SBB lança o 21º Natal dos Ribeirinhos

Ação faz parte do programa Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas  

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) deu início à 21ª edição do Natal dos Ribeirinhos. A ação, que todo final de ano distribui presentes de Natal para os ribeirinhos, é promovida pelo projeto Luz na Amazônia, que oferece atendimento socioassistencial às comunidades há 60 anos. 

O Natal dos ribeirinhos tem como objetivo arrecadar e doar alimentos, realizar atendimentos sociais, distribuir materiais bíblicos, brinquedos e materiais escolares. Nesta edição, a expectativa é atender 2.786 famílias e 2.212 crianças de 30 diferentes comunidades ribeirinhas no estado do Pará.  

“O Natal é uma data especial. A SBB faz questão de compartilhar seu verdadeiro significado com todas as pessoas. Proporcionar um momento diferente às famílias ribeirinhas atendidas pelo programa Luz na Amazônia é um ato de amor. Por isso, levar a mensagem de esperança e o suprimento de necessidades fundamentais para sobrevivência é dever de todos nós. Crianças aguardam ansiosamente por um presente especial, e suas famílias anseiam por um Natal cheio de luz. Participe dessa campanha!”, convida a gerente de Projetos Sociais da SBB, Emilene Araujo. 

Cercados pelos rios, os ribeirinhos vivem majoritariamente da pesca e da extração do açaí para sua subsistência. Por viverem em regiões de difícil acesso, eles precisaram se adaptar às limitações e desafios da natureza, além de enfrentarem problemas de saneamento básico e atendimento médico. Programas como o Luz na Amazônia são cruciais e muitas vezes o único apoio dessas comunidades. Cerca de 15 mil pessoas são beneficiadas por ano com os serviços assistenciais, médicos e odontológicos levados pelo barco do Luz. 

Nessa tradicional ação, a SBB conta com a parceria de organizações, instituições públicas e privadas, ofertantes e voluntários, os quais contribuem com doações. Entre os itens doados estão literatura bíblica, cestas básicas, material escolar, roupas, calçados, brinquedos, kits de higiene pessoal e bucal, fraldas, lanches e doações em dinheiro. 

Empresas, instituições e pessoas físicas também podem participar e ajudar a transformar a situação de milhares de pessoas. Para contribuir com a campanha, basta acessar o site https://sbb.org.br/luz-na-amazonia/#natalribeirinhos. Outra opção é doar alimentos, roupas, calçados e brinquedos, que podem ser entregues diretamente à SBB em Belém (PA), no seguinte endereço e horário: 

Doações para a 21ª edição do Natal dos Ribeirinhos 

Horário: das 8h às 16h30 

Local: Secretaria Regional da SBB em Belém 

Endereço: Avenida Assis de Vasconcelos, 356, Campina, Belém – PA 

Informações: (91) 984627209, (91) 3202 1361 ou (91) 3202 1368 

Luz na Amazônia 

Mantido pela SBB desde 1962, o programa Luz na Amazônia tem como missão transformar a história do ribeirinho com a Palavra de Deus, levando assistência integral às comunidades da região amazônica do Pará. As atividades são realizadas por meio do barco Luz na Amazônia III, construído especialmente para viabilizar o atendimento nessa região. O barco realiza viagens periódicas, alcançando preferencialmente comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos. 

A SBB 

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi fundada em 1948 e é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial e cultural. Sua missão é “Semear a Palavra que Transforma Vidas”, ou seja, divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social. 

Informações para a imprensa:  

Sociedade Bíblica do Brasil  

Contatos: 11 3474-5705  

11 99286-6945  

imprensa@sbb.org.br 

🗓 Publicado em Segunda-feira 21 novembro 2022