Sociedade Bíblica do Brasil
Início
Institucional
A SBB
A Bíblia Sagrada
Agenda de Oração
Planos de Leitura
Atuação
Assistência Social
Espaços Culturais
Iniciativas
Voluntariado
Semeador
Doar Entrar Cadastre-se
Sociedade Bíblica do Brasil
Leia a Bíblia Página Inicial
Institucional

Institucional

A SBB
Quem Somos
Endereços
Notícias
Eventos
Imprensa
Sociedades Bíblicas Unidas
A Bíblia Sagrada
História da Bíblia
Tradução da Bíblia
A Bíblia em Português
Recursos
Agenda de Oração
Artigos
Downloads
Em Casa com a Bíblia
Planos de Leitura
Podcast SBB
Relatório Nacional de Trabalho
Textos Litúrgicos
Atuação

Atuação

Assistência Social
Sobre
Núcleo
Capacitações
Espaços Culturais
Sobre
Museu da Bíblia
Centro Cultural da Bíblia
Iniciativas

Iniciativas

Semeador
Doar Entrar Cadastre-se
  1. Início
  2. A Bíblia em vários formatos

A Bíblia em vários formatos

No tempo em que a Bíblia foi escrita, os materiais mais comumente usados para fazer o registro de textos e mensagens eram o papiro e o pergaminho. Inicialmente, os livros tinham o formato de rolos. Folhas de papiro ou pergaminho eram coladas ou costuradas umas nas outras, formando uma longa tira, que era, então, enrolada. Foi apenas a partir do começo da era cristã que se popularizou a técnica de fazer livros em forma de cadernos (chamados tecnicamente de códices). Neste caso, em vez de fazer uma tira de papel, as folhas passaram a ser empilhadas e dobradas ao meio, formando um “caderno”.

Cópias manuscritas

No Mundo Antigo e ao longo de boa parte da Idade Média, a única maneira de produzir um livro era copiá-lo à mão, pouco importando o material de escrita usado. Depois, aos poucos, foram sendo utilizados blocos de madeira (semelhantes a carimbos de nossos dias), para fazer uma cópia mecânica de páginas inteiras. Mas a produção de livros e a publicação da Bíblia mudaram radicalmente a partir do invento do ourives alemão Johannes Gutenberg, em meados do século XV.

Imprensa

Gutenberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. Esses tipos móveis permitiam que, uma vez impressa uma página, os tipos (representando letras e outros símbolos) fossem reaproveitados na montagem de outra página para a impressão. Como é sabido, o primeiro livro de grande porte produzido na prensa de Gutenberg foi a Bíblia em latim. Mas, ainda antes de 1500, essa nova tecnologia foi utilizada para imprimir Bíblias em seis outras línguas: alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão. Ao longo dos últimos cinco séculos a Bíblia foi (e ainda é) o livro mais impresso em todo o mundo.

Formato digital

Mais recentemente, a Bíblia, além de ser editorada de forma eletrônica (com o uso do computador), passou a ser distribuída e lida em formato digital, na tela do computador, do smartphone e de diferentes dispositivos portáteis. Isto significa que o texto se tornou bem mais maleável, especialmente no que diz respeito ao tamanho da letra (ou fonte). Para exemplos e informações sobre como adquirir a Bíblia para o Smartphone, iPad e computador, consulte a loja virtual da SBB.

Sociedade Bíblica do Brasil
  • Loja Virtual »
  • Academia da Bíblia SBB »
  • Um Minuto com a Bíblia »

v.3.74.8
Sociedade Bíblica do Brasil
Av. Ceci 706, Tamboré
Barueri, SP - CEP 06460-120

          
App Bíblia SBB

Baixe gratuitamente para o seu celular

Disponível no Google Play Disponível na AppStore
Sociedade Bíblica do Brasil