Há 74 anos semeando a Palavra que transforma vidas

Fundada em 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) construiu sua trajetória com base na missão de “semear a palavra que transforma vidas”. A SBB é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica e cultural. Para cumprir a sua missão, a SBB desenvolve programas bíblicos de impacto social, traduz, produz e distribui a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano. Para isso, ela oferece o texto bíblico em diferentes formatos, buscando atender às necessidades específicas dos mais variados públicos. Disposta a cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, a SBB tem programas que atendem diferentes segmentos da população, especialmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade social. Entre os públicos contemplados pelas ações da organização estão os ribeirinhos da Amazônia, detentos, enfermos hospitalizados, pessoas com deficiência, dependentes químicos e estudantes. A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 146 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios.

Edições para todos os segmentos As traduções bíblicas da SBB são fiéis aos originais – hebraico, aramaico e grego. Além de publicar as mais utilizadas pelos cristãos brasileiros – Almeida Revista e Atualizada, Almeida Revista e Corrigida e Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) –, a SBB relançou, em 2011, a Tradução Brasileira. Considerada um clássico da literatura bíblica, é uma tradução histórica, de 1917, a primeira a ser feita totalmente no Brasil. Em novembro de 2017, a SBB concluiu a revisão da tradução de Almeida Revista e Atualizada, uma das preferidas dos cristãos brasileiros. Intitulada Nova Almeida Atualizada, a obra é resultado de quatro anos de trabalho e recebeu melhorias com o objetivo de tornar o texto mais compreensível, sem perder a essência da tradução de Almeida. Outra característica da SBB é acompanhar os avanços tecnológicos, oferecendo o texto bíblico em formatos e modelos variados, como Bíblias em e-book; aplicativo; Bíblia em Áudio, em braile e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A Gráfica da Bíblia Instalada desde 1995 no município de Barueri (SP), no mesmo local onde está a Sede Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil, a Gráfica da Bíblia é 100% dedicada à impressão de Bíblias e Novos Testamentos. Construída com o apoio de Sociedades Bíblicas de outros países, tem sido fundamental para que a SBB cumpra sua missão. Em 2021, a Gráfica da Bíblia alcançou a marca de 183 milhões de Bíblias e Novos Testamentos produzidos. Criada para servir as igrejas cristãs no Brasil e no mundo, a Gráfica da Bíblia tem excelência reconhecida além das fronteiras nacionais. De suas instalações além do português, já saíram exemplares em mais de 30 idiomas, entre os quais espanhol, inglês, francês, árabe e até ioruba, idioma falado em países africanos. Do total de Escrituras produzidas, cerca de 20% são destinados à obra bíblica realizada em outros países. Produzindo um exemplar da Bíblia a cada três segundos, anualmente, a Gráfica da Bíblia responde por um volume médio de 8,5 milhões de Bíblias. Por mês, são utilizadas 800 bobinas de papel que, se desenroladas, equivalem a 24 mil quilômetros. O papel consumido em um ano seria suficiente para dar 7,2 voltas na Terra.

Espaços Culturais Em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, a SBB inaugurou, no final de 2003, o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Instalado numa área de 900 m2 , integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental. O Museu da Bíblia tem estado presente em todo o país, por meio de exposições itinerantes, que levam a cultura e história bíblica a variados públicos.

Em setembro de 2004, a cidade do Rio de Janeiro ganhou o Centro Cultural da Bíblia. O espaço abriga um auditório com capacidade para cem pessoas, um museu e uma loja de literatura bíblica. Está instalado no Edifício da Bíblia, onde funcionou a primeira sede nacional da SBB. Também em parceria, desta vez com a prefeitura de Santana de Parnaíba (SP), foi inaugurado o Museu da Bíblia deste município, em 21 de outubro de 2019.

Informações para a imprensa: Sociedade Bíblica do Brasil Contatos: 3474-5705; (11) 99286-6945 | imprensa@sbb.org.b

🗓 Publicado em Quarta-feira 1 junho 2022