Sociedades Bíblicas e a Guerra na Ucrânia

O mundo inteiro está atento para o desenvolvimento da guerra na Ucrânia. As cenas que a imprensa e as redes sociais estão divulgando são muito tristes. É difícil entender o que está se passando ali. 

A guerra está se passando dentro do território da Ucrânia. Como sempre se dá em tempos de guerra, a população local é a que mais sofre. Mas o sofrimento na verdade ultrapassa os limites do território onde se dão os combates. 

Na Ucrânia, há uma Sociedade Bíblica local. Mesmo antes da guerra, esta Sociedade Bíblica era muito atuante, tanto junto às Igrejas cristãs do país, como junto à população. Desde o início da guerra, eles passaram, junto com as Igrejas, a atuar trazendo ajuda humanitária e Bíblias e literatura bíblica para a população. É um trabalho duro, mas muito necessário. A Sociedade Bíblica da Ucrânia visita abrigos, soldados, hospitais, asilos, levando ajuda. E a ajuda que as pessoas mais precisam é a orientação e o consolo que só a Palavra de Deus pode trazer. 

Um apelo que o Secretário Geral da Sociedade Bíblica da Ucrânia fez para todas as Sociedades Bíblicas do mundo foi: Ajudem-nos com Bíblias. Não temos Bíblias suficientes para distribuir. 

Mas há um outro aspecto importante que tem a ver com a guerra. Por causa da violência da guerra, milhões de pessoas saíram das suas casas e de seu país para buscar refúgio nos países vizinhos. Estes países precisam providenciar moradia, alimentação e outros cuidados logo que estes refugiados chegam. Em todos estes países, há Sociedades Bíblicas. E elas precisam de Bíblias em Ucraniano para que as pessoas possam ler. 

As Sociedades Bíblicas estão se organizando para atender essas duas frentes de trabalho. A Sociedade Bíblica do Brasil também está envolvida, ajudando. Como? As Sociedades Bíblicas da Europa, que estão recebendo refugiados da Ucrânia estão se mobilizando para produzir Bíblias em ucraniano. A SBB está participando desse esforço para produzir as Bíblias aqui na Gráfica da Bíblia. Além disso, estamos em contato com outras Sociedades Bíblicas para ver como se pode ajudar para que não faltem Bíblias em ucraniano em nenhum lugar em que essa população está chegando. Fazer essas Bíblias não é tão rápido, mas o trabalho precisa ser feito. E a SBB é um Centro de Produção de Escrituras para as Sociedades Bíblicas Unidas. 

Um outro aspecto que esse conflito traz à tona e que precisa ser atendido é o lado russo da guerra. Na Rússia também há uma Sociedade Bíblica. A Bíblias também precisa estar lá. Há soldados russos que são cristãos. E a população russa também tem sofrimento com essa situação. Em situações de guerra é difícil estabelecer um juízo definitivo sobre cada um dos aspectos. Por isso, é preciso também orar pela Rússia e prover Bíblias para eles. A Bíblia pode ajudar os dois lados do conflito e, se lida e crida, certamente irá findar o conflito. 

🗓 Publicado em Quarta-feira 30 março 2022