700 idiomas com a Bíblia completa

Pela primeira vez, dos mais de 7.000 idiomas no mundo, a Bíblia completa chegou a 700. Pouco mais de 5 bilhões de pessoas (mais ou menos 80% da população do mundo) agora têm toda a Bíblia na sua língua materna.

Baixar PDF

Este marco significativo foi anunciado em agosto de 2020 pelo site progress.Bible, que compila os dados das agências de tradução bíblica do mundo todo, incluindo as Sociedades Bíblicas Unidas. Aproximadamente três quartos das traduções completas do mundo têm sido providenciadas pelas Sociedades Bíblicas Unidas.

“É muito animador ver 700 idiomas com a Bíblia completa”, diz o Diretor Geral das SBU, Michael Perreau. “Isto é o fruto de gerações de sacrifício e generosidade. Cada tradução bíblica leva anos de trabalho árduo e de muita dedicação. Louvamos a Deus pelos homens e mulheres que têm investido tanto tempo de sua vida levando a Palavra de Deus a suas comunidades. E agradecemos aqueles que têm apoiado e orado por este trabalho”.

Ao longo dos últimos cinco anos, as SBU concluíram a primeira tradução de toda a Bíblia para 50 novos idiomas, o que significa que mais de 57 milhões de pessoas podem acessar toda a Palavra de Deus na sua língua materna.

Além disto, recentemente, a Biblioteca Bíblica Digital®, que foi elaborada para permitir que milhões de pessoas possam ter acesso às Escrituras por meio de websites e aplicativos móveis, alcançou o marco de reunir em só lugar 2.500 textos em 1.622 idiomas, utilizados por mais de 5 bilhões de pessoas.

“2020 tem sido um ano de grande incerteza, em que muitos estão procurando esperança e confiança”, disse Perreau. “Assim, é ainda mais importante que as pessoas possam ter acesso às Escrituras no idioma que fala profundamente ao seu coração. A minha oração é que, em meio a tantos desafios que o mundo enfrenta, este seja o ano em que muitos milhões de pessoas descubram as riquezas da Bíblia por si mesmas.”

De acordo com os dados do progress.Bible, a quantidade de idiomas que têm a Bíblia completa quase duplicou nos últimos 30 anos (passou de 351, em 1990, para 700, em 2020). E foi há somente 7 anos, em 2013, que foi alcançado o último marco de 600 idiomas, demostrando o avanço incrível que está se fazendo na tradução bíblica atualmente.

No ano passado ocorreu o lançamento da Bíblia Ellomwe, a primeira Bíblia completa em malauiano. Este é um dos 50 projetos de tradução de Bíblias completas que as Sociedades Bíblicas concluíram nos últimos cinco anos.

“Esse impulso no crescimento na tradução bíblica nestes anos é motivo de enorme gratidão”, disse o Diretor Executivo do Ministério Bíblico das Sociedades Bíblicas Unidas, Alexander Schweitzer.

“A crescente cooperação entre as agências tem sido uma parte importante deste emocionante avanço, da mesma maneira como os crescentes esforços para a capacitação em nível de base entre comunidades. Estes fatores, unidos ao avanço tecnológico e ao investimento de apoiadores, nos têm permitido, pela graça de Deus, ver estes avanços incríveis para fazer com que a Bíblia esteja disponível para todos. Somos gratos a Deus por reunir a todos nós e por abençoar o trabalho.”

“Há muito trabalho pela frente: 1 bilhão e meio de pessoas ainda não têm acesso à Bíblia completa no seu idioma. A nossa visão para as próximas décadas nas Sociedades Bíblicas Unidas é completar 1200 traduções, fazendo com que as Escrituras estejam acessíveis a 600 milhões de pessoas”.

As Sociedades Bíblicas Unidas são uma fraternidade de Sociedades Bíblicas que trabalham em mais de 240 países e territórios. Juntas são o maior tradutor, publicador e distribuidor da Bíblia. Nos últimos cinco anos, as Sociedades Bíblicas em todo o mundo têm distribuído mais de 1 bilhão e 800 milhões de Escrituras e tem completado traduções bíblicas em mais de 270 idiomas que são usados por mais de 1 bilhão e 700 milhões de pessoas. As Sociedades Bíblicas Unidas também atuam em áreas como a prevenção da AIDS, a cura de traumas e a alfabetização. As Sociedades Bíblicas Unidas trabalham com todas as igrejas cristãs e muitas ONG’s internacionais. Veja mais informações em: http://www.unitedbiblesocieties.org

🗓 Publicado em Terça-feira 18 agosto 2020