram contados como uma só família.

12Os filhos de Coate foram: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel, quatro ao todo. 13Os filhos de Anrão foram: Arão e Moisés. Arão foi separado

23.13
Êx 28.1
para servir no Santo dos Santos, ele e os seus filhos, para sempre, e para queimar incenso diante do Senhor, para o servir e para dar a bênção em seu nome, para sempre. 14Quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. 15Os filhos de Moisés foram: Gérson e Eliézer. 16O filho de Gérson foi Sebuel, o chefe. 17O filho de Eliézer foi Reabias, o chefe; e ele não teve outros filhos; mas os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente.

18Os filhos de Isar foram: Selomite, o chefe. 19Os filhos de Hebrom foram: Jerias, o chefe, Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, e Jecameão, o quarto. 20Os filhos de Uziel foram: Mica, o chefe, e Issias, o segundo.

21Os filhos de Merari foram: Mali e Musi. Os filhos de Mali foram: Eleazar e Quis. 22Eleazar morreu e não teve filhos, porém filhas; e os filhos de Quis, seus parentes, casaram com elas. 23Os filhos de Musi foram: Mali, Éder e Jerimote, três ao todo.

24Estes foram os filhos de Levi, segundo as suas famílias e chefes delas, segundo foram contados nominalmente, um por um, de vinte anos para cima, encarregados do ministério da Casa do Senhor. 25Porque Davi disse:

— O Senhor, Deus de Israel, deu paz ao seu povo e habitará em Jerusalém para sempre. 26Assim, os levitas já não precisarão levar

23.26
Dt 10.8
o tabernáculo e nenhum dos utensílios para o seu ministério.

27Porque, segundo as últimas palavras de Davi, foram contados os filhos de Levi de vinte anos para cima. 28O serviço deles era ajudar os filhos de Arão no ministério da Casa do Senhor, nos átrios e nas câmaras, na purificação de todas as coisas sagradas e na obra do ministério da Casa de Deus, 29a saber, cuidar dos pães da proposição, da melhor farinha para a oferta de cereais, dos bolos sem fermento, das ofertas assadas e das misturadas com azeite, bem como dos pesos e das medidas. 30Deviam estar presentes todas as manhãs e todas as tardes para darem graças ao Senhor e o louvarem, 31e sempre que fossem oferecidos os holocaustos do Senhor, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festas fixas, diante do Senhor, segundo o número determinado. 32Os filhos de Levi deviam cuidar da tenda do encontro e do santuário e deviam ajudar os filhos de Arão, seus irmãos, no ministério da Casa do Senhor.

23.28-32
Nm 3.5-9

24

Os turnos dos sacerdotes

241Quanto aos filhos de Arão, foram eles divididos por seus turnos. Os filhos de Arão foram: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 2Nadabe e Abiú morreram

24.2
Lv 10.1-2
antes de seu pai e não tiveram filhos; por isso, Eleazar e Itamar oficiavam como sacerdotes. 3Com a ajuda de Zadoque, que era dos filhos de Eleazar, e de Aimeleque, que era dos filhos de Itamar, Davi os dividiu segundo os seus deveres no seu ministério.

4E verificou-se que, entre os chefes de famílias, havia mais filhos de Eleazar do que filhos de Itamar: dezesseis chefes de famílias dos filhos de Eleazar, e oito chefes de famílias dos filhos de Itamar. 5Foram distribuídos por sorteio, tanto uns como os outros, porque havia oficiais do santuário e oficiais de Deus tanto entre os filhos de Eleazar como entre os filhos de Itamar. 6Semaías, escrivão, filho de Natanael, levita, registrou-os na presença do rei, dos príncipes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos chefes das famílias dos sacerdotes e dos levitas, sendo as famílias escolhidas por sorteio, alternadamente, para Eleazar e para Itamar.

7A primeira sorte saiu para Jeoiaribe; a segunda, para Jedaías; 8a terceira, para Harim; a quarta, para Seorim; 9a quinta, para Malquias; a sexta, para Miamim; 10a sétima, para Hacoz; a oitava, para Abias; 11a nona, para Jesua; a décima, para Secanias; 12a décima primeira, para Eliasibe; a décima segunda, para Jaquim; 13a décima terceira, para Hupá; a décima quarta, para Jesebeabe; 14a décima quinta, para Bilga; a décima sexta, para Imer; 15a décima sétima, para Hezir; a décima oitava, para Hapises; 16a décima nona, para Petaías; a vigésima, para Jeezquel; 17a vigésima primeira, para Jaquim; a vigésima segunda, para Gamul; 18a vigésima terceira, para Delaías; a vigésima quarta, para Maazias. 19O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do Senhor, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o Senhor, Deus de Israel, lhe havia ordenado.

20Eis os chefes do restante dos filhos de Levi: dos filhos de Anrão, Subael; dos filhos de Subael, Jedias; 21dos filhos de Reabias, Issias, o chefe; 22dos isaritas, Selomite; dos filhos de Selomite, Jaate; 23dos filhos de Hebrom, Jerias, o primeiro, Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, Jecameão, o quarto; 24dos filhos de Uziel, Mica; dos filhos de Mica, Samir; 25o irmão de Mica, Issias; dos filhos de Issias, Zacarias; 26dos filhos de Merari, Mali e Musi; dos filhos de Jaazias, Beno; 27dos filhos de Merari, da parte de Jaazias: Beno, Soão, Zacur e Ibri; 28de Mali, Eleazar, que não teve filhos; 29dos filhos de Quis, Jerameel; 30dos filhos de Musi, Mali, Éder e Jerimote.

Estes foram os filhos dos levitas, segundo as suas famílias. 31Também estes, tanto os chefes das famílias como os seus irmãos menores, como fizeram os seus outros irmãos, filhos de Arão, lançaram sortes na presença do rei Davi, de Zadoque, de Aimeleque e dos chefes das famílias dos sacerdotes e dos levitas.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitando todos as suas informações pessoais.[ocultar]