Nova Almeida Atualizada (2017) (NAA)
14

O reinado de Davi é reconhecido por Hirão

2Sm 5.11-12

141Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi mensageiros, madeira de cedro, pedreiros e carpinteiros, para lhe construírem um palácio. 2Então Davi reconheceu que o Senhor o havia confirmado como rei sobre Israel e que tinha exaltado muito o seu reino por amor do seu povo de Israel.

Filhos de Davi que nasceram em Jerusalém

2Sm 5.13-16; 1Cr 3.5-8

3Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém e gerou ainda mais filhos e filhas. 4São estes os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 5Ibar, Elisua, Elpelete, 6Nogá, Nefegue, Jafia, 7Elisama, Beeliada e Elifelete.

Davi derrota os filisteus

2Sm 5.17-25

8Quando os filisteus ouviram que Davi tinha sido ungido rei sobre todo o Israel, subiram todos para prendê-lo. Quando soube disso, Davi saiu contra eles. 9Mas os filisteus vieram e investiram contra ele no vale dos Refains. 10Então Davi consultou Deus, dizendo:

— Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?

O Senhor respondeu:

— Vá, porque os entregarei nas suas mãos.

11Então Davi foi até Baal-Perazim e os derrotou ali. E disse:

— Deus, por meio de mim, rompeu as fileiras inimigas, como as águas rompem barreiras.

Por isso, chamaram aquele lugar de Baal-Perazim.14.11 Baal-Perazim significa “senhor das brechas” 12Os filisteus deixaram lá os seus deuses, e Davi ordenou que fossem queimados.

13Os filisteus tornaram a subir e fizeram uma nova investida no vale. 14De novo, Davi consultou Deus, e este lhe respondeu:

— Não vá atrás deles, mas rodeie por detrás deles e ataque-os por diante das amoreiras. 15Quando você ouvir um barulho de marcha pelas copas das amoreiras, saia para a batalha: é Deus que saiu à sua frente, para atacar o exército dos filisteus.

16Davi fez como Deus lhe havia ordenado, e atacou o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer. 17Assim a fama de Davi se espalhou por todas aquelas terras, e o Senhor fez com que todas as nações tivessem medo dele.