Novos espaços no mundo digital

Por Damaris Pires e Elismar Vilvock

Antes da pandemia, havia uma grande discussão sobre o uso da Bíblia. O que estava sendo debatido era se ela deveria ser impressa ou digital. Agora, por volta de um ano vivendo em distanciamento social, usando máscaras e álcool em gel, há uma percepção geral de que a Bíblia é fundamental para a nossa vida — seja em que formato for.

O distanciamento social e o maior tempo em casa fizeram com que o uso de recursos e ferramentas digitais aumentasse de modo considerável. E a SBB teve o cuidado de garantir que a Bíblia estivesse disponível em todos os formatos necessários para que a Palavra transformadora pudesse alcançar os brasileiros. Milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo, em um cenário atribulado pelo medo e pela incerteza, motivados pelo coronavírus, foram impactadas pelas Escrituras e tiveram sua esperança renovada.

O novo portal SBB

Em 2020, foi lançado o novo portal sbb.org.br. Com um leiaute mais simples e fácil de navegar, o website oficial da SBB agrega um sistema gratuito de leitura e pesquisa da Bíblia, além de contar toda a história da Sociedade Bíblica do Brasil e de suas traduções. Para navegar pelas Escrituras, basta clicar em “Leia a Bíblia” no menu principal ou acessar direto pelo link: biblia.sbb.org.br.

Aplicativo Bíblia SBB

No celular, o aplicativo Bíblia SBB está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play. Com o Bíblia SBB, pode-se ler todas as traduções bíblicas da SBB, fazer comentários, destacar trechos bíblicos, copiar e compartilhar versículos. Além disso, é possível ouvir as Bíblias em áudio e inscrever-se em planos de leitura da Bíblia. O aplicativo funciona em sincronia com o portal SBB, destacando notícias e artigos, além dos conteúdos bíblicos presentes em Bíblias de Estudo.

Lives

As lives foram o fenômeno das redes sociais no último ano. Como alternativa para se conectar durante o distanciamento social, elas se popularizaram no meio cristão entre cantores e igrejas. Aproveitando a oportunidade, a SBB também aderiu à tendência e passou a realizar duas lives semanais no YouTube, no Facebook, no Instagram e no Twitter, o que tem sido uma oportunidade para estreitar laços e alcançar ainda mais pessoas pelo engajamento bíblico.

Dentre os entrevistados da programação semanal, estiveram Asaph Borba, Rev. Augustus Nicodemus, Pr. Luciano Subirá, ministério TeenStreetBrasil, entre outros líderes de igrejas, parlamentares, personalidades e parceiros da Causa da Bíblia.

Eventos on-line

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde brasileiras, todos os eventos presenciais de 2020 foram cancelados. Com isso, foi feita uma programação on-line, que mobilizou milhares de pessoas.

Entre os eventos realizados esteve o 16º Fórum de Ciências Bíblicas. Com o tema “A Bíblia e a criança”, esta foi a primeira edição totalmente virtual do Fórum, e contou com sete palestrantes, que gravaram palestras exclusivas para o evento. As inscrições foram gratuitas, mas os participantes também tiveram a oportunidade de fazer uma doação no valor de uma Bíblia para o “Clube Uma Bíblia Por Mês”. Ao todo, foram arrecadados R$ 27.975,00, o equivalente a 1.119 Bíblias. O Fórum de Ciências Bíblicas contou com 9.765 inscritos, que assistiram aos vídeos gravados e acompanharam as lives em formato de painel de discussão sobre os temas abordados em cada dia do evento.

De 14 a 18 de setembro, foi realizada a Semana Fé e Trabalho, uma programação com cinco dias de lives para lançar a Bíblia de Estudo Fé e Trabalho e discutir o impacto da fé na vida profissional. Para isso, foi reunido um time formado por William Douglas, juiz federal e autor dos comentários da Bíblia Fé e Trabalho; Davi Lago, escritor e colunista da Revista HSM Management; Tiago Brunet, escritor e coach executivo; João Branco, diretor de Marketing do McDonald’s; Antônio Cabrera , ex-ministro da Agricultura; Ana Paula Barcellos, advogada e pós-doutora pela Universidade de Harvard; e Pr. Sócrates Oliveira, diretor executivo da Convenção Batista Brasileira. A Semana Fé e Trabalho contou com 2.084 inscritos e foi transmitida no YouTube, no Facebook e no Twitter.

A Palavra de Deus continua sendo a bússola que mostra o caminho a ser seguido e a fonte mais confiável de esperança para dias melhores. Leia a Bíblia, ouça a Bíblia, viva a Bíblia e compartilhe a Bíblia.

🗓 Publicado em Domingo 11 julho 2021