Férias criativas agitam o Núcleo SBB de Barueri

Programação acontece durante todo o mês de janeiro e é voltada para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

Fotos: SBB

Ao longo de duas mesas, cerca de 30 crianças procuram com ansiedade os melhores lugares. Umas brincam com os pratinhos e garfinhos colocados diante delas. Outras se divertem com os copinhos já não tão cheios de água. Porém, quando uma mulher trajada com luvas, touca e avental, coloca-se à cabeceira de uma delas, toda a agitação e algazarra dão lugar ao silêncio e à atenção. Olhinhos, bocas e expressões denotam um misto de surpresa e emoção enquanto a “tia” pega, um a um, os ingredientes para que possam fazer o prato da tarde: deliciosos pastéis.

Crianças participam de roda de conversa: prioridade é fortalecer vínculos e desenvolver valores

A “tia” é a cozinheira Cícera Selma da Rocha Príncipe Souza, de 44 anos. Os pequenos são meninos e meninas cadastrados no Núcleo SBB de Atendimento Social de Barueri, na Grande São Paulo. E a atividade… Bem, essa é literalmente uma festa. Não há outra forma de melhor definir o que significam as Férias Criativas, que começaram no último dia 10 e serão realizadas durante todo o mês de janeiro.

Tia Cícera Selma ensina culinária: surpresa e emoção antes de saborear deliciosos pastéis

As Férias Criativas são realizadas tradicionalmente pelo Núcleo nos meses de janeiro e de julho. Esta, que é a quarta edição da programação, já conta com 119 inscritos, meninos e meninas de 6 a 15 anos de idade. Divididos em dois grupos, eles participarão, duas vezes na semana, de atividades como a já citada aula de culinária, jogos, dinâmicas, brincadeiras e rodas de conversa. Os adolescentes ainda assistirão a filmes e terão animados bate-papos. Sempre acompanhados pelo tradicional lanche da tarde. Ainda estão nos planos dos organizadores atividades ao ar livre e passeios para completar o roteiro.

Mãos na massa: em aula repleta de sabor, as próprias crianças comeram suas criações

Fortalecer vínculos

“Atividades como as Férias Criativas são um serviço de convivência que visa fortalecer vínculos e desenvolver valores contidos na Bíblia como respeito, amor, amizade e tolerância”, diz Flávia Tenório Calderon da Cunha, 34, psicóloga do Núcleo. Ela lembra que muitas das crianças e jovens que participam da atividade vêm de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e são totalmente assistidas no Núcleo, aprendendo regras e construindo relacionamentos. Além disso, as famílias também recebem atenção e cuidado, além de um feedback sobre o comportamento e o desenvolvimento da criança.

Flávia lembra que, no ano passado, uma das atividades das Férias Criativas foi um passeio ao cinema. E foi marcante. Afinal, para muitas das crianças, era a primeira oportunidade de assistir a um filme na telona. “Elas se divertiram? Muito. Mas também aprenderam sobre respeito, convivência e comportamento. Não se trata de passar um conteúdo meramente teórico. No trabalho do Núcleo, vemos a materialização daquilo em que acreditamos. Isso é maravilhoso”, completa a psicóloga.

Jéssica com o irmão Marcos: ansiedade, amizade e novos conhecimentos

Uma das crianças mais empolgadas nas atividades e brincadeiras do primeiro dia das Férias Criativas era a estudante Jéssica Carolina Araújo dos Santos, de 9 anos. Ao lado do irmão Marcos, 5, ela corria, dançava e participava com entusiasmo. “Estávamos muito ansiosos. Meu irmão só falava sobre esse dia, perguntava quando começaria. Gosto muito daqui. Antes de vir para cá, não tinha amigos. Fiz amizades e aprendi muitas coisas legais”, conta ela.

Quem também experimenta uma grande transformação participando das atividades do Núcleo é a também estudante Julia Beatriz da Cruz Leite, 11. Um tanto tímida e calada quando chegou, ela começou a se soltar e vem surpreendendo os educadores: “Precisamos aprender a valorizar cada momento, cada oportunidade que temos. Aqui, fiz amizades e entendi o que significa ter respeito e confiança”, garante ela, que já faz planos para o futuro e sonha ser veterinária.

A estudante Julia Beatriz: valorizando momentos e aproveitando oportunidades

Oportunidade para a família

Instalado à Avenida Sargento José Siqueira, número 164, no Jardim Paraíso, em Barueri, o Núcleo SBB de Atendimento Social, que é uma iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Entre outras atividades, oferece atendimento socioassistencial e psicossocial, além de programas como o Vivaleite, o Bazar Social, o Sacolão Social e oficinas de geração de renda para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, crianças e adolescentes, idosos e deficientes visuais. Para participar de atividades como as Férias Criativas, os interessados devem comparecer ao atendimento no Núcleo e fazer o cadastro. Todas as atividades são gratuitas. A instituição ainda conta com uma van, que oferece transporte para os participantes de atividades como as Férias Criativas, permitindo que mesmo crianças carentes e moradoras de regiões mais distantes possam participar.

Na missão de promover a convivência social, o desenvolvimento cultural, a inclusão, a autonomia da pessoa, prevenir situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares, o Núcleo SBB depende de parcerias e de apoio. Um dos projetos prioritários para 2023, mas que depende de doações, é a criação da Sala de Informática.

Pessoas físicas que desejam doar podem acessar o link https://sbb.colabore.org/nucleo-social-sbb/ ou fazer um PIX utilizando a chave doesbb@sbb.org.br.

Empresas e demais pessoas jurídicas que queiram ajudar ou estabelecer parcerias devem entrar em contato pelos telefones (11) 3474-5845 e (11) 98600-1555 ou enviar mensagem para arrecadacaodefundos@sbb.org.br.

Mas se o interesse é o de participar das atividades ou obter mais informações é só ligar para (11) 4163-4818, mandar mensagem para o WhatsApp (11) 97355-5217 ou enviar e-mail para nucleosocial@sbb.org.br.

🗓 Publicado em Sexta-feira 13 janeiro 2023